domingo, 26 de abril de 2015

Mulheres preferem homens que sabem calar a boca

fuckyeahsubversivekawaii

Não passa UM dia sem que apareça na timeline um artigo tipo "Saiba as maquiagens que os garotos não curtem", "10 coisas que homens odeiam nas mulheres", "Descubra o que os homens acham de (insira item de uso feminino que eles não usam/entendem/consomem)". Isso aparece tanto por conta de página que paga pra aparecer o anúncio quanto gente compartilhando o quão ridícula a matéria é (porque, felizmente, eu não tenho gente no meu facebook que dá razão pra esse tipo de imbecilidade).

Eu acredito que continuam publicando esse tipo de lixo com o único intuito de causar e ganhar acessos mesmo que seja para serem xingados. Toda publicidade é bem vinda, todo clique é contado, mesmo que seja pra falar o quão ultrapassada é esse tipo de coisa.


Vendo pela quantidade de resultados obtidos, não é uma diferença tão esmagadora, "apenas" 340mil a mais na primeira pesquisa, mas olha só: logo nos cinco primeiros resultados da segunda pesquisa aparecem artigos sobre coisas que os homens não curtem nas mulheres.

Mas o interessante é a diferença no conteúdo das matérias. Quando se trata do que as mulheres gostam ou não no homem, a maioria das coisas está relacionada a caráter (maturidade, educação, gentileza) e atitudes dentro do relacionamento (como ser carinhoso, lembrar de elogiar, avisar quando for se atrasar). Enquanto isso, as coisas que os homens gostam ou não estão quase sempre relacionadas à aparência e, quando é comportamento, é quase sempre pro lado sexual.

Outro ponto interessante: os sites femininos parecem querer avisar as mulheres do que ser/fazer a fim de agradar o parceiro ou atrair um possível namorado. Enquanto isso, quando os sites masculinos falam sobre as mulheres, a via de regra é destilar machismo e estereótipos sexistas tipo o batido "mulher se veste pra fazer inveja em outras mulheres" chegando ao cúmulo de justificar que se ela não gosta da sua mãe é porque "mulheres odeiam outras mulheres". Fora isso, é comum aconselharem a mentir sobre o que acham de outras mulheres e até esconder a existência de amigas e colegas (mas só as bonitas e gostosas, claro!) pra "não gerar ciúme" (pra mim isso é só enganar e ser desonesto mesmo). E posso falar? Embora seja lugar comum falar que os caras preferem que as mulheres se depilem, achei hilário que tem cara tendo que lembrar os outros que precisa tomar banho de vez em quando porque mulher não curte homem fedido. Gente?


fuckyeahsubversivekawaii

Não tem problema você levar em conta o gosto do(a) seu(ua) parceiro(a) de vez em quando, querer fazer um agrado, perguntar qual sapato ou batom ele(a) prefere. Eu faço isso às vezes, geralmente por indecisão, mas às vezes porque quero agradar e não faz tanta diferença assim se uso o sapato vermelho ou preto, o batom mate ou o cremoso. Não tem problema você ouvir ele quando fala pra levar uma blusa porque pode esfriar, perguntar se o sapato realmente está confortável porque vocês vão andar bastante.

Mas tem muito problema se você só faz o que ele quer o tempo todo. Tem muito problema se seu parceiro faz você trocar de roupa, tirar o batom ou abandonar um estilo que gosta porque ele não acha bonito, acha que é vulgar ou "coisa de puta". Tem muito problema se, "permitindo" que você use o que você quer, ainda insiste em te ridicularizar e fazer comentários desagradáveis. Isso é relacionamento abusivo, amiga, e você não merece isso. Você merece alguém que te respeite e te apoie.


fuckyeahsubversivekawaii

No entanto, esse tipo de "controle" não vem só dos namorados (nem dos pais que insistem que nossa saia tá muito curta): vem de todos os lugares. A polícia da aparência feminina está em todos os lugares, e é engraçado notar como seus membros mais ardorosos sequer usam os itens que são criticados!

Maquiagem, esmalte, moda feminina: tudo isso é feito pra nós, não pra vocês. Se são feitos pra nós e se nós usamos, é porque nós gostamos. Ninguém que está usando suéter largo, legging estampada e sneakers está achando que esse é O look pra conquistar os gatchenhos. Ninguém com um delineado perfeito, batom vermelho e unhas longas com glitter está sendo enganada pensando que essa é a make dos sonhos dos rapazes. Nós usamos por que, por mais chocante que possa parecer, todo o nosso ser não está no mundo pra ser moldado de acordo com o gosto de vocês.

"Tudo o que eu tenho dizer é:
querido, não tem uma única coisa que eu faça pela manhã que seja para você.
Se eu gasto cinco minutos com a minha aparência e não uso nenhuma maquiagem, é para mim.
E se eu gasto duas horas na minha maquiagem, é para mim.
Nós não fazemos essa merda para vocês!"
(desse vídeo incrível da ALB )

Meu querido, quem tá usando a roupa sou eu. Quem tá usando a maquiagem sou eu. Quem tá usando o esmalte sou eu. Não gostou? Olha pro outro lado! Ninguém tá te obrigando a comprar e usar igual. Você é totalmente livre pra usar suas unhas curtas com esmalte clarinho, olha que bacana :D

"Ain, mas só por que eu sou homem eu não posso ter opinião?"
Você pode ter uma opinião, mas se for sobre o corpo/aparência de outra pessoa, guarde-a para o dia em que ela for solicitada. :*


fuckyeahsubversivekawaii

Só pra ter um pouco de noção da egomania desses meninos, seguem comentários reais de um artigo do gênero:

"Batons muito chamativos, você vai me beijar com aquilo? Eca.”
Amigo, sendo otário desse jeito não vou te dar nem bom dia.

"Acho que a saia de cintura alta deveria acabar. É uma daquelas coisas exageradas, falta sutileza."
Sabe o quão mesquinho você parece falando que só porque você não gosta de algo essa coisa deveria acabar? Menos, sabe. Bem menos.

(Sobre salto alto) "Os homens não vão reparar nas suas curvas se seus tornozelos estão bambos e você anda como um bebê com a fralda cheia e/ou uma girafa bêbada."
Então é esse o truque? Se você andar bem torta não vão ficar olhando pros meus peitos nem passando cantada idiota? Thanks.

(Sobre terninhos) "São roupas que os homens usam para trabalhar... Você é uma mulher."
Obrigada, Capitão Óbvio. Agora pegue uma máquina do tempo e vá pra 1930 falar isso pra Chanel.

(Sobre ombreiras) "Não estamos nos anos 80."
No shit, Sherlock! Também não estamos no século XIV pra você continuar com esse cérebro de ervilha.


fuckyeahsubversivekawaii

O grande problema não é falar que acham X mais bonito que Y. O problema é ter que ridicularizar Y, como se X fosse obrigatório, todas as mulheres do mundo deveriam usar X, X é a verdade absoluta, quem usa Y é ridícula e vulgar. É muito difícil ver um cara conseguir elogiar algo sem desdenhar de outra coisa. Se vai elogiar gorda, tem que desdenhar a magra. Se vai elogiar a beleza natural, tem que criticar as que gostam de maquiagem. Parem, sabe? o_õ Que desnecessauro.

Ainda tem os caras que vão dar pitaco achando que estão ajudando. Por exemplo: uma menina reclama de algo que a incomoda na aparência (pasmem: às vezes ela quer desabafar, e não "confete"), por exemplo celulite ou estrias, aí vem o cara bem intencionado dizer que "Ah, não esquenta, homem não liga pra isso."??? Cara, quem liga pro que os homens acham? É sobre a garota se sentir incomodada com algo (não deveríamos, mas sentimos!), não é sobre vocês! Não é como se o fato de vocês não acharem grande coisa imediatamente invalidasse o incômodo que a pessoa sente. É muito difícil de entender? Geez.


fuckyeahsubversivekawaii

Se você precisa por alguém pra baixo, cale a boca. Se você não vai acrescentar nada de positivo, cale a boca. Se não vai ajudar ninguém, cale a boca. Se você não sabe se a pessoa vai gostar, cale a boca. Na dúvida, cale a boca.

Muito ajuda quem não atrapalha.

24 comentários:

  1. Achei o texto incrível! Parabéns!
    Tô cansada dessa merda de "mimimi homem não gosta disso" ou "mulher não pode ser assim", etc.

    Foooooda-se!

    Sou mais eu <3

    ResponderExcluir
  2. Apenas preciso comentar que a albinwonderland é tudo na minha vida, ela é minha role model e os videos do outro canal dela me ajudam muito com a minha insônia (albinwhisperland) ótimo texto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é maravilhosa! Acho que conheci o canal dela com essa imagem que postei e daí em diante foi só amor <3

      Excluir
  3. Eu sempre me senti incomodada com qualquer postagem sobre "o que homens gostam" ou "o que mulheres gostam" e etc, além de todas as razões ridiculamente machistas que você já citou, mas também porque isso coloca as pessoas em padrões que nem todos seguem e nem todos gostam. Lembro de um que dava dicas de como agradar a esposa e entre elas dizia "assista um filme romântico água-com-açúcar com ela" - Sério, eu odiaria isso. Odeio filmes românticos, ainda mais os água-com-açúcar, odiaria que meu namorado propusesse isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mínimo que o cara deveria fazer é tentar conhecer o que a própria namorada gosta ao invés de seguir receitas prontas genéricas.

      Excluir
  4. Olá! Quando leio coisas assim fico triste, principalmente, em saber que somos moldadas em uma sociedade assim, e muitas vezes nos pegamos pensando "Ah, mas será que meu pai/namorado/etc vai gostar?". Quanto ao meu pai, bom, machista pra caramba, então, imagina minha criação ><

    Mas tive sorte de me apaixonar por uma pessoa que não gosta de batom vermelho ("Você usou esse só para não me beijar, né?"), mas que não perde uma oportunidade de dizer o quanto fiquei linda com esse mesmo batom e me beija quando pode tirar o batom de sua própria boca depois <3 Uma pessoa que mais me ensina a me amar do que tudo.
    Fico feliz de ver que aos poucos as pessoas vão trocando pensamentos, ideologias... sim, o machismo ainda é gritante, mas fico feliz com o pouquinho de igualdade que está surgindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que seja sorte, ele não faz mais que a obrigação ^^"
      A melhor coisa é ver esse tipo de notícia e as mulheres todas comentando "foda-se" xD

      Excluir
    2. Também acho que foda-se é melhor, mas a verdade é que eu me sinto com sorte. É, eu sei, ainda tenho muito o que aprender ><

      Excluir
  5. Não sei o que dizer, apenas sentir.

    Muito orgulho de você e do seu texto <3

    ResponderExcluir
  6. Cara que lindo!!

    Aplaudindo e pé e compartilhando!! <3

    ~Athene

    ResponderExcluir
  7. Eu li a reportagem que você cita e fiquei "só pode ser piada". Eu leio essas reportagens só para ver o tipo de pensamento besta que as pessoas ainda podem ter.
    No ambiente de trabalho, ao verem minha foto de kigurumi d eunicórnio, ficaram "que homem vai querer ficar com vc?" e eu fiquei "mal vcs sabem que foi meu namorado que me deu"... aiai, e quando uso batom x ou make x é para ver homem. Não gente, não. D: *tableflip*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "que homem vai querer ficar com vc?"
      um que não seja um imbecil, oras <3

      Excluir
  8. Vocês sabem que os homens só dizem pq são perguntados, não é? Seja em sites de portais voltados para mulheres, ou mesmo em blogs femininos. O povo parece achar isso uma grande coisa e PEDEM a opinião dos homens. E se pediram, como grandes especialistas que eles são, claro que vão dar.
    Existe, sim, público para esse tipo de matéria e não é pequeno. E enquanto existir público, vai continuar existindo matéria. E enquanto a opinião masculina for solicitada, eles ainda vão sentir que tudo é feito pro eles si.
    Vamos parar de fingir que somos maioria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem até pedir pra fazer essas matérias, mas por que eles acham que podem dar opinião no espaço pessoal de todo mundo? Ah, claro, é porque são homens e foram ensinados que todo mundo está ansioso pela validação deles.
      E será que nenhum tem o bom senso de dizer que "não acho nada, não tenho que achar nada, não é problema meu"? Se bem que isso não ia gerar os milhares de cliques e compartilhamentos pra xingar a matéria.

      "como grandes especialistas que eles são" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      Excluir
  9. "Se você precisa por alguém pra baixo, cale a boca. Se você não vai acrescentar nada de positivo, cale a boca. Se não vai ajudar ninguém, cale a boca. Se você não sabe se a pessoa vai gostar, cale a boca. Na dúvida, cale a boca.

    Muito ajuda quem não atrapalha."

    Pode tatuar isso? Pode compor uma música? Escrever na parede? Pintar em um muro? Fazer um TCC sobre?

    Juro que ponho os devidos créditos. Simplesmente incrível, mais didático só desenhando mesmo.
    Parabéns, Princesa.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Realmente muito legal!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei de tudo nesse texto, desde o desenvolvimento, passando pelas ilustrações (necessito visitar esse Tumblr) até os comentários! Sua abordagem foi excelente, Ichigo! Apesar de não te conhecer pessoalmente, eu acredito que ler isso aqui deva ser como conversar com você! Também já tinha escrito em outras vezes que eu gosto muito de seus posts de texto!

    Enfim, eu fico feliz por ter gente como você no meu meio virtual-social! Sempre tenho algo a aprender!!

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto ♡

    Quando Vejo essas materias tipo 10 coisas q os meninos curtem nas meninas e blablabla,fuco naquela - oh dear, q coisa de revistinha de pré adolescente!!!!Parem! Ensinem menininhas a ter auto estima e bom senso , que bem mais util e elas serão melhores pessoas assim.
    mas não é fácil, passo umas boas aqui.
    Não é pior porque moro com minha mãe e irmão e dou até graças por meus pais serem separados. Meu pai é bastante machista e ignorante pra umas coisas. e meu irmão aprendeu com ele.

    =/ ainda oro por mudanças.., quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo texto Ichigo!
    É triste que isso acontece ainda, pra não falar daqueles seres que me soltam "não sou machista mas..." e acaba soltando coisas, as vezes sem nem notar o quão imbecil é a colocação. Porém, o que felizmente parece estar mudando com o passar dos tempos mais ainda acontece e é o que me desconforta mais é quando mulheres entram nesse senso comum.
    Espero que essas coisas melhores com os anos, quem sabe né? Ter fé não custa.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texto Ichigo!
    É triste que isso acontece ainda, pra não falar daqueles seres que me soltam "não sou machista mas..." e acaba soltando coisas, as vezes sem nem notar o quão imbecil é a colocação. Porém, o que felizmente parece estar mudando com o passar dos tempos mais ainda acontece e é o que me desconforta mais é quando mulheres entram nesse senso comum.
    Espero que essas coisas melhores com os anos, quem sabe né? Ter fé não custa.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Ichigo! Eu, infelizmente, na minha infância/pré-adolescência lia muitos artigos em revistas como a Capricho que falavam "não use gloss, meninos não gostam" e seguia aquilo. Hoje graças aos unicórnios, cresci e aprendi que a unica pessoa que preciso agradar é a mim.
    Arrasou na postagem!
    |Perdida na Floresta de Algodão|

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...