terça-feira, 14 de abril de 2015

Marie Antoinette Paper Dolls

As bonecas de papel existem desde 1810, sendo não apenas um hobby para meninas de várias idades, mas também um registro de moda e estilo de diversas épocas. Hoje em dia é um tanto raro de se ver, mas quando eu era criança no início dos anos 90 sempre via em bancas de revista, eu mesma colecionando algumas da Barbie.

Sou uma grande entusiasta da Rainha, e achei esse livro uma aquisição interessantíssima para lolitas (porque Maria Antonieta = Rococó) e amantes de História da Moda no geral.

A boneca em si já vem "vestida" em várias roupas de baixo de época, e o primeiro vestido é a capa do livro. Não consegui achar o modelo exato nas pinturas, é bem similar a esse, mas o vestido dessa pintura específica também tem no livro. Identifiquei pelos tassels pendurados.


Não consegui achar registro do vestido da direita mas o da esquerda é o vestido usado no retrato de Maria Antonieta pintado por Madame Le Brun em 1783.


Chemise de la Reine, estilo de vestido que ela usava muito no Petit Trianon, seu refúgio campestre. Esse vestido também foi retratado em uma pintura de Madame Le Brun.

São ao todo 14 roupas diferentes, além de uma bonequinha (já vestida) e troca de roupa da Madame Rose Bertin, a estilista pessoal da Rainha. O papel é de gramatura alta e bem firme, e também só vem impresso em um lado, é claro. Eu pessoalmente guardarei ele intacto, adotando como passatempo descobrir os vestidos originais nas pinturas.

16 comentários:

  1. é lindo. deu mt vontade de voltar a colecionar, pena tão difícil de achar. você achou esse na banca mesmo? vc acha q deve ter pra achar na internet? acho que vou aproveitar o feriado vindo e dar uma olhada...
    o//

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ichigo!

    Sempre acho legal ver o quanto alguns detalhes - como as roupas, por exemplo - refletem todo o aspecto histórico de uma época. Claro que para quem gosta de Lolita, colecionar achados do Rococó é uma grande inspiração. Dá até para tirar algumas ideias para outifits (parece o "diário de inspiração lolita da rainha hihi").

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, na infância era uma das minhas brincadeiras favoritas! Eu tinha da Berbie e até hoje tenho do anime Sakura Card Captors, é uma graça. Mas este livro é incrível, obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  4. Zenti que lindo esse livro!!

    Lembro que adorava brincar com essas bonecas de papel!! <3
    Esse livro é fácil de achar! Estou apaixonada por ele!

    ~Athene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem algumas outras paper dolls que fiquei com vontade de comprar tb, tipo a da Frida Kahlo!

      Excluir
  5. Que lindo!
    Adorei os traços dos desenhos

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindos, né? Parecem os fashion plates da época.

      Excluir
  6. Uma roupa mais linda que a outra, amei!

    http://gee-time.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente, que lindo! Vou ter que caçar esse livro na internet e nas livrarias da minha cidade!

    loliheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que graça!! Eu amava bonecas de papel!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei, o livro é tão bonitinho! Também tinha bonecas de papel, é bem nostálgico :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...