quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Blogs de culinária

Desde que me entendo por gente, sempre gostei de cozinhar. Tenho minha coleçãozinha de livros de receitas e um fichário com várias anotações e recortes, mas embora eu adore ficar folheando, na minha opinião eles servem mais para planejar com antecedência. Quando eu preciso de alguma coisa na hora recorro a internet.

Geralmente eu jogava a receita ou ingrediente no Google mesmo ("oh, se eu não fizer algo com essas maçãs vão acabar estragando..."), mas depois desse post no Dela Rosa eu comecei a ficar mais empolgada a ter alguns blogs e sites favoritos sobre o assunto (até testei uma receita de um dos blogs indicados - embora o resultado não tenha sido dos mais incríveis :~).

Há algumas semanas atrás descobri o Blogs de Culinária e passei boa parte do meu dia (eu diria umas 8 horas? Era final de semana...) visitando todos os links listados na página (quem me segue no twitter deve ter visto eu floodando a timeline com links e comentários a respeito).

Na verdade eu queria fazer esse post já há algum tempo atrás, mas queria conhecer um pouco melhor os blogs antes :) Claro que alguns pontos me levaram a favoritar alguns logo de cara e não apreciar tanto alguns, apesar de ter certeza que também eram blogs bons (mas não me atraem muitas receitas com carne ou frituras, enquanto doces com frutas, fotos claras e bem tiradas e receitas com tomate me conquistam logo de cara ♥)

Reuni aqui 10 dos meus favoritos (talvez eu faça outro post com mais alguns depois? Provavelmente.), espero que gostem :D



A Cozinha Coletiva é um blog de receitas de doces (a maioria das que eu vi com frutas, yay!), só por isso é um caso de amor a primeira vista *-* As fotos também são lindas (foodporn, anyone?), é realmente muito simpático e gostoso de ver.

Minhas favoritas:
Torta rústica de morangos
Strawberry lover's pie
Strawberry daiquiri mini pies
Juro pra vocês que o fato de todas elas terem morangos foi mera coincidência!



O Cantinho Vegetariano não é só um blog de receitas, mas também possui notícias, artigos, vídeos, indicações de livros e filmes. As receitas são veganas, ou seja, além de não ter carne são livres de derivados de animais como ovos e laticínios.

Minhas favoritas:
Couve-flor assada com molho de tahine
Sopa de tomates assados
Bruschetta de ratatouille



Esse blog é um charme! Coco & Baunilha é um daqueles blogs que você tem vontade de ficar olhando e olhando por horas e salvando tudo. As fotos são das mais lindas, tudo muito romântico ♥
É um blog doce (a maioria das receitas com frutas yaaay :D), mas achei uma ou outra receita salgada perdida por aí nos arquivos mais antigos.

Minhas favoritas:
Muffins de morangos recheados com curd de morangos
Cheesecake de chocolate branco e morango
Cake mármore de morango e baunilha
Também foi coincidência só ter escolhido receitas com morango aqui... :T



Adoro o visual retrô do Cozinha Pequena, um blog feito por três amigos :3 Gosto muito da sessão "100 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam", com receitas para fazer junto com os pequenos. Ainda falta muito pra eu ter os meus, mas sou daquelas que gostam de ficar sonhando com o futuro, assim fico pensando no tipo de coisas que vou ensinar para meus filhos (com certeza vou incentivar a aprenderem a cozinhar) e até fico escolhendo livros que compraria para ler para eles.

Minhas favoritas:
Salada de morango e tomates
Suflê gelado de morangos
Delícia de uva

Tá, eu tentei não por só coisa com morango, então escolhi uma sobremesa de uva, que é a fruta favorita do Charles (por coincidência, é uma receita de Dia dos Namorados ♥) e qual foi minha surpresa quando abri o link e tinha morangos na decoração das taças? xD Não tem jeito não, gente... se eu não vou até os morangos eles vem até mim!



O Figos & Funghis em geral apresenta receitas bem leves e com cara de saudável, o que eu gosto bastante, mas também tem uma ou outra receita mais gordinha :3 As receitas são relativamente simples, bem boas pro dia-a-dia (mas com cara de especial), e os pratos tem todos uma aparência ótima (as fotos são lindas).

Minhas favoritas:
Tomates recheados com queijo branco e brócolis
Mini quiche de cogumelos e iogurte
Torta caprese de liquidificador



Quando vi o nome do blog achei que era uma elfa com um blog de culinária (sorry, Tolkientard aqui, não posso evitar as associações), mas quando abri o Nárwen's Cuisine as fotos (e o fundo delas) não eliminaram minhas suspeitas.
As receitas são variadas, doces e salgadas, mas evidentemente as doces são minhas favoritas :3

Minhas favoritas:
Scones de amêndoa e morango
Pão-de-ló de morangos
Berry Cake



Panelaterapia é mais um blog que não fica apenas nas receitas. Minhas receitas favoritas são as doces (chocante, né?) e as sem carne, mas eu fico louca mesmo é com sessão de objetos para cozinha e a Plantando em casa *-* A Tatiana é uma simpatia e isso transparece em cada post!

Minhas favoritas:
Torta rabanada (sou louca por rabanada, preciso experimentar isso!)
Suflê de espinafre
Clafoutis de morangos



O Pitadinha é uma fofura de blog, começando pelo layout, com carinha de lápis aquarelável (adoro) ♥ O blog da Juliana é uma delícia de ler, ela tem um humor adorável que me faz querer que os posts sejam mais longos...

Minhas favoritas:
Chandelle caseiro
Escondidinho de kani
Nhoque de ricota



Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar foi um blog que me chamou a atenção logo de cara pelo nome. Logo que comecei a ver o Blogs de Culinária me deparei com essa entrevisa com a Sandra Reis, onde pude conhecer um pouquinho mais da autora do blog. Ela chega até a mencionar que embora ela seja vegetariana, o blog não é só vegetarianos e foi onde pensei: "eba, perfeito pra mim". Perfeito não só pra mim, mas pra todo mundo que curte comida gostosa e saudável :)

Minhas favoritas:
Crumble de morangos com chocolate
Crepes de espinafre com recheio de shimeji ao molho de queijo
Gazpacho



Mais um blog (predominantemente) de doces :D Technicolor Kitchen. Um blog bem clean com uma autora que aparentemente adora crumbles :3 Gente, ela tem uma biblioteca de livros de receita de dar inveja, fiquei louca querendo *-*

Minhas favoritas:
Biscoitos de manteiga de amendoim com recheio de chocolate ao leite
Crostata de morango
Cupcakes de chocolate branco com cobertura de morango


Gostaria de fazer uma última observação: embora todos eles tenham receitas deliciosas e fotos atraentes o que eu realmente mais gostei na maioria dos blogs foram os textinhos que precedem cada receita (não é tipo: "Oi, tudo bom? Tomem uma receita!"), eles sempre falam um pouco da receita em si e muitas vezes de experiências e lembranças, alguns falam um pouquinho da vida, e isso tudo torna as visitas mais prazerosas e faz com que a gente se sinta mais próximos de quem escreve, sabe? Gosto muito disso ♥

Enfim, essas são minhas indicações de blogs culinários. Espero que tenham gostado tanto quanto eu gostei de fazer esse post (que confesso que deu um bocado de trabalho).

35 comentários:

  1. Super post...simplesmente amei!*-*
    Ultimamente estou precisando de receitas e adorei vários dos blogs indicados.
    Tem dias que é legal ver alguma ideia diferente pra preparar algo novo e surpreender quem a gente ama!
    Bjs e boa semana!
    http://lekahernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso as receitas seriam mais pra mim mesmo porque eu e a pessoa que eu amo não temos gostos muito parecidos em se tratando de comida (pelo menos salgadas) :~ De qualquer maneira é sempre bom variar ^^

      Excluir
  2. Melhor post, melhor! Quando você estava tuitando alguns blogs eu estava favoritando todos também. askjdhksajhdkahfa Blog de culinária é simplesmente o melhor tipo de blog ♥

    ResponderExcluir
  3. Não sei cozinhar muito bem, mas adoro ficar olhando sites com receitas. Também amo fazer doces! São as coisas mais divertidas de cozinhar pra mim.
    Gosto desses sites que mostram receitas saudáveis, muito úteis rsrsr.
    Muito boa a tua lista, vou dar uma olhada em cada blog.

    PS: Também achei que o Narwen's tivesse alguma coisa a ver com elfos. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cozinhar é questão de prática :3
      E acabou que eu estava certa sobre ter a ver com Tolkien xD

      Excluir
  4. Adoro cozinhar!! Acho super divertido, mas gosto mais de fazer doces, me vão mil vezes melhor que salgados ou pratos principais!

    Adoreeei as dicas de blogs, sempre estou buscando coisas que muitas vezes nem acho!!

    XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto mais de fazer doces também, mas quero me aperfeiçoar nos salgados (ficam gostosos, mas não tão bonitos :/)

      Excluir
  5. Olá...
    Sou a Nárwen do blog, Nárwen's Cuisine e gostaria de agradecer o comentário no meu blog e a "distinção" aqui no seu cantinho. Fiquei muito contente com ambas.
    Realmente o nome do meu blog têm a influência de Tolkien, pois sou amante dos seus livros...e, sim, tendo dar sempre um ar natural ás fotografias, tentando sempre colocar natureza em volta. Acho que você foi das primeiras pessoas a perceber isso...

    Muitos beijinhos e aguardo por si no meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá /o/
      Imagina, seu blog é lindo, fico feliz que tenha gostado ^^ Obrigada também pela visita na minha página no facebook <3

      Excluir
  6. Seguir blogs de culinária é uma ideia adorável!!!

    Eu tenho alguns blogs de artesanato, mas de culinária nenhum.


    E eu realmente adoro cozinhar!!!

    Adorei suas sugestões de blogs.

    Vou conferir todos eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o contrário, tenho vários de culinária e nenhum de artesanato ^^" No máximo procuro gráficos de ponto cruz na internet :~

      Excluir
  7. Waaa vou futucar tooodos *^*
    Sou muito noob na cozinha ainda, e tô doida atrás de coisas adoraveis. E sobre ter essa entrada de post mais próxima em vez daquela coisa mecânica é legal. Os ultimos sites de culinaria que entrei, realmente, eles jogavam a receita lá e ponto. Não que não fossem bons, mas depois eu não me sinto puxada a voltar. Acabo procurando por receita ou ingrediente e o que aparecer, apareceu u.u
    Adorei os blogs, assim que tiver um tempinho extra eu vou olhar eles melhor *^*
    Beijos S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos sites de culinária é assim mesmo, mas os blogs acho legal ser um pouquinho mais pessoal :)

      Excluir
  8. obrigada, ichigo! é um grande incentivo pra aprender a cozinhar. ;_;
    desses eu conhecia apenas o óbvio, que é o cantinho vegetariano. eu não costumo procurar coisas a respeito, mas fico doida com o que aparece no meu dashboard do tumblr, cada coisa mágica... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico admirando as comidas nos sites tipo tumblr e weheartit, mas fico muito frustrada quando só tem a foto e só me resta imaginar como se faz :~

      Excluir
  9. AAAh que máximo *-*
    Adoro me aventurar na cozinha, e normalmente me dou bem e fico toda feliz por isso *-*
    Agora vou ficar horas olhando esses blogs ok? Beeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico toda feliz quando algo que eu faço pela primeira vez dá certo xD
      Espero que goste deles tanto quanto eu /o/

      Excluir
  10. Obrigada pela indicação carinhosa Ichigo. Seu post ficou super fofo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina :33 Eu é que agradeço por ter compartilhado o post na sua página do facebook :)

      Excluir
  11. Visita o http://www.lacucinetta.com.br/, é um blog super bacana, foi um dos primeiros que comecei a seguir.

    ResponderExcluir
  12. Ichigo querida, que honra estar entre os seus favoritos e ter você sempre por perto lá no Caldeirão.
    Esse seu blog é lindo, caprichado e saiba que muito me deixa feliz que você não só tenha me citado, mas esse comentário que gosta dos textos que precedem as receitas. Isso é tudo o que quero passar para meus leitores e colegas blogueiros, que não somos robôs, que temos carinho e amor ao que fazemos.
    Sucesso e um grande beijo.
    Mais uma vez obrigada
    Sandra Reis

    ResponderExcluir
  13. Eu conheço muitas dessas cozinhas aí e realmente são deliciosas :)

    Um Beijos e parabéns pelo blog, achei muito fofo e adorei

    ResponderExcluir
  14. Oi!! Cheguei no seu blog através do blog figus & funguis que compartilhou este seu post.

    Adorei a sua indicação...alguns blogs eu não conhecia e já vou fuxicar.

    Um dos blogs de doce que mais amo e já fiz boa parte das receitas é o chocolatria. Se não conhece dê um pulo lá. Vale muito a pena.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda!

      Foi muita gentileza da Fabiana compartilhar o post na página, fiquei muito feliz :)

      Ainda não conhecia ainda o Chocolatria, obrigada pela indicação!

      Excluir
  15. vim conhecer seu blog e estou encantada!! tb curto todos os blogs que recomendou! adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita! Fico feliz que tenha gostado ^^

      Excluir
  16. Ichigo, muito obrigado por citar A Cozinha Coletiva na sua lista de indicações! Fiquei super feliz por vc recomendá-lo e por me ver junto de outros blogs que super admiro!

    Obrigado mesmo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem de que, Richie, seu blog é uma graça e não tinha como não indicar <3

      Excluir
  17. Parece tudo uma delicia!

    Eu sempre gostei desde criança de assar bolos de chocolate.
    Depois de lolita passei adorar a fazer doces. Porque fiquei com vontade de testar outros sabores depois que vi as lolitas na cozinha ahahaha
    Me descobri no maçã com canela.
    Não sou super na cozinha. Sou só uma iniciante. Mas fica tudo gostoso :3

    ResponderExcluir
  18. Te acompanhei no Twitter e vim conferir porque né <3 cara, salvei RIOS de receitas HUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUHAU

    'brigadaaa <3

    ResponderExcluir
  19. Amei os blogs, foram super úteis para mim *-*
    Adoro seu blog

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...