sábado, 8 de setembro de 2012

Namore uma garota que lê

Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos.

Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criado pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro.

Compre para ela outra xícara de café.
Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gostaria ou gostaria de ser a Alice.

É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa.

É que ela tem que arriscar, de alguma forma.
Minta. Se ela compreender sintaxe, vai perceber a sua necessidade de mentir. Por trás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo. E isto nunca será o fim do mundo.

Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim. E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois.

Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem. Exceto as da série Crepúsculo.

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até porque, durante algum tempo, são mesmo.

Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype.

Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu [Cat in the Hat] e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas.

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.


Créditos:
Original:
Date a girl who reads – Rosemary Urquico
Tradução: Gabriela Ventura

26 comentários:

  1. oi Ichigo,sei que não é o lugar certo para se perguntar,mas já que é seu post atual acho que tem mais chances de você ver meu comentário...você acha que um sapato "lolita" deve ter obrigatóriamente alça para segurar no calcanhar? o bico deve ser sempre redondo com o salto quadrado? desculpe,é só uma curiosidade minha mesmo,obrigada,beijões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu recebo todos os comentários por e-mail, então vejo todos, mas é mais fácil eu responder os recentes mesmo ^^

      Alça para segurar o calcanha? '-' Bem, a maioria dos sapatos lolita tem algum tipo de fivela no peito do pé para segurar melhor. Se no caso você quer dizer de não ter nada atrás, acho que não seria bem um sapato, mas um mule (?), tipo o que as gyarus usam.

      O padrão é de bicos redondos, mas já vi alguns com o bico um pouco mais fino (embora não cheguem a ser pontudos). Também existem saltos maiores, menores e mais redondos, mas o padrão é o quadrado, grosso e médio, que se assemelha mais a sapatos de boneca.

      Excluir
    2. acho que não me expressei bem,mas eu já imaginei que deveria seguir praticamente esse padrão,obrigada por responder mesmo que não seja pelo e-mail! beijões e boa semana =)

      Excluir
    3. Ah, desculpe por não entender direito x_x

      Excluir
  2. Que texto lindo! Meu namorado se orgulha de mim quando me vê com algum livro na mão, mesmo que ele não seja muito fã de leitura. q Esse texto fala várias verdades mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha lido esse texto, achei a coisa mais linda *-*

    ResponderExcluir
  4. Wooow maravilhosoo *^*
    Apaixoneii, vou salvar ele pra mim >.<

    ResponderExcluir
  5. mostrei para minha mae, amigos e pai, de tão fofo que achei que foi *---*

    ResponderExcluir
  6. Não, não namore uma garota que lê, leia você mesmo -q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, namore uma garota que lê e conversem sobre livros por horas :D

      Excluir
  7. Texto totalmente adorável!!!

    Um homem inteligente merece uma garota que lê!!!

    ResponderExcluir
  8. Não acho o texto assim tão maravilhoso como estão todas dizendo. Nem toda garota que lê é legal. E ela pode ler livros ruins também.

    Nem toda garota pode querer ganhar doces, café ou flores. Ela pode ser alérgica as flores, pode ter problema de pressão alta, pode não gostar de café. Acho muito nada a ver ficar falando o que você DEVE dar a uma garota, sendo que cada um é cada um e X que me agrade pode não agradar a outra.

    Achei completamente sem noção o texto dizendo pro cara mentir pra garota. A base de um relacionamento estável é a honestidade simultânea entre seus parceiros. Achei esse incentivo verdadeiramente idiota e irresponsável. Realmente não acreditei que a autora original escreveu isso.

    E também, QUEM em sua sã consciência acorda o namorado as duas da manhã pra consolá-la por causa de um livro, meu Deus? Até porque, dependendo do dia que for, a infeliz se quer deveria estar acordada.

    Eu achei o texto legalzinho, mas o fato dele ficar falando "faça isso", "diga aquilo" foi realmente fail. E ele diz coisas idiotas em dados momentos, como o fato de "a garota que lê" chorar pelos personagens de livros como se eles fossem reais. Na boa, eu leio bastante, e choro sim pelo personagens, mas não fico os encarando como se fossem reais.

    Não vejo também como o fato da garota ler muito fará os filhos dela terem nomes e costumes estranhos. Não fez o menor sentido...

    Ah, mas sua tradução ficou ótima, Ichigo! Queria ter jeito pro inglês assim xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh wow xD calm down, anon.

      Obviamente o cara que namora a menina saberá se ela gosta ou não de flores, de café ou de doces, e não vai sair se baseando mais num texto do que no convívio que ele tem com a namorada.

      Sobre mentir... eu não gosto dessa história de mentir pra agradar, mesmo que a pessoa tenha boas intenções, mas como diz no texto que "se ela compreender sintaxe, vai perceber a sua necessidade de mentir. Por trás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo." Ou seja: se você mentir ela entenderá o por que. Óbvio que não está incentivando que o cara vire um traidor ou mentiroso, né.

      E obviamente o texto não tem como objetivo ditar o comportamento de ninguém, e quem leva muito a sério não pode ser uma pessoa muito inteligente xD

      Não vi no texto falando pra menina acordar o namorado pra consolá-la, e sim falando pro cara consolá-la "quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito", o que parece fazer mais sentido do que acordar alguém pra choramingar. E se ambos estão acordados a essa hora no dia que for quem sabe se deveriam estar acordados não seriam eles? ^^'

      "a garota que lê" chorar pelos personagens de livros como se eles fossem reais - pode não fazer sentido pra você, mas tenho certeza de que para muitas leitoras sim. Eu por exemplo sou retardada por algumas séries e personagens ao ponto de não conseguir desassociar personagem de ator.

      O fato da garota ler muito pode influenciar os filhos dela do mesmo modo que o fato da minha mãe ter feito Artes Plásticas e ser professora me influenciou a gostar de desenhar e ler desde pequena.

      Por fim, como você deve ter visto nos créditos, a tradução não é minha.

      Excluir
  9. Tem gente que se identifica, tem gente que não.
    Pena que as pessoas que se identificam não tem coragem de se mostrar quem são, apenas criam polemica anonimamente.

    Amei o post, e tenho muita sorte em namorar uma garota que lê.

    ResponderExcluir
  10. Nossaaa me emocionei.....
    eu quero um namorado que goste de ler buá ;_;

    ResponderExcluir
  11. meu namorado só quer saber de jogar wow ;_; oh god...quando vou conversar sobre livros ele até franze a testa =/ nao tenho sorte...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...