terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sweet-Classic Lolita

Gostaria de dedicar essa tradução à Mayu, que há algum tempo atrás me mandou um e-mail falando: "Olá Ichigo, eu gosto muito de Classical, mas acho sweet [quando mais sóbrio] muito bonito. Como posso fazer para "mesclar" os estilos sem me perder?". Mayu, espero que esse artigo esclareça sua dúvida e sirva de inspiração para os seus coordinates


"Sweet-Classic" é uma expressão que eu tenho notado aparecendo nos últimos anos que descreve, exatamente como soa, um estilo que não é nem só sweet nem só classic. Eu gosto de pensar como uma resposta moderna ao Country Lolita.

Sweet-Classic é uma daqueles "quase" estilos, não é considerado um subestilo oficial então algumas pessoas discordam até mesmo que seja um estilo, e ou consideram como classic normal, só com cores mais claras e estampas mais fofas, ou sweet lolita normal, com um design mais sofisticado. Mas eu sinto que está lentamente se tornando sua própria subdivisão, e embora talvez nunca seja um estilo "oficial" eu penso que definitivamente tem uma estética própria.

Se você está interessada em alguns coordinates que se confundem entre classic e sweet lolita, confira esses scans de várias G&LBs! Clique para ampliar.


Estampas parecem ser o fator de grande definição desse estilo, tanto estampas de brand quanto tecidos mais genéricos. Embora sejam de brand, a maioria dos vestidos a seguir são de estampas florais, e podem ser facilmente replicadas com tecidos comerciais fáceis de encontrar e vestidos offbrand com tecidos parecidos podem ser encontrados em lugares como Bodyline e Taobao. Fique de olho em tons pastéis pálidos, não necessariamente nas cores discretas de classic ou as cores múltiplas e ousadas de sweet, mas pastéis pálidos, simples e bonitos. Embora estampas florais ainda são abundantes, frequentemente em listras verticais ou horizontais, há também estampas mais reminiscentes de sweet lolita, como animais e brinquedos. Mas a diferença é que enquanto a maior parte das estampas sweet lolita com animais e brinquedos são bem estilo desenho, no sweet-classic as estampas possuem estampas com ilustrações bem mais realistas, dando a estampa uma aparência mais de livro de histórias vitoriano.



Innocent World Sweet-Classic


Innocent World é provavelmente a brand que popularizou esse visual quando começaram a embarcar na tendência de estampas de barrado fofas que a Angelic Pretty começou. Enquanto a AP estava fazendo estampas com brinquedos e coelhinhos fofinhos brincalhões se divertido, IW seguiu atrás com versões mais sofisticadas das estampas fofas. Elas frequentemente vem em tons mais discretos de pastéis e apresentam brinquedos e animaizinhos num estilo muito mais vitoriano, quando não apenas florais.


Baby, the Stars Shine Bright Sweet-Classic

Embora a Baby não tenha de fato ajudado a popularizar o visual sweet-classic, eles tem feito vestidos com uma estética parecida há muito tempo, e são sempre uma boa escolha se você está procurando por uma peça apresentando belos florais classic com um esquema de cores mais sweet e um corte sofisticado, mas ainda assim fofo.


Angelic Pretty Sweet-Classic

Embora a Angelic Pretty tenha feito prints florais ocasionais de vez em quando desde o começo, eles meio que completaram o ciclo com algumas estampas como Vanilla Chan ou Sugar Pansy, ambos sendo um grande passo afastando-os de algumas outras prints recentes, já que tem um visual muito mais limpo e sofisticado. Mesmo Vanilla Chan tendo gatinhos cabeçudos e laços, o fato que a estampa tenha uma aparência muito mais organizada dá uma estética completamente diferente de algumas de suas outras prints recentes.


Ok, então agora acho que eu sei que tipos de vestidos servem como um vestido Sweet-Classic, mas como eu o coordeno?
Bem, como não é realmente um estilo "oficial", e sim mais uma expressão descritiva, às vezes é um pouco difícil apontar o que faz algo Sweet-Classic, mas há alguns pontos chaves nos outfits que ajudam a definir o estilo.

Paleta de cores limitada
Muitas estampas sweet-classic já tem todas as cores que um outfit pode precisar nelas! A lolita interessada nisso tende a escolher não escolher cores múltiplas da estampa para incorporar no outfit, mas ao invés disso deixa que o vestido e o estilo sejam os focos do outfit, não o esquema de cores.

Acessórios mínimos e "maduros"
O visual sweet-classic não é sobre usar tantos acessórios que combinem quanto for possível. Na verdade, muitos looks sweet-classic parecem excluir usar acessórios e, no máximo, possivelmente um anel ou colar simples.

Penteado simples
Perucas usualmente vistas em sweet lolita com maria-chiquinhas arrepiadas enormes se foram nesse estilo. Ao invés disso, a entusiasta de sweet-classic usaria seu cabelo com um estilo de cabelo muito simples, e ainda assim elegante. Por exemplo um par de tranças, coques ou solto com cachos suaves.

Saltos
Sapatos fofos sem salto, embora sejam uma opção em sweet-classic, não são vistos tanto quando um par de bonitos sapatos de salto, sejam sapatos boneca ou um par de botas vitorianas. Combinar a cor do seu sapato com a cor do seu vestido não é necessário, um par branco ou creme funciona bem.

Acessórios de cabelo pequenos
Já que o cabelo sweet-classic é simples, sem uma quantidade massiva de volume, os acessórios de cabelo também são mantidos simples. Um laço pequeno, um headdress redondo, ou mesmo uma presilha fofa ou um lacinho de cabelo é tudo o que é necessário para esse estilo.


É claro, eu não acredito que lolitas devam se preocupar demais em se encaixar a si mesmas ou seus outfits em um rótulo perfeito, e elas certamente não deveriam limitar a si próprias ou mesmo seus outfits individualmente para se encaixar perfeitamente em um estilo. Mas eu realmente acho que é bom ter um nome tangível para associar a um estilo em particular, especialmente se você gosta dele! O que você acha do estilo? Você o considera simplesmente classic com cores mais doces, ou talvez apenas sweet com flores? Ou, como eu, você está apreciando assistir o que possivelmente poderia ser um novo subestilo lolita emergir e tomar seu próprio lugar no mundo lolita?

Antes que eu termine esse post, eu gostaria também de apontar que em um post anterior meu algumas pessoas não entenderam direito o que eu estava dizendo. Eu não estava necessariamente prevendo a ascensão do classic lolita, assim como o declínio do OTT sweet lolita. Há mais em lolita do que apenas OTT Sweet e Classic, e sweet lolita certamente não vai desaparecer! Há tantas lolitas em tons de pastel nesse quanto há em muitas outras edições recentes da G&LB, eles apenas parecem ter mudado o foco de uma multidão de estampas de unicórnios e coelhinhos fazendo cupcakes com glitter para florais elegantes e decidiram deixar perucas gigantes em tons pastéis em casa. É por isso que fiz esse post, para lembrar a alguns que sweet lolita nunca vai desaparecer, e que OTT Sweet não é o único tipo de sweet lolia que existe, embora tenha parecido nos últimos anos! Eu não quis implicar que sweet lolita morreu, ou um dia terá morrido e partido, apenas que parece estar amadurecendo um pouco, pelo menos por algum tempo!


Créditos:
Original:
Sweet-Classic Lolita
Tradução: Ichigo

8 comentários:

  1. É o "subestilo" que eu mais costumo usar xD Acho muito fofo.

    ResponderExcluir
  2. Achei lindo. Como gosto de Classic talvez para deixar um pouco mais fofo possa colocar um pouco de doce. Acho os da Innocent World os mais adequados para esse novo subestilo ou possível novo subestilo. Obrigada Ichigo!
    De: Kathllen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ♥ Pra mim a IW inventou o estilo, não é a toa que seja uma das minhas brands favoritas, junto com a BABY :33

      Excluir
  3. Sweet-classical é um amor! Assim que li o título da postagem, pensei: Innocent World vai dar as caras por aqui, com certeza! ^^

    Acho lindo, principalmente, os jsks em versão longa (embora, ao menos a meu ver, mesmo as versões "normais" são um pouquinho mais compridas, não?). Fica doce e muito delicado.

    Nas primeiras imagens de referências, a última foto, das meninas com outs da Baby: não parece que o modelo do jsk da esquerda é quase igual ao recém lançado "Fragrant Rose Memories"? O corte da saia é igual e, mesmo o laço, embora na cintura, parece ter o mesmo acabamento da versão mais recente (que vai junto ao peito)!

    Adorei a tradução! Visitar seu blog, Ichigo, nunca é perda de tempo: sempre tem algo novo para ver e aprender!! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fucking mind reader! hauehuaheuae xD

      Acho muito bonito os jsks mais longos também, acho que são ainda mais elegantes *-*

      Fragrant Rose Memories é a coisa mais linda que já vi nos últimos anos. Nunca desejei tanto uma print ><

      Obrigada ♥ ♥ ♥

      Excluir
  4. aaaa!Exatamente oque eu estava procurando,amo de paixão o classic(até me sinto ofendida quando dizem que quem escolhe o classic lolita é porque quer algo simples ou porque é mais facil,classic realmente é incrivel,e amo ele porque me lembra bonecas de porcelana ^^)mas tbm gosto do sweet,mas não uso um outfit sweet a não ser puxando mais pro casual,colocar os dois juntos é realmente incrivel,parabéns pelo post...sei que não tem nada a ver com o post mais gostaria de pedir se não for incomodo...ichigo,poderia fazer um post sobre usar somente preto e branco em lolita?quero muito montar um out assim,mas estou com um certo receio e em um outro post que vc fez as imagens não estão abrindo,então não tive muita referencia.ficaria muito feliz se puder me ajudar,arigato ^^(se vc fizer coloque no jp fashion blogs pfv e me marque -^)

    bjins himeko(Leticia Cristine Silva)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ichigo! Você acha que um tecido com estampa de bolinha serve para o sweet-classic?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...