sábado, 25 de maio de 2013

Lolita a la mode

Tenho certeza que muitas de vocês já ouviram o termo "a la mode", mas parece ainda haver muitas dúvidas sobre o que é, o que não é, o que pode, o que não pode. Espero que esse post seja útil para esclarecer essas dúvidas todas.

Como surgiu?

O termo "a la mode" veio da revista Alice deco a la mode (que teve apenas 4 edições).


A Alice Deco não era apenas focada em lolita, mas o estilo com certeza recebia mais destaque do que os outros na revista. Porém, diferente da Gothic & Lolita Bible que, além do estilo gothic (sem ser lolita), apresenta coordinates mais tradicionais (geralmente montados com itens da mesma coleção de uma brand) a Alice deco mostrava combinações mais inusitadas. Tais combinações começaram a chamar a atenção e fazer sucesso aqui no ocidente, inclusive surgiu a comunidade Daily a la mode no livejournal, uma versão da Daily Lolita para coordinates nesse estilo.


Mas, afinal, o que é a la mode?

Uma definição bem resumida que pode-se dar sobre lolita a la mode é "usar peças lolitas em um outfit não necessariamente lolita". É uma maneira mais inusitada de coordenar as peças, muitas vezes com itens que não tem nada a ver com lolita (por exemplo sapatos totalmente não lolita como coturnos e galochas, meias mais ousadas, itens em cores que não aparecem em mais nenhum ponto do outfit).

É importante que dê para identificar o outfit como lolita, porque mesmo não sendo um lolita tradicional ainda leva lolita no nome. Para isso é necessário ter em mente o que é mais indispensável em um outfit lolita: uma saia ou vestido.

Como vocês podem ver nas imagens que ilustram esse post, nenhum deles usa uma calça, short, ou mesmo uma saia muito curta ou de corte mais reto. E por que isso? Porque lolita a la mode ainda é lolita e não existe outfit lolita de calça, short, saia muito curta ou saia de corte reto. Você pode usar um outfit com um desses itens se inspirando na estética lolita ou com outros itens lolita como bolsas e sapatos típicos do estilo, mas ainda assim seria um inspired e não propriamente lolita.


A la mode é tipo casual então?

Eu suponho que possa ser considerado "tipo" casual por não ser um full outfit, mas ainda assim não é casual. Casual lolita é uma forma mais confortável de usar lolita no dia-a-dia, mas ainda assim a maioria do outfit é composto por peças lolita ou que conversem melhor com o estilo.

A Mari fez um post excelente traçando um paralelo entre casual e a la mode, então pra não ficar repetindo o que ela já postou, recomendo que leiam (e sigam o blog dela também, se ainda não seguem, é muito bom!) :3 Também tenho aqui no blog um post que pode ajudar a entender melhor o casual lolita, apesar de que a maioria das imagens no post na verdade são otome kei (que peguei na postagem original em inglês mesmo... :~) Aliás, puxando pra esse assunto de casual lolita x otome kei (ou cute kei), a Rika também tem esse post excelente que vale a pena ler :3


Um resumo do que pode ou não em a la mode:

SIM
- Usar uma saia ou vestido com uma anágua com menos volume.
- Usar sapatos que geralmente não seriam usados em lolita (galochas, coturnos, sapatilhas, saltos e bicos finos e até mesmo tênis).
- Usar meias que geralmente não seriam usadas em lolita (muito coloridas, transparentes, comprimentos e estampas variadas).
- Abusar da mistura de cores e estampas.
- Mesclar itens de diferentes estilos, como gyaru, otome-kei, mori girl, creepy cute, fairy kei, etc.
- Sobreposições.

NÃO
- Usar apenas peças não-lolita.
- Descuidar do cabelo e da maquiagem.
- Usar peças em mau estado (sujas, gastas, amassadas, etc.)
- Não usar acessórios (assim como em qualquer outfit lolita, interesse visual é muito importante).
- Deixar de usar algo no cabelo (na falta de acessório, pelo menos um penteado, mesmo que simples).
- Abusar dos decotes e transparências (lembre-se: ainda é lolita!)
- Usar materiais de má qualidade ou peças mal feitas (aka ita).

Como uma imagem diz mais do que mil palavras, deixarei vocês com mais alguns exemplos :)


Créditos das imagens: Todas as imagens foram retiradas da revista Alice deco a la mode. Os scans foram baixados na Japanese Fashion Magazine Scans.


Espero que essa postagem tenha ajudado vocês a entender um pouco melhor o que é lolita a la mode. Se ainda tiverem alguma dúvida ou mesmo algo a acrescentar, por favor, deixem um comentário que eu responderei a todos ^^v

19 comentários:

  1. achei legal a proposta deles por deixar lolita mais casual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto da mistureba, acho fashionista ♥

      Excluir
    2. Sim <3 Adoro temas creepy,gothic e cute misturados para usar , mas também acho fofo mais classicos e fofos

      Excluir
  2. Gostei bastante do post! Entre no blog cheaplolita e finalmente pude entender como se vestir de maneira casual. Não uso lolita, mas achei essa uma ótima forma de começar inserir o estilo no dia-a-dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post da Mari é ótimo, bem completinho :3
      É um bom começo ^^v

      Excluir
  3. Está aí então o motivo de não ver scans 'inéditos' dessa revista: apenas 4 edições! Que peninha! ;_;

    Bem, são bastante informações, mas... Acho que consegui definir algumas coisas agora. Observando-se as características de lolita, meio que dá para visualizar uma pirâmide, sendo: lolita, casual lolita, lolita à la mode e otome. Vai se perdendo, gradativamente, volume e exigência de acessórios e peças mínimos. É isso?

    Confesso que casual e otome me confundem ~ não, péra, vamos conjugar certinho: a partir de agora vai ser "confundiam". Juntando o teu artigo com o da Rika (que li ontem, coincidência!), acho que vai facilitar minha vida, não apenas para quando olhar as fotos das snaps, mas também pensando que posso vir a querer usar!

    Enfim, parabéns pelo post! Gosto mais das postagens elaboradas por você do que as traduções! O tom é bem pessoal, parece que está conversando com o leitor! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei uma pena :/ Fizeram o favor de cancelar a única revista gyaru que eu realmente amei, a Vanilla Girl (teve duas edições apenas :~)
      Eu acho que essa escadinha é válida! xD mesmo otome sendo outro estilo é possível achar várias coisas em comum com lolita, mas ele permite mais comprimentos e peças (tipo shorts).
      Obrigada ♥ Eu gosto mais de escrever eu mesma também, mas nem sempre é possível :~

      Excluir
  4. Também é muito kawaii!!! Eu não sabia que podia se usar dessa maneira :3
    Adorei!
    Beijus...

    ResponderExcluir
  5. gosteii *-*
    bastante esclarecedor! acho que assim fica até facil introduzir lolita mais usualmente - eu que não tenho muito conhecimento, porque é muito elaborado , não sei se cabe em todas as ocasiões - achei muito liindo ♥

    obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, pq dá pra montar um outfit com menos peças lolita e aproveitar mais outros estilos que tenha no armário ^^

      Excluir
  6. Amei o post. eu tinha sérias duvidas sobre Lolita a la mode. >.<
    Adorei todos os outfits das scans *^*
    Vou tentar um qualquer dia \o/

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante dos esclarecimentos eu acho a la mode uma ótima forma de variar seus outfits e não deixar suas peças lolita tomando poeira.

    Eu realmente adoro a proposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né, as xs demora pra montar um novo outfit e reaproveitar as peças, assim ganha mais rotatividade xD

      Excluir
  8. Ahh, então isso é 'a la mode' ! Obrigada pelo post esclarecedor. Eu simplesmente adoro quando tu faz lista do que usar e do que evitar em um outfit <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :D Acho que assim fica bem fácil de visualizar, né? ^^

      Excluir
  9. como eu tinha te dito, achei que era uma ótima idéia de post e realmente ficou muito completo e bem ilustrado, ichigo! acho que essa é realmente boa conclusão da definição. :D
    e muito obrigada por linkar 2 posts meus! <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...