segunda-feira, 28 de março de 2011

A Lesson in Lolita 5: Sobre anáguas

Konnichiwa a todos!

Para esta quinta lição em Lolita, eu devo observar a parte interna que faz um outfit Lolita "funcionar", mais do que os esplendores externos como nós fizemos nas lições anteriores.

Então o que pode ser encontrado escondido debaixo de um vestido Lolita? Algo sem o qual não se conseguiria criar uma distinta silhueta feminina. Esse é o mais básico dos básicos quando se trata de uma roupa de baixo Lolita – sim, você entendeu; a anágua.

O formato volumoso e redondo da saia é o que simboliza a moda Lolita – ele é o formato que é reminiscente do outfit dos sonhos de toda garota; o vestido de princesa. Você encontrará muitos itens Lolita com uma densa camada de tule costurada por dentro de uma saia, ou vestidos com uma simples revestimento de anágua. Tais itens estão disponíveis precisamente por causa da silhueta redonda da saia ser uma aspecto indispensável do look Lolita.

De qualquer forma, todos têm suas próprias preferências e ideais estéticos quando se trata de anáguas. Algumas podem dizer, "Sem uma anágua, você não é uma lolita", enquanto outras pessoas preferem não colocar muito volume na saia ou podem até mesmo excluir a anágua completamente. Eu penso que é melhor dar uma olhada nas informações disponíveis sobre a anágua, a fim de encontrar o seu próprio estilo e ter uma idéia de como exatamente usar este item adorável.



Material e cor

Os materiais para a anágua podem ser categoricamente divididas entre materiais rijos como tule ou nylon puro, e materiais macios como organdy ou chiffon. Materiais rijos são ideais para modelar saias feitas de tecido pesado, que são geralmente vistos durante o inverno, enquanto panniers macios são ótimos para aqueles que preferem uma sensação mais delicada e são recomendados para lolitas iniciantes.

As variações de cor são similares ao que é disponível para as blusas, principalmente branco, preto ou creme. Você pode escolher uma cor que combine com as saias que você usa com mais freqüência, mas se você está em dúvida sobre qual cor seria melhor para você, eu recomendaria branco. Preto e outros panniers coloridos podem aparecer através de saias de cores claras, enquanto panniers brancos são adequados para ambas, vestimentas em cores claras e escuras.


Comprimento e formato

O comprimento e o formato das saias e vestidos que você usa com mais frqüência podem ser usados como linhas-guia quando você está escolhendo uma anágua. "5cm mais curto que a saia" é a medida padrão de uma anágua. Se a sua anágua é curta demais em comparação à saia, ela pode parecer deformado. Revelar um pouco com anágua por debaixo da saia com bainha rendada bastante decorada pode ser charmoso também.

Com relação ao formato, com saias pesadas com muitos adornos em volta da cintura, escolha uma anágua igualmente volumosa para complementá-la. Por outro lado, saias que são retas em volta dos quadris mas ostentosas na bainha parecem melhores com uma anágua em formato de "A" ou anáguas com menos volume. Há uma vasta fileira de formatos disponíveis, tais como aqueles com volume na parte de trás num estilo bustle (formato da saia vitoriana, bem volumoso atrás) ou modelos longos para saias longas. Para a sua primeira compra de anágua, por que não escolher um modelo padrão, e lentamente aumentar o seu inventário conforme aumentar a necessidade?

Também há anáguas que você pode usar como uma saia por si só por cima de um par de leggings. De qualquer forma, esta lição trata de anáguas como roupa de baixo, então eu irei evitar expandir esse assunto dessa vez.


O Volume

O volume de sua saia depende de seus gostos individuais, embora como padrão, super sweet amalolis (amai = "doce" em Japonês) coloquem o maior volume possível embaixo da saia, enquanto elegant e classical lolitas mantem o volume no mínimo.

Aparentemente fãs de saias grandes e estrondosas estão constantemente em uma missão para encontrar a "maior, mais cheia anágua". Com itens sweet lolita, uma certa quantidade de volume definitivamente combina muito melhor com o look. Se você sente que você não tem volume o suficiente, ou se você quer um look super luxuoso, usar duas ou mais anáguas é uma opção. Lolitas baixinhas podem se beneficiar pelo uso de anáguas para diminuir o comprimento de uma saia.

Se você está um pouco relutante sobre se tornar muito "cheia", comece com uma anágua feita de material macio e leve ou um modelo com menos volume. Mais importante, tenha cuidado para não exagerar, como algumas lolitas costumam fazer quando elas começam a se cansar da anágua com volume padrão e procuram fazer suas saias maiores e maiores (como qualquer coisa, demais de uma coisa boa pode acabar em um desastre da moda. Algumas vezes menos é mais!).

Anáguas não são necessárias para itens como saias pregueadas que tenham um formato reto. E se você sentir que um item pode parecer melhor sem uma anágua, apenas confie nos seus instintos e use o que você achar que ficará melhor. Quando você quer investir em um estilo casual, omitir a anágua pode te dar um visual mais natural.


Seja estilosa, mas tenha consideração pelos outros

Quando sair do banheiro, arrume (o formato de) sua saia imaculadamente. Você não quer andar por aí com a bainha da sua saia presa ou exibindo a anágua. E sempre se lembre de ser cortês com os outros, especialmente em espaços fechados. Em alguma situações é aconselhável se abster de certas coisas, como pegar um assento no ônibus ou trem onde sua saia pode espalhar-se pelo assento próximo ao seu. Em lugares lotados como shows ou parques temáticos, usar uma anágua com um volume modesto ou definitivamente não usar um pode ser mais garantido e também mais seguro.


Anáguas não são "para a vida"

Com todas as anáguas, é um fato infeliz que quanto mais você o use, mais ele perde sua rigidez, e portanto seu volume. Há muitas dicas trocadas entre lolitas sobre como manter uma anágua armada pelo maior tempo possível, e parece que a chave é minimizar a pressão aplicada à anágua todas as vezes. Para anáguas feitas de material que dobram facilmente, dobre apenas uma vez (se você precisar) quando for guardar. Se sua anágua atingiu um estado danificado além dos reparos, é hora de substituí-la por uma nova. Talvez você possa usar as anáguas mais velhas para outfits casuais que requerem menos volume, ou com outra anágua para adicionar um volume extra.



Embora anáguas não sejam vistas, e geralmente completamente escondidas por debaixo de sua saia, este item miraculoso é a chave para fazer o visual como um todo funcionar. Então gaste um tempo para escolher uma que seja de alta qualidade, e uma que combine com seu estilo individual. Sua anágua acrescentará uma mágica extra ao seu lindo outfit lolita. Até a próxima!


Créditos:
Original:
On Panniers
Tradução: Ichigo.
Artigo postado originalmente na comunidade brasileira do LJ.

7 comentários:

  1. As lessons estão sendo muito úteis para meu "aprendizado" lolita, pois mesmo as vezes passando um bom tempo vendo fotos de revistas e etc há detalhes que aparentemente pequenos ou não vistos como a anágua fazem toda a diferença.
    Obg Ichigo, estou ficando mais confiante para um futuro outfit. Estou até me irritando com a demora, mas prefiro esperar um pouco e acertar mais ^^

    ResponderExcluir
  2. Ah..muito lega essa lesson!
    Eu estou na briga da anagua!Está muito dificil para conseguir uma anagua com um volume legal!
    Infelizmente a minha anagua "velha de guerra" já está ficando mais murcha....

    Sobre o que você falou em guardar as anaguas, eu costumo guardar a minha em uma sacola de pano que eu fiz, sem dobrar pendurada em um cabide, assim eu acho que estou garantodo a durabilidade dela!
    bjus!

    ResponderExcluir
  3. Texto super útil, eu ainda preciso de uma anágua decente >.<

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas sobre anágua! Preciso comprar anáguas novas!

    ResponderExcluir
  5. PS: Queria esperimentar anáguas de materiais mais macios.

    ResponderExcluir
  6. Adoreiiiii!!!
    Beijo beijo

    Chloe Smith
    vintage-memoirs.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa você não sabe o quanto eu procurei por um post que falasse sobre anáguas
    eu tava muito confusa pra escolher uma nova pra mim e agora já sei bem como será minha próxima anágua <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...