quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Trazendo de volta o oldschool


Há um tempo atrás eu comecei a escrever um post sobre Old School Lolita em geral e minhas memórias carinhosas dos dias iniciais e cada vez que eu vou escrever um pouco mais ele continua se modificando em posts separados! Angelically Sweet (N.T.: Tradução desse artigo aqui) e o post sobre headdresses retangulares começaram de parágrafos rápidos nesse post eternamente inacabado e eu tenho medo que eu tenha saído tanto do caminho que mais um post seja gerado deste.

Sim, é isso mesmo, mais um post sobre Old School Lolita. O que posso dizer? XD Eu realmente amo isso e adoraria ver esse estilo voltar, então esse post é exatamente sobre isso: como adicionar um pouco do oldschool aos seus coordinates, mesmo que você não tenha um closet cheio de vestidos de 8 ou 10 anos atrás. Contanto que seu closet não seja exclusivamente de estampas OTT eu acho que é bastante fácil fazer um outfit oldschool mesmo sem ter que comprar um monte de peças novas.

Assim como muitas coisas que simplesmente não são mais novas, o estilo oldschool é marginalizado por conter muitos dos elementos (preto e branco, mini-chapéus, sapatos plataforma pretos e pesados, etc.) que passaram a significar para alguns "fora de moda" ou até mesmo "ita". Eu acho que há muito o que aprender com os estilos lolita mais antigos e que eles não deveriam ser descartados simplesmente porque eles já não são mais tão novos. Eu acho que manter muitos das antigas tendências em mente quando se montam coordinates pode ajudar a criar outfits atuais. Num mundo lolita cheio de perucas cor-de-rosa altas, prints coloridas e quantos acessórios você puder usar, a elegância simples do que é agora considerado oldschool pode ser de tirar o fôlego. Se você está interessada em colocar alguns elementos oldschool nos seus coordinates, experimente algumas dessas dicas!

Simplifique seu esquema de cores
Evite misturar um monte de cores no seu coordinate, mesmo que sua print seja colorida. Ao invés disso se atenha a uma cor básica e branco ou preto. A maneira clássica de se coordenar cores, no estilo oldschool, é usar um vestido de cor lisa com renda branca ou preta e então estar certa de que sua blusa, meias, sapatos, bolsa e parasol são da mesma cor que a renda.

Evite prints de brand
Prints não começaram a se tornar grande coisa até 2006/2007. Haviam estampas antes, mas elas costumavam ser muito mais simples como estampas uniformes por todo o tecido com o logo da brand escondido, algo relativamente genérico como flores e frutas, ou uma simples estampa única. Se você precisa usar uma print, tente florais clássicos ou frutas dispersas.

Substitua os tea parties por um par de plataformas ou sapatos boneca clássicos
Tea parties e outros sapatos cobertos de laços são relativamente novos em lolita, o tipo mais comum de sapatos antes era o sapato boneca, seja com um salto relativamente modesto ou uma plataforma monstruosa.

Use sapatos pretos ou brancos
Eu sei que fazem sapatos lolita num arco-íris de cores, e você pode encontrar o tom perfeito para combinar com seu vestido, mas atenha-se ao preto ou branco básico.

Atenha-se apenas a lolita
Eu sei, isso soa como se não precisasse ser dito, mas parece que que quase todas as maiores tendências omg-eu-preciso-experimentar-isso pelas quais lolita tem passado nos últimos anos são tendências emprestadas de outros estilos, se não completos crossovers. Lolita raramente tem tendências ou inovações próprias hoje em dia. Então rejeite a maquiagem gyaru, os acessórios steampunk, a paleta de cores mori girl, o cabelo hime, e os acessórios deco brilhantes e tente algo que seja puramente lolita.

Use um headdress retangular estreito
Já falei o quanto eu os amo? xD O headdress retangular era O acessório de cabelo a ser usado naquela época. Claro, havia laços e chapéus e bonnets e corsages também, mas nada realmente define Old School Lolita como o headdress retangular. Enquanto os headdresses retangulares grandes e cheios de babados só ficam bem em uma porção muito pequena de lolitas, e a maioria das pessoas apenas se sinta boba usando eles de qualquer maneira, o headdress estreito e muitas vezes sem babados são uma versão bonita e moderna do antigo aliado das lolitas. É praticamente instantaneamente oldschool sem que as pessoas te perguntem "O que é isso na sua cabeça?!"

Substitua sua bolsa de bicho de pelúcia por uma tote bag de brand
Isso também inclui bolsas no formato de xícaras de chá, relógios e outras coisas chamativas. As bolsas eram muito mais simples naquela época, na maioria das vezes as lolitas carregavam apenas uma tote de brand ou um bolsa quadrada simples com a logo de sua brand favorita nela.

Mantenha sua maquiagem natural, ou pelo menos simples
Não se dê ao trabalho de usar cílios postiços, circle lenses ou fazer todos aqueles truques com delineador brando que fazem seus olhos ficarem enormes e alienígenas. Atenha-se a uma maquiagem natural e clean ou algo muito simples como um pouco de sombra numa cor que combine com seu coordinate. Use um gloss avermelhado para dar aos seus lábios uma aparência corada que é muito mais doce e boneca do que os lábios Barbie-gyaru-glam que são tão populares agora.

Deixe sua peruca em casa
Você não precisa de um penteado perfeitamente modelado com um metro de altura numa cor de doce para completar seu look lolita. Ao invés disso tente um cabelo mais natural, cacheado, um par de tranças ou escovado até que esteja bem liso e brilhante, então prenda-o em maria-chiquinhas ou deixe solto. Se você realmente quer usar uma peruca ou passar horas segurando um baby-liss numa mão e uma lata de spray de cabelo na outra, considere ringlets.

Para manter alguma inspiração fluindo, aqui estão alguns dos meus coordinates olschool favoritos tirados dos primeiros 10 volumes da Gothic & Lolita Bible ou algo próximo disso. Elas são de 2001 até 2003 ou 2004, creio eu, nada daquele 2008 imediatamente-antes-de-deco-se-tornar-popular xD



Como você pode ver, as peças principais, as saias e os vestidos, são todos similares a coisas que ainda são vendidas pelas brands hoje, elas apenas não são tão populares quanto OTT e as peças dos próximos grandes hits de prints. Alguns modelos são reciclados ano a ano e a maioria das brands tem pelo menos alguns itens já estabelecidos que tem feito parte de suas lojas desde o começo. BABY, THE STARS SHINE BRIGHT faz isso com a maior frequencia, e seus modelos reciclados tem permanecido relativamente sem mudanças, com a exceção de fotos melhores e um pouco mais de volume nas saias hoje em dia. Aqui estão alguns exemplos dos modelos recorrentes.



Esquerda, 2010. Direita, 2001.



Esquerda, 2010. Direita, 2001.



Esquerda, 2010. Direita, 2003. No entanto eles tem feito esse mesmo vestido por alguns anos antes disso, apenas sem a barra scallop.

Então mesmo que você tenha um guarda-roupa que seja majoritariamente composto por print OTT e peças bastante atuais mas está desesperada por algo que tenha uma vibração oldschool e não quer garimpar posts de vendas de segunda mão para comprar um vestido de 10 anos, você pode geralmente encontrar algo nas lojas de brand que são um remake de uma peça muito antiga. Dê uma procurada no Hello Lace ou na Lolibrary pelas peças realmente antigas, a chance é que você veja algo parecido porque ainda está sendo vendido.

Alguns detalhes classicamente oldschool para se procurar são cinturas império, amarrações corset com ilhoses, bolsos em forma de coração, duas colunas de renda descendo pela frente da saia com amarrações de renda do lado, shirring ao redor de todo o corpo ou só na frente, nervuras e vestidos em A-line. Vestidos mais antigos costumavam ser muitas vezes tão detalhados e exagerados a sua própria maneira, eles apenas confiavam mais em textura do que em cor e estampa.

O estilo oldschool nunca realmente se foi completamente, ele esteve aqui o tempo todo apenas esperando ser redescoberto!


Créditos:
Original:
Bringing back the oldschool - F Yeah Lolita
Tradução: Ichigo

15 comentários:

  1. Na boa... é disso o que eu gosto em Lolita, ainda que algumas tendências que surgiram de uns anos pra cá também me chamem bastante a atenção. Mas foi tudo isso aí que me fez conhecer e gostar do estilo, e eu queria que esse povo que tá conhecendo o Lolita agora soubesse como isso é legal e importante <3
    Enfim, o texto é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito também, me deixa nostálgica xD Hoje em dia é triste que tem até gente (newbie) que confunde olschool com ita ò_ó Não é porque a moda muda e tendências novas surgem que o que "saiu de moda" deixa de ser lolita :~

      Excluir
  2. Eu amooo oldschool ♥
    E eu amei a tradução também!
    Obrigada Ichigo xD

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro oldschool e acho muito charmozinho *----*
    E nem é tão dificil de se montar um outfit assim, não é? Estampaas florais bonitas são o que se encontra em lojas de tecido.

    Obrigada por comentar e seguir meu blog, fiquei muito feliz <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, oldschool é amor :33
      Montar um outfit oldschool não é difícil, acho que as coisas são até mais fáceis de encontrar por serem mais simples.

      Imagina, seu blog é uma graça ♥

      Excluir
  4. Sinceramente, acho o oldschool mais bonito do que muito OTT por aí. Sei lá tem um pouco mais da essência lolita. (?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro oldschool a OTT infinitas vezes! ♥ Concordo que tenha mais da essência lolita de elegância e modésita :)

      Excluir
  5. Acho que o mais bacana do seu post é para quem está juntando suas pecinhas para criar seus primeiros outfits (que é o meu caso e de algumas amigas minhas). Muita gente pira, porque não acha prints no Brasil, porque perucas são caras, porque tem alergia a cola dos cílios postiços (não é piada) e outras coisas assim.
    Mas a verdade é que um Bow na cabeça,cabelos brilhantes, maquiagem leve, um vestido, meias e sapatos - tudo com cortes mais simplificados e paleta de cores mais neutra, como você mesma disse - já tornam qualquer garota uma linda loli.

    Amei demais o seu post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, isso é bem verdade! Do jeito que lolita tá agora até dá a entender que precisa mesmo de toda aquela super-produção (além do outfit em si), mas há opções :)

      Excluir
  6. Gostei do post.
    Então o Old School é um Lolita mais puro e só. Se usa bastante preto e branco de um jeito muito bonito. Eu gosto dessa simplicidade que é bem melhor que essa coisa pomposa e overdoseada(?) de agora.
    Ichigo,existe Classic OTT? Li em algum lugar,mas não sei se existe mesmo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nem sempre preto com renda branca é sinônimo de ita, acho tão triste que tenha ficado com essa fama! Fico feliz de ver que muita gente ainda prefere a simplicidade ao over the top ^^

      Já ouvi falar de classic ott tb, mas basicamente a conclusão que chegamos foi de que é só um classic mais suntuoso, às xs beirando hime, mas não chega a ser uma subdivisão nova. http://fyeahlolita.blogspot.com/2011/07/taking-classic-lolita-to-next-level.html

      Excluir
  7. Eu amo OldSchool Lolita!
    Não que ache feio esses sweets super elaborados, mas Old School é feito de amorzinho.
    E acho que esse vestido da Baby, o Babydoll dress é perfeito pra Old School ♥

    ResponderExcluir
  8. EU e meu preconceito com aqueles acessórios retangulares, achava maior cara de ita...Novatas como eu tem sempre que fazer uma boa pesquisa antes de sair excluindo itens por achar "Not roriita" ...já vou preparar um, pois são muito bonitos sim.
    E como disse alguém aí, retoma a elegância e a essência lolita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...