sábado, 18 de fevereiro de 2012

Se limitando a um estilo


Eu tenho notado que muitas lolitas, especialmente as iniciantes, tentam se limitar apenas a um estilo específico. Tenho certeza de que você já ouviu antes: "Oh! Eu amo esse vestido! Eu gostaria de consegui-lo, mas eu sou uma sweet lolita :(" Algumas lolitas amam se limitar a um estilo, subestilo ou até mesmo uma cor em particular! Hpa algumas boas razões para se limitar a tais coisas (facilidade para coordenar, manter as coisas a um custo mínimo, falta de espaço), mas não há realmente razões para essas limitações serem necessárias. Não há nenhuma lei que diga que gothic lolitas devem usar preto e azul por toda a eternidade , que sweet lolitas nunca podem possuir nada com barrados assimétricos, ou que classic lolitas não podem possuir uma saia com uma estampa que não seja floral.

Eu sinto que essa atitude "Você deve ser x-lolita para sempre, e se você quer ser y-lolita você tem que vender todo o seu guarda-roupa X para iniciar seu novo guarda-roupa Y" é apenas outro mal entendido que algumas lolitas tem sobre sua própria moda, talvez por levar alguns conselhos sobre guarda-roupa a sério demias, ou porque elas sentem que precisam se apresentar mais dedicadas que qualquer outra pessoa. Embora eu consiga entender o apelo da dedicação a um estilo específico, eu acho que tira um pouco da diversão da moda. Mesmo Mesmo que você se apaixone por Sweet OTT, tudo bem ter algumas peças pretas no seu guarda-roupa se você absolutamente as ama.

Dicas para fazer o maior número de estilos no seu guarda-roupa

Atenha-se a peças simples. Especialmente se você está começando agora! Evite estampas que são obviamente feitas para combinar com um estilo específico (castelos góticos, unicórnios brilhantes, esse tipo de coisa) e tente construir um guarda-roupa
com base em cores sólidas, tartans neutros, listras, bolinhas ou até mesmo florais. Eu realmente acredito na versatilidade de estampas florais!

Não tenha medo de fechar um bom negócio de vez em quando. Tente não enlouquecer, mas se acontecer de ver um vestido ou saia que não é seu estilo normal, mas você realmente gosta e tem um ótimo preço, agarre-o! Se preocupe sobre coordenar quando você o tiver. Tente fazer coordinates com ele com o que você já tem em mãos. Não pense que uma saia punk lolita só irá combinar com um top punk lolita, combine com alguma coisa sweet que se você precisar! Isso me leva a próxima dica:

Experimente com seu guarda-roupa atual. Não tenha medo de experimentar! Tente fazer estilos diferentes com o que você já tem, com um pouco de criatividade, você ficará surpresa com os looks diferentes que você pode criar com peças básicas.

Use acessórios. Acessórios são uma ótima maneira de adicionar um estilo diferente ao seu guarda-roupa de maneira muito mais barata que comprar um monte de peças novas, e são geralmente o que transforma aquela saia preta solitária no seu closet em um outfit inquestionavelmente gothic lolita.

Não se preocupe tanto com estilos específicos. Se você quer usar uma Putumayo coberta de alfinetes de segurança com uma blusa de laços rosa da Angelic Pretty, experimente! Não se preocupe se seus outfits não se encaixam perfeitamente em um estilo. É perfeitamente OK ter um outfit que é um pouco de vários estilos diferentes. Contato que o outfit pareça balanceado e as cores não estejam horrivelmente desarmônicas, não deveria importar que estilos vocês mistura.

Se você quer mais algumas idéias para ampliar suas opções de estilo com um guarda-roupa mínimo, cheque esses posts mais antigos. One Dress - Five Different Looks é sobre como um vestido com estampa simples pode ser versátil e Gothic Lolita Starter Coordinates (N.T.: Você pode encontrar a tradução desse artigo aqui) é sobre todos os estilos diferentes que você pode montar com um guarda-roupa gothic relativamente pequeno.


Quais são suas opiniões sobre os vários estilos lolita? Você se encontra descendo a lista toda vez que você se veste, uma explosão sweet de cores pastéis num dia, aristocrat rígido preto e branco no outro, e um classic verde musgo opaco e refinado alguma hora na semana que vem? Ou você prefere um closet fechado em um estilo? Suas opiniões sobre estilos mudaram no decorrer da sua vida como uma lolita?


Créditos:
Original:
Boxing yourself in one style - F*** Yeah Lolita
Tradução: Ichigo

16 comentários:

  1. Acho válido! Penso que ao se limitar a um determinado "estado" perde-se a dimensão de toda a "obra".
    Como um musico, que busca aprender outros instrumentos para melhorar sua percepção da música em si. É legal. ♥

    ResponderExcluir
  2. Realmente interessante e muito válido, té pq eu acho q seguindo uma msm coisa deve ser mais difícil de se crescer em qualquer estilo.
    Tem um sorteio lá no blog, se puder participar ficarei feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se ater a um estilo só e não experimentar nenhum outro perde-se um pouco da graça de lolita, que é bem variado :)
      Vou participar, sim ♥

      Excluir
  3. Menina, essa frase: "Tente fazer estilos diferentes com o que você já tem [...]". Me fez ganhar o dia!
    Queria que muitas entendessem que se usar a blouse preta com a saia azul de poá, não irão queimar no inferno!(quase me crucificaram por isso, uma vez)E que pode sim usar sua blouse rosa com uma saia preta.
    Acho que, por causa dos padrões de cada sub-estilo e o medo de errar, fazem a maioria das meninas terem medo de misturar o que já tem e preferirem montar um cordinate que viram alguma modelo usando no catálogo.
    Ichigo, adoro quando vc dá essas dicas. Ajuda muito a tirar certas dúvidas de muitas roriitas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, muita gente se prende as características de um subestilo e esquece que não é pq um outfit não se enquadra só em um que deixa de ser lolita. Acho que mantendo o conjunto harmonioso e ainda lolita não tem problema nenhum ^^v

      Excluir
  4. Verdade, eu ainda não uso o estilo lolita, mais conheço o bem, e sempre tive um apresso muito grande pelo classical e pelo sweet, e esse post veio em ótima hora porque minha mãe me pediu pra pesquisar e disse que ia comprar a minha primeira pela lolita *-* estou super feliz com esse post porque me ajudou muito, eu achava que teria que escolher um só, mas agora vejo que posso usar os dois.
    Obrigado Ichigo foi muito util.
    Beijos

    http://blogjapankawaii.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vc não precisa se ater a um estilo só, e olha que maravilha, vc gosta de dois que combinam bem entre si! ♥ Existe até um estilo intermediário chamado sweet-classic sobre o qual falarei mais pra frente ^^
      Fico feliz que tenha sido útil! Aliás, como vc pretende começar com o estilo agora sugiro dar uma olhada nesses posts, que não sei se você já leu, mas podem ser úteis também ^^v
      http://reinodemorango.blogspot.com/2010/10/pergunte-ichigo-eu-quero-me-tornar-uma.html
      http://reinodemorango.blogspot.com/2010/03/10-dicas-para-primeiro-outfit.html
      http://reinodemorango.blogspot.com/2009/11/construindo-um-guarda-roupa-lolita.html

      Excluir
  5. Acho que uma das coisas mais legais em lolita é poder testar outros estilos, escolher um só pode ser meio tedioso às vezes. q Seria legal que toda lolita pudesse explorar mais e ser mais versátil. E com alguns acessórios, dá pra transformar um sweet em classical ou gothic em classical, por exemplo.

    Obrigada pela tradução, Ichigo. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tendo peças mais básicas dá pra varia muito mudando os acessórios ♥

      Excluir
  6. Muito bom esse artigo!! *-*

    Não tenho absolutamente nada contra se alguém tem um armário inteiro com peças de um único subestilo, mas, pessoalmente, acharia extremamente tedioso e pouco criativo. Lolita tem muitas possibilidades e sempre achei absurdo, até em pensamento, eleger apenas um subestilo para investir/usar/pesquisar. Não acho que restringir seu gosto possa facilitar em 100% as chances de coordenar com equilíbrio ou de investir com maior segurança. Lolita é moda, e moda envolve sua personalidade, essa que, dificilmente, se limita a um gosto específico o tempo inteiro! Portanto, não se martirize e seja feliz! ^^

    Obrigada pela tradução, Ichigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente tenho um armário bem restrito, mas acho que é mais por gosto e definitivamente não por achar que tenho que me ater a um só estilo! xD Fazer o que... casual, vermelho e morangos ;^;

      Excluir
  7. Muito boa tradução Ichigo, realmente, tem muitas pessoas que pensam assim "Tenho que seguir só um estilo, não posso fazer outro."
    Acho que se for porque combina com ela ou que goste so deum estilo, e uma das maiores causas, para economizar no armário, é bem válido.
    Mesmo porque, eu também não sou muito chegada em gothic então, normal. iahaiuhai
    Porém com minhas peças sempre procuro diversidade, uma dica que você já deu e é extremamente válida. /o/

    ResponderExcluir
  8. By the way, lindo layout, principalmente o ícone de morango pequeno. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que uma coisa é ter uma identidade de estilo ou coisa do tipo, e outra é se prender a um estilo por achar que realmente precisa disso.

      Obrigada, eu gostei desse layout novo tb hehehe ^^v

      Excluir
  9. Amei o posto, eu adoro o classical, é meu estilo favorito, contudo estou redescobrindo-o através do Odlschool e estou cada vez mais encantada com o estilo, mas isso não impede que eu tenha minhas skirts sweets,^^.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...