quinta-feira, 9 de maio de 2013

Batatas salteadas com alecrim

Eu não sei vocês, mas eu amo batata, acho uma das melhores coisas existentes, sem exagero ♥ Porém eu não fazia muitas variações porque a maioria das receitas requerem que você cozinhe a batata em água e sal antes e, sinceramente? Não tenho tempo pra ficar esperando uma hora até a batata cozinhar pra descascar e só então começar a receita, não! D:

Porém tudo mudou com a receita de batata recheada da Helô Dela Rosa (que por sinal eu fiz umas 3 vezes na mesma semana, olha como ficaram simpáticas) porque ela cozinha as batatas no microondas! Muito mais rápido, prático, suja menos louça, enfim... muito mais a minha cara xD Agora sinto que um novo mundo de possibilidades e pratos deliciosos e rápidos com batatas serão algo recorrente na minha vida! ♥


Eu tenho lá minhas fases de temperos. Já foi manjericão, tomilho e atualmente é alecrim ♥ Essas batatas são uma variação mais phyna da minha batata com manteiga e Sazon (o amarelinho) do dia-a-dia.

Ingredientes:
2 batatas médias bem lavadas
1 colher (sopa) azeite
1 pitada de sal
1 colher de chá de alecrim seco
pimenta do reino branco moída a gosto

Modo de fazer
- Lave bem as batatas (pode ser com uma escovinha ou bucha limpa), seque-as, faça 5 ou 6 cortes profundos em cada uma (é só enfiar a faca até quase atravessar, não tem segredo). Os furos são importantes porque sem eles as batatas podem explodir! #perigon Coloque numa travessa ou prato e leve ao microondas de 8 a 10 minutos em potência alta.
Eu recomendo que você verifique as batatas aos 8 minutos e, se necessário, coloque por mais 2 depois. É importante que as batatas fiquem macias, mas não a ponto de desmanchar.
- Corte as batatas em cubos médios. Deixe-as com a casca.
- Aqueça o azeite em uma frigideira (preferencialmente anti-aderente) no fogo alto e coloque as batatas. Mexa de vez em quando para que dourem por igual, com cuidado para que não quebrem.
- Junte o alecrim, a pimenta e o sal (se quiser também pode colocar mais azeite), misture e deixe dourar mais um pouco.

Eu simplesmente amo o sabor picante suave da pimenta branca e o aroma do alecrim é maravilhoso. Se você acertar o ponto as batatas ficam extremamente macias por dentro e com uma leve crocância por fora onde ela fica mais douradinha ♥ Eu como elas puras ou com arroz branco, mas acredito que sejam um acompanhamento perfeito para peixe assado.


Ah! Perguntei no twitter e tive uma recepção positiva quanto à ideia de postar receitas toda semana, espero que você gostem da novidade :D Fiquem a vontade também para indicar receitas para eu testar e sugerir alguma para eu postar aqui. Se tiverem curiosidade, também tenho um álbum no facebook onde posto fotos de algumas comidas (sou boa fazendo, mas não fotografando, relevem).

Espero que tenham gostado da receita e participem da sessão de receitas com comentários e sugestões ♥

5 comentários:

  1. Adoro cozinhar, vou adorar ver suas receitinhas toda semana *-*

    ResponderExcluir
  2. Concordo, batata é uma das melhores coisas mesmo >___<
    Vou adorar receitas semanais, mesmo nao fazendo nenhuma XDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que tentar alguma, poxa xDDD
      Batata, we love you ♥

      Excluir
  3. Batata e alecrim, duas das minhas coisas favoritas da cozinha juntas <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...