segunda-feira, 21 de junho de 2010

[Pergunte à Ichigo] Tecidos

Ichigo, por favor, me conte que tecidos você compra para fazer suas saias, onepieces e jumperskirts! ♥ Obrigada!
Mokitty

Oi, Mokitty! Obrigada por enviar sua pergunta! ♥

Os tecidos que eu uso são tricoline a algodão. Segue uma breve descrição das características :)

Algodão
O algodão é um tecido bastante versátil. No frio age como bom isolante térmico e sua alta capacidade de absorção faz com que seja extremamente confortável também no verão. Não exige muitos cuidados para lavar e passar e pode ser encontrado nas mais diversas cores e estampas. Pode ser encontrado também misturado com outras fibras, mas recomenda-se utilizar o tecido 100% algodão.



Tecido de algodão a venda na BeautifulWork

Tricoline
Tecido feito de fibra de algodão de melhor qualidade (fibra mais longa, o que evita a formação de bolinhas e outras irregularidades conforme o tecido vai sendo usado, lavado, passado, etc), com entrelaçamento mais próximo (ou seja: o tecido é mais "fechadinho", o que o torna mais resistente). Também pode ser encontrado em diversas cores e estampas. Por ser um tecido 100% algodão mantém as mesmas características. É um tecido leve e resistente, mas amassa com facilidade. É bastante utilizado para confecção de camisas.


Como estamos no Inverno vou citar alguns tecidos mais pesados que também podem ser utilizados.


Veludo de algodão
Este é um tecido de algodão cuja superfície é coberta de pelos cerrados, e é muito usualmente utilizado na moda lolita. Seu ar pesado e denso sugere um compromisso mais formal, e ele é frequentemente usado em jumpers e casacos. Para evitar achatar a textura do tecido, pendure suas roupas de veludo de algodão e não as passe. Se a roupa amassar, pendure-a em um banheiro com a água quente ligada para que se beneficie do vapor, ou aplique vapor gentilmente com um ferro de passar, evitando contato direto entre aparelho e peça. Também tome cuidado para não usar as peças em dias em que passará muito tempo sentada e evite que sua bolsa esfregue contra o tecido para mantê-lo em ótimas condições por mais tempo. Esses cuidados também valem para outros tecidos aveludados.

Veludo cotelê
O veludo cotelê é um tecido caracterizado pela sua superfície similar a do veludo, mas canelado, e usado em uma grande variedade de peças incluindo jaquetas e saias. Existem vários designs disponíveis, em cores sólidas ou estampas, mas independente do design da peça o veludo cotelê sempre passa uma impressão de calor. É um tecido mais informal que o veludo de algodão e passa um ar de meninice inocente. A largura do canelado pode variar e mudar completamente o visual do tecido - o canelado fino é o mais comum na moda lolita. Assim como no tocante ao veludo de algodão, você pode manter o tecido em melhor estado por mais tempo se evitar que outras peças se esfreguem em seu material delicado e danifiquem seus pelos.

Tweed
Tweed é um material grosso tecido a partir de lã ou fibras sintéticas. Embora seja parte tradicional do armário masculino, desde que Chanel usou este material em sua coleção de 1928 o tweed tem aparecido muito no vestuário feminino. Além de jaquetas, casacos e jumpers, o tweed também é usado em acessórios tais como bolsas. Tweed tecido com linhas finas geralmente tem um visual elegante e chique, enquanto tweed feito com linhas grossas e desiguais apresenta uma textura ousada e chamativa. Cuidado com o último tipo já que ele pode prender facilmente em quaquer coisa.

Gobelina
Além do design floral clássico, certas brands podem ter designs específicos tecidos neste material pesado. Sua presença luxuosa é mais frequente em casacos, saias e bolsas. Este é um tecido recomendado para lolitas que gostam de estilos clássicos ou formais. Como é pesado, se você quiser dar volume a uma peça feita de gobelina, use uma anágua mais rígida e dura ou mais camadas sob a saia.

Retirado de Lolita Lesson 10 - Idéias de Moda para o Outono [2], traduzida por Carolina Martins.


Há também aqueles tecidos que devem ser evitados, como cetim e veludo molhado stretch. Sendo bem direta, eles deixam a roupa com uma aparência pobre de fantasia. Roupas de cetim e rendas de nylon são características clássicas de itas. Procure se lembrar que lolita é um estilo, é moda, não uma fantasia que você vai usar uma vez na vida e por isso não faz mal se você usar qualquer coisa para fazer seu outfit.

Cores cítricas ou fluorescentes são evitadas, mas não vou dizer que é proibido porque, como qualquer estilo, lolita também sofre suas alterações e... bem, várias brands estão lançando peças em cores antes inimagináveis, nunca se sabe.

Não sou nenhuma expert no assunto, mas elaborei esse post com muito carinho. Espero que as dicas sejam úteis ♥

3 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a dica..
    Onde vc consegue tecidos tão lindos?
    é tão dificil achar algum tecido com estampas legais!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Aqui pelo menos o tricoline é o tecido que tem a maior variedade de estampas, e a maioria delas é de frutas. :D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Hime-sama!
    Eu tinha intuição quanto ao tricoline, mas o embasamento teórico que você forneceu me deixa mais tranquila!
    Amei as dicas dos demais tecidos!
    Assim que tiver minhas produções, mando para você ver!
    Infelizmente, não sei costurar e estou sem tempo para aprender, por isso, vou encomendar em uma costureira de confiança.
    Agradeço muito sua ajuda! ♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...