quinta-feira, 31 de março de 2011

Adicionando elegância ao Gothic Lolita

Muitas pessoas consideram Gothic Lolita qualquer Lolita vestindo preto, mas na minha opinião, Gothic Lolita precisa ser um pouco mais... bem, Gótico. Eu penso que se você puder substituir as partes pretas de um vestido por um tecido rosa de morangos, e trocar todos os acessórios pretos por brancos e o conjunto acabar se tornando um Sweet Lolita perfeito, quer dizer que já tinha muito pouco de Gothic Lolita para começar. Mas não me entenda mal, eu adoro Kuro Lolita e Sweet Lolita em preto, só que eu nunca chamaria nenhum dos dois de Gothic Lolita. Então, por que a maioria dos looks Lolita em preto acabam sendo classificados como Gothic Lolita só porque não estão cobertos de pôneis cor-de-rosa? Talvez seja um simples consenso geral, ou talvez seja porque nem todo mundo conhece bem os estilos Góticos fora do mundo da moda japonesa, e qualquer gótico que valha o lápis de olho que usa lhe dirá: "Só porque é preto, não quer dizer que seja Gótico, mas góticos também não usam apenas preto". Então, neste artigo, que mostrará mais minha opinião pessoal do que "lei Lolita", meu objetivo é dar algumas dicas de como fazer combinações Gothic Lolita que tenham realmente algo de Gótico.


O que torna um conjunto Gothic Lolita, já que não é só a cor preta?

Várias coisas podem fazer com que um look possa ser considerado Gothic Lolita, e algumas delas são bem difíceis de identificar, já que Gothic Lolita tende a ser uma das subdivisões mais dinâmicas e variadas de Lolita, às vezes se mesclando com o Classic, Punk, ou outros estilos japoneses fora de Lolita. Se eu fosse tentar descrever exatamente o que torna este sub-estilo diferente, eu diria que é o clima do visual. Um bom Gothic Lolita consegue ser melancólico, elegante, misterioso e até mesmo um pouco macabro, tudo ao mesmo tempo. Para detalhar melhor, aqui vai uma prática lista em tópicos!

Motivos: Cruzes são o motivo mais comum em Gothic Lolita, mas candelabros, coroas, teias de aranha, caixões, morcegos, flores e praticamente qualquer outra coisa que for tipicamente gótica podem ser usadas em looks Gothic Lolita, só que de forma mais elegante do que aparece em outros estilos. Você deve concordar que uma caveira rosa-neon flamejante ou uma mulher nua montada em um crucifixo não combinam com Gothic Lolita, mas estampas assim aparecem bastante em roupas Punk japonesas. Por outro lado, também não se vê motivos egípcios em Gothic Lolita com a frequência que aparecem no Gótico ocidental. Então sinto muito, mas vamos ter que deixar nossos pingentes de ankh para trás :(

Tecidos: Um conjunto Gothic Lolita totalmente preto geralmente se utilizará de texturas para se diferenciar dos outros estilos de Lolita. Geralmente se vê muito mais jacquard, brocado, sobreposições de tule ou renda, cetim de boa qualidade e veludo em Gothic Lolita que em qualquer outro sub-estilo.

Detalhes: Vestidos Gothic Lolita não costumam utilizar estampas ou fileiras de rendas tanto quanto outros estilos. Com frequência você verá elementos de metal como ilhoses e colchetes utilizados como decoração funcional. Detalhes "desgastados", como bainhas sem acabamento, rasgos e buracos cuidadosamente planejados, estampas sobrepostas, entre outros, também são podem ser encontradas. Marcas como Alice Auaa e h.NAOTO apresentam bons exemplos de peças góticas com esse tipo de tratamento. Os decotes em Gothic Lolita podem ser um pouco mais abertos que em outros estilos, o decote quadrado sendo bastante popular no estilo Gótico. Com "decotes mais abertos", eu não quero dizer que você pode deixar metade dos seus peitos à mostra, isto ainda é inaceitável.

Acessórios: A escolha dos acessórios pode muitas vezes ser a diferença-chave entre Kuro Lolita e Gothic Lolita. Em Gothic Lolita, raramente se usam laços como acessório de cabeça, sendo escolhas mais populares os corsages [pequenos arranjos de flores artificiais], assim como bonnets em estilo Vitoriano. Mini-cartolas também são vistas com uma certa frequência (usadas corretamente, e não direto da banca de 50 centavos da lojinha de artesanato), mas não são uma escolha muito popular porque tendem a ficar com uma aparência bem ridícula se usadas de forma errada. Jóias em estilo Vitoriano também são uma ótima escolha: gargantilhas de contas, por exemplo, combinam muito bem com decotes quadrados, e são uma ds combinações mais elegantes em Gothic Lolita. Luvas, sejam curtas ou longas, também são vistas com mais frequência. As bolsas raramente têm formatos de bichinhos ou outras coisas fofas, e geralmente são pretas e simples - ou às vezes com formatos como de morcego ou caixão.

Sapatos e Meias: Meias abaixo do joelho raramente são vistas em Gothic Lolita, porque tornam o visual muito mais infantil. Em vez delas, meias logo acima do joelho estão mais presentes, ou simplesmente meias-calças opacas. Meias-calças de renda preta também são bastante populares, assim como estampas mais inusitadas como losangos, listras, e até mesmo meias rasgadas. O clássico sapato boneca de plataforma, às vezes com várias fivelas subindo pelos tornozelos, é muito usado com Gothic Lolita, mas também podem ser vistas botas ou mesmo sapatos de salto com bicos um pouco mais finos. O único tipo de sapato que tende a ficar meio estranho com Gothic Lolita são os mais engraçadinhos e com saltos baixos, como Tea Party Shoes.

Cabelo e Maquiagem: O cabelo e a maquiagem para Gothic Lolita costumam ser muito parecidos com os de outros estilos. A maquiagem continua sendo bem leve, com talvez uma sombra esfumaçada e lábios suavemente coloridos. O cabelo também é tratado de forma parecida, mas é usado solto com mais frequência. Maria-chiquinhas, sejam trançadas ou com volumosos cachos fixados a spray, não são muito usadas porque, assim como meias abaixo do joelho, costumam ficar com uma aparência infantil demais para Gothic Lolita.

Eu desencavei minhas Gothic & Lolita Bibles e outras revistas sobre Lolita e selecionei algumas fotos de Gothic Lolitas (o melhor lugar para encontrá-las é nos street snaps!) Estas, na minha opinião pessoal, são exemplos muito bons de Gothic Lolita.



Outras cores em Gothic Lolita

Nos exemplos acima, você deve ter reparado que a maioria das combinações eram completamente pretas, ou em preto e branco. Mesmo que estas sejam as cores mais comuns em Gothic Lolita, há muitas outras cores para escolher. Profundos "tons de jóias" [cores como vermelho-rubi, azul-turquesa, etc] são favoritos, e azul é possivelmente a cor mais comum; mas vinho, dourado, e até verdes e roxos também aparecem. Quando utilizar cores em Gothic Lolita, você precisa ter cuidado para que a combinação não acabe entrando no território do Classic Lolita, o que às vezes pode acontecer.




Lolita em preto-e-branco VS Gothic Lolita

Preto e branco parece ser o esquema de cores "tradicional" para Gothic Lolita, às vezes até mais que o preto total! Mas não é por isso que qualquer combinação Lolita em preto-e-branco deveria ser chamada Gothic Lolita. Tome como exemplo os dois looks acima: tirando o esquema de cores, eles não são nada parecidos. O vestido da esquerda não passaria no teste do "rosa-bebê e morangos", porque ele se tornaria um Sweet Lolita perfeito. O vestido da esquerda ficaria muito estranho se fosse feito em uma estampa de morangos. Para deixar as diferenças mais claras, aqui vai uma análise das duas combinações por partes [a palavra "sweet" aparece entre aspas abaixo porque a autora dá a entender que é "puxado para o sweet", não sendo uma combinação Sweet Lolita no sentido mais estrito]:

Material: O vestido "sweet" à esquerda é feito de algodão liso, enquanto o vestido "gothic" é feito em um tecido texturizado como jacquard ou brocado.

Detalhes: O vestido "sweet" é definitivamente muito mais decorado que o "gothic". Ele tem várias fileiras de renda, enquanto o "gothic" tem renda apenas na barra da saia. E, mesmo que os dois vestidos possam ser parecidos à primeira vista, o "sweet" é um JSK coberto de babados de renda branca na área do peito, enquanto o "gothic" é um JSK com decote abaixo do busto ou até mesmo uma saia de cintura alta. Ambos dão o mesmo efeito, uma área branca na parte do peito, mas de formas completamente diferentes.

Mangas: A combinação "sweet" tem mangas curtas e bufantes, enquanto a combinação "gothic" usa mangas longas. Mesmo que, obviamente, ambos os comprimentos de manga sejam encontrados tanto em um estilo quanto no outro, mangas curtas tendem a tornar o visual muito mais doce que mangas longas.

Enfeite de cabeça: O look "sweet" usa um headdress quadrado, enquanto o look "gothic" usa um enfeite com flores e uma espécie de véu.

Cabelo e maquiagem: A menina de "sweet" está usando maquiagem bem neutra (ou talvez até nenhuma) e um par de delicadas tranças, enquanto a que está de "gothic" usa maquiagem um pouco mais carregada (sombra escura esfumaçada e lábios pintados), e o cabelo, bem longo e liso, é usado solto.

Meias: A combinação "sweet" utiliza um par de meias brancas com um desenho de tiras entrecruzadas que tem um aspecto bem infantil. Já a combinação "gothic" usa meias pretas opacas, que a fazem parecer muio mais madura.

Sapatos: A princípio, os sapatos de ambas parecem muito similares, ambos são de plataforma! Mas, prestando mais atenção, a combinação "sweet" apresenta um par de plataformas simples e sem variação de altura, enquanto no conjunto "gothic" vemos sapatos com plataformas e salto, com várias fivelas e até fitas amarradas.

Então quer dizer que para ser Gothic Lolita devo usar apenas Moitié, Atelier Pierrot ou Antique Beast? Essas marcas são praticamente impossíveis de encontrar e custam um dinheirão!
Claro que não! É certo que muitos vestidos Gothic Lolita são criados especificamente para o estilo, assim como muitos vestidos Sweet Lolita também não são usáveis para outros estilos, mas você pode fazer um ótimo look Gothic Lolita com um simples JSK preto de algodão. Geralmente é só uma questão de escolher os acessórios certos.


Kuro Lolita VS. Gothic Lolita


À esquerda vemos um conjunto Kuro Lolita, e à direita um Gothic Lolita usando o mesmo vestido. Com acessórios diferentes e uma blusa interessante, ele pode facilmente se tornar algo bastante Gothic. A combinação Kuro Lolita à esquerda é também um bom exemplo de como um vestido pode ser preto mas não necessariamente Gothic Lolita.


Créditos:
Original:
Adding Elegance To Gothic Lolita - F*** Yeah Lolita
Tradução: Juli Pegas
Tradução originalmente postada na comunidade brasileira do LiveJournal.

13 comentários:

  1. mas como diferenciar o kuro do gothic? por que se colocar "kuro lolita" no google (um exemplo) vai aparecer um monte de gothic!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KUro é essencialmente uma subdivisão do Sweet, pode-se notar isso pela quantidade de laços e babados. Mas por causa do uso do preto, muita gente confunde com Gothic.

      Excluir
  2. Woonnt! adoro o estilo Lolita!
    mas não tinha visto a gothic ainda, gostei =)
    Bjos*

    http://www.marcellagiroldo.com/

    ResponderExcluir
  3. amei seu layout novo! ficou muito fofo, principalmente a imagem do topo!
    amo preto mas não gosto muito de vestir gothic... acho que isso também serve para exemplificar que nem tudo de preto é gothic, né?

    ResponderExcluir
  4. Um artigo realmente muito válido, caiu do céu pra mim *---* Apesar da minha vibe mais sweet, minha subdivisão favorita é o gothic, e sinto um pouco de dificuldade de coordenar preto e vermelho sem infantilizar demais o visual >_< Vou tentar me orientar melhor seguindo essas dicas, adorei :D

    ResponderExcluir
  5. zjchzxvcvzx obrigada! xD

    O ruim de tecido no Etsy é q além de caros eles vendem um tamanho escroto que ñ dá pra fazer mta coisa DD:

    E juro q meu cabelo combinando c a roupa é sem querer, é a tinta q eu sobrou + o jumper pq é bonito xDDD

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, adoro esses posts bem explicados! Gothic Lolita é o estilo que eu mais gosto (apesar de também adorora Punk e Classical). Acho muito lindo, sem falar que adoro preto :D

    ResponderExcluir
  7. Apesar de eu não gostar tanto assim do gotic lolita, confesso que amei alguns dos looks que vi no post rs
    Ahh e muito obrigado pelas fontes das imagens, vou baixar a revista ^^
    kissus

    ResponderExcluir
  8. Tava lendo minha GLB 2 americana, e o Mana disse que gosta de rosas azuis porque azul lembra morte (?) eis que azul também é uma cor gothic né? Assim, devido aos trocentos subestilos de Lolita que tem "surgido" ultimamente, pra não errar num estido Gothic Lolita, eu me baearia no Mana mesmo, e na sua grife Moi meme moitie.

    Sabe uma coisa que me empaca? Penteados. Faz um post sobre penteados depois? *o*

    ResponderExcluir
  9. AMEI este post! E adorei as fotos de gothic em outras cores, de verdade. Ah, e meus olhinhos agradecem com este novo template XD, o rosinha era muito clarinho

    ResponderExcluir
  10. @ Marie Anne
    No post mesmo tem uma comparação COM IMAGENS das diferenças de kuro e gothic o_u Sério que ainda assim não dá pra ver as diferenças?

    ResponderExcluir
  11. Por incrível que pareça, perdi de ler esse artigo na época em que foi postado!! ¬¬

    Como ando às rondas de um outfit potencialmente gothic, esse post, associado ao principal "Gothic lolita", que vemos ao clicar "subestilos", me ajudou muuuuito!

    Não prestava muita atenção ao gothic, mas acho que vou começar a pensar nele com mais carinho daqui para frente!! ^^

    Obrigada pelo excelente material, Ichigo!!

    ResponderExcluir
  12. ola adorei o blog
    gostaria de saber onde posso encontra
    as roupas do estilo Gothic Lolita.bjus ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...