terça-feira, 25 de setembro de 2012

O que não fazer se você for postada em um site de ódio

Foi postada em um site de ódio? E agora?

A menos que você tenha vivido no seu armário (sem wi-fi) pelos últimos vários anos da sua vida lolita, você provavelmente encontrou um dos muitos sites virais de ódio lolita. Seja o site especificamente direcionado a alimentar o ódio, body-shaming, ou simplesmente o tipo de conversa lixo de "ela deu uns amassos com um cachorro quente", eles estão por aí em qualquer subcultura, e lolita não é exceção. (Não, eu não vou dar nomes nem linkar links nesse artigo - eles não precisam de mais nenhuma publicidade!) Então, o que você vai fazer quando vir você mesma com uma censura 'tão-anônima' nos olhos, ou quando seus amigos soltarem a bomba de que você está recebendo ódio? Aqui está o que você não vai fazer:



1. Você não vai surtar
É domingo de manhã e você está rolando a página da comunidade de secrets, rindo de qualquer quebra de normas esquisita que tenha sido cometida agora, quando de repente, você cospe o seu cereal. Há uma foto SUA - alguém tirou uma foto sua, naquele meeting, fazendo aquilo, naquele lugar, e eles escreveram obscenidades na foto toda.
Eu sei que o que você realmente quer fazer é desabafar no seu tumblr (ou no facebook), ou deixar uma enorme linha de comentários, ou fazer um vídeo chorando como Chris Crocker, mas essa não é a resposta. Por enquanto, faça uma xícara de chá para você e saia do computador. Vá afagar seu gato, jogue uma rodada de video games violentos... até mesmo aqueles onde você pode estapear damas vitorianas.



2. Você não vai alimentar os trolls
Há muitas razões para alguém decidir fazer um secret no paint, postar, ou desafar num post sobre você. Talvez eles sejam inseguros sobre a aparência ou maneira de vestir, talvez eles apenas tenham inveja de você, talvez eles tenham seus próprios problemas... talvez você apenas não bata com essa outra pessoa. Mas o que eles realmente querer ganhar dizendo coisas feias sobre você anonimamente é que você se chateie. Eles querem que você reaja. A pior coisa que você pode fazer para encorajar mais posts de ódio é se envolver e dar a todos uma briga para assistir. Quando se trata de ódio ou mesmo de apenas rumores, a melhor coisa a se fazer é ignorá-los. Se alguém espalha um rumor de que a Rainha da Inglaterra está gorda, você acha que ela sairá por aí correndo e começando a falar para todos que ela não é gorda? Não.



3. Você não vai desistir
Eu sei que ser postada em comunidades de ódio machuca. Não tem jeito, é uma droga ter pessoas apontando suas falhas imaginadas ou reais. Eu quero dizer, uma garota uma vez sugeriu que gostaria de afundar minha cabeça num vaso sanitário (não imagino por que alguém odiaria a Victoria Suzanne, srsly). Isso fez com que eu me sentisse quentinha e brilhante por dentro? Não, é claro que não.
Mas o negócio é esse - se você deixar que isso te assombre, se você decidir vender todas as suas roupas lolitas e nunca mais ver outro site lolita pelo resto da vida, adivinhe? Eles ganham. Os haters estão tentando intimidar você. Eles querem que você se sinta mal sobre si mesma o suficiente, que acredite profundamente nas mentiras que eles estão espalhando sobre você, que você desista.
Então toda vez que você colocar suas meias com estampa de unicórnio, se encaminhar para um meeting, ou postar fotos de um outfit, a despeito do que os haters podem ou não pensar, você está ganhando. Confie em mim.


Créditos:
Original:
What Not To Do If You’re Posted to a Hate Site - Parfait Doll
Tradução: Ichigo


Eu poderia adicionar várias linhas de comentários pessoais, mas hoje vou só deixar isso aqui. Pretendo fazer meu próprio artigo com minhas opiniões sobre esse assunto quando tiver mais tempo, se interessar a vocês :)

Por enquanto, deixo meus votos de que vocês se tornem cada vez mais seguras e confiantes das pessoas lindas que vocês realmente são, e que não deixem nada nem ninguém tirar isso de vocês.

22 comentários:

  1. Adorei o artigo. Estávamos precisando mesmo de um desses. Obrigada Ichigo!

    ResponderExcluir
  2. Amei! ♥
    Eu evito entrar em páginas direcionadas ao ódio rorii, justamente porque sou muito esquentada e não saberia ficar calada se visse algo sobre mim ou sobre alguma rorii que eu adoro. Por isso prefiro ficar longe disso.
    (dica pra quem é esquentada como eu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que entro pq sou curiosa, mas não aguento ficar quieta quando falam de gente que eu gosto não D:

      Excluir
  3. Muito bom esse artigo mesmo =) adoro as coisas que a Victoria posta,obrigada por compartilhar no teu blog ^_^,e quero sim ler a tua versão!
    xoxo amada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito dos posts dela, são motivadores e graciosos *-*

      Excluir
  4. Esse artigo é muito bom! já tinha lido ele no parfait doll e adorei a sua tradução!
    Bullying pela internet é uma coisa seria e tem que ser tratada com respeito, esse tipo de artigo é ótimo pois ajuda aqueles que não sabem oque fazer nessa situação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha sido postado um dia antes de eu traduzir, fui rápida nesse xD
      Sim, muita gente acha que é frescura, mas tem gente que realmente se deixa abalar com essas coisas >:

      Excluir
  5. Ichigo A única coisa que tenhoa dizer: Você é maravilhosa!

    Fiquei muito feliz com o post, independente de ser tradução ou não, tenho certeza que servirá para muitas de nós, (Sendo lolita ou não) O bullyng virtual é uma realidade nos tempos de hoje em dia, Quem nunca teve um perfil Fake (na época do orkut?) Quem nunca teve as suas fotos roubadas? Acho que isso é uma realidade que devemos procurar encarar da melhor maneira possivel. Quando aconteceu comigo, encarei de forma natural e segui. Acho que esse texto realmente servirá para que seja uma leitura obrigatória e para que estejamos sempre preparadas, por que sempre haverá alguém que não vai concordar com nosso jeito, nosso modo de pensar, sempre haverá alguém que se incomodará até mesmo se você tiver um simples blog! (Conheci uma pessoa que me confessou uma vez, ter inveja de pessoas que tem blogs! Ela me disse que não sabe mexer e nem tem forças para fazer blogs sobre maquiagens) E isso é apenas um exemplo de tantas outras pessoas, que não conseguem ver refletido no outro, o seu própio eu!

    Veio acalhar demais! Gostaria de ver a sua opinião sobre a situação e aprender com isso também! ♥
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida *-*
      Cara, isso me lembra que eu já tive minhas fotos roubadas no orkut, foi MUITO desagradável e pela primeira vez tranquei meus álbuns. Eu não ligo que falem mal de mim, da minha aparência, das minhas roupas, só acho ruim quando inventam coisas a meu respeito (poxa, eu não sou cheia dos defeitos? Pra que inventar mais então? xDD)
      Eu entendo sentir inveja das pessoas, afinal somos humanos, mas tem gente que usa isso de forma destrutiva para eles e para os outros :/
      Vou escrever meu artigo a respeito e posto em breve ^^ Fico feliz que tenha se interessado! ♥

      Excluir
  6. Zenti, eu não sabia que existia vários sites de ódio a Lolita, eu só sabia do secrets e que alguns poderiam ser bem pesados! Nem passava pela minha cabecinha que isso poderia acontecer *igênuidade*.

    Espero nunca ver nada mal direcionado a Loli, ficaria muito triste! Mas detesto fazer barraco via internet, acho tão desnecessário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha no orkut, no formspring, e agora tem imageboard. Acho que nunca vai acabar, não adianta nem se estressar com isso x_x

      Excluir
  7. Como diz o ditado :Haters gonna hate. Eu nem ligo pro que falam nesses sites (apesar de gostar de saber o que falam de mim). Não vou levar a sério a opinião de anônimos e muito menos deixar de usar o que eu gosto por conta de picuinhas, bitch, please, tenho coisa mais importante pra me preocupar.

    Adorei o artigo e fico aguardando as suas opiniões ^^ Você parece ser umas das que mais sabem lidar com esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não vou levar a sério a opinião de anônimos" né. Se fosse uma pessoa vindo falar na minha cara eu podia até pensar no assunto (se fosse uma crítica construtiva né. Se fosse só pra encher o saco ignoraria da mesma forma).
      Fiquei empolgada pra escrever a respeito já que vocês demonstraram interesse :D

      Excluir
  8. De verdade, nem sei se falam sobre mim, mas eh provavel q sim, povo não tem o q fazer! Mas eu mando beijos, podem falar a vontade, felizmente não me ofende pq são pessoas randomicas pra mim. Só me ofenderia se viesse de uma amiga ou conhecida que tenho carinho, mas sei q não vem.

    Adorei o post, mto bom msm!! Obrigada por traduzir e divulgar, precisamos dessas palavras ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que já vi falarem de você, mas faz tempo, e foi o que me motivou a ligar o "foda-se". Sério, o que eu pensei foi "cara, se até da Kao eles arranjam o que falar, desisto xD não dá pra agradar mesmo, dane-se" pq vc é uma das pessoas mais simpáticas e amorzinho da cena, se tem quem não goste de você o resto de nós jamais estará a salvo xDD
      "Só me ofenderia se viesse de uma amiga ou conhecida que tenho carinho, mas sei q não vem." Exatamente isso. Mas uma das coisas mais tristes é quererem que a gente acredite que TODO MUNDO está envolvido nisso, é lamentável.
      Eu sei que muita gente fala isso, mas eu sinceramente tenho pena. Essas pessoas devem ser bem tristes pra fazerem isso a troco de nada...

      Excluir
  9. Um dos melhores artigos já traduzidos, com toda a certeza!

    Dizem que "a curiosidade matou o gato"... A infelicidade também: acessei um desses sites para ver "qual era", e fiquei horrorizada com os comentários. Quanta grosseira, quantas palavras desnecessárias... Eu fico pensando, "Poxa, não dava para ter guardado suas opiniões consigo"? E a resposta é: não! Não porque há gente que precisa promover barbaridades para se sentir parte de algo. É triste, vergonhoso, revoltante.

    Parabéns por ter escolhido esse post para tradução! É utilíssimo! E quero sim ler suas considerações sobre o assunto! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que até quando estão tentando discutir um assunto de boas tem uma ignorante que já chega sendo grossa e estúpida, é de lascar mesmo ._.
      Estou empolgada para escrever a respeito ^^

      Excluir
  10. Adoro quando você traduz um texto que "por acaso" que muito ler!
    Fiquei feliz e em fez senti com o coração aquecido ^^

    =*

    ResponderExcluir
  11. Ótimo! Eu tive a sorte de nunca cair em um site desses (não que eu saiba, pelo menos) e se algum dia isso acontecer comigo, eu acho q agiria da mesma forma que você escreveu!

    ResponderExcluir
  12. Todo o apoio da terra. o/// Eu não olho, não tenho interesse, e não quero saber o que falam e se falam. Chego a ficar irritada se vem alguém me falar que viu blablabla de mim, ahahaha. :X Não é problema meu se estão falando, saber não vai mudar nada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...