terça-feira, 1 de março de 2011

Eu não preciso de amigos!


Enquanto a primavera passa, o problema que sempre surge é: "Eu não tenho nenhum amigo. O que devo fazer?". Em abril as turmas mudam e o ambiente fica diferente, então com aquele olhar distraído no seu rosto, antes que se dê conta, as pessoas que você não conheceu formaram seus próprios grupos. Sem nem se dar conta, você acabou sozinho. Quando o Verão se aproxima, você está quase livre desse problema porque você esteve junto dos seus amigos nas animadas férias de verão, mas mesmo nessa estação há aqueles que não conseguem fazer amigos.

Essas pessoas podem apenas desistir. Continue vivendo sozinho, com força. Jovens moças não precisam de amigos. Jovens moças são seres sublimes e isolados. O comportamento típico dos heróis dos meninos é formar um grupo... Tom Sawyer e Huckleberry, Getter Robo era composto de três pessoas, e mesmo o romance "Two Years Holliday" de Julio Verne tinha que ter quinze rapazes nele, nenhum dos quis independente. Mas meninas são diferentes. Alice teve sua aventura maravilhosa sozinha. Quando Anju e Zushiou foram raptadas por Sansho Dayu, Anju permaneceu lá sozinha e permitiu que seu irmãozinho escapasse. Tem também Meg-chan: "Dizem que ela é uma pessoa que pode fazer qualquer coisa, a pequena bruxa Meg é solitária", é como a música segue.

Jovens moças têm uma existência absoluta. "Absoluto", nesse caso, quer dizer que elas não podem ser comparadas a nada mais; já que há a exclusividade, não precisam de amigos. Do mesmo jeito que Ken-san de um filme de yakuza, jovens moças estão esplendidamente sós. "Mas se eu apenas abrisse meu coração, poderia fazer amigos", dizem, mas você não pode abrir seu coração para estranhos sem que ele seja desperdiçado. Uma moça jovem é como uma brilhante jóia e seria pouco recomendado permitir que as pessoas vissem isso. Mesmo o trabalho em vidro mais frágil se tocado, possui um escudo forte protegendo-o. Por trás dessa disposição fria e segura, talvez de algum lugar distante alguém vá observar e se perguntar: que bela e tristonha garotinha. Mas esse tipo de bajulação é desnecessário. Você também deve se sentir bem se disserem: "Que criança arrogante" ou "Que criança melancólica". Se quiser fazer amigos porque não agüenta comer seu lanche só, tenha consciência do quão estúpido isso soa. Como a bela aristocrata "Butterfly Wife" Ruyzaki Reiko, de "Ace wo Nerae!", solidão é sempre o aliado de uma rainha. Quanto a mim, meus únicos amigos são minha TV e meu vaso de planta.


Créditos:
Original:
Soleilnuit, por Novala Takemoto
Tradução do japonês para o inglês: Curi
Tradução do inglês para o português: Sra. Fujiwara


Meus comentários sobre o artigo: Como muitos sabem, eu amo o Novala ;-; Acho esse texto lindo demais e quando ele foi postado, em 2008, na falecida comunidade Gothic Lolita, algumas pessoas não interpretaram bem: o que o Novala quer dizer não é "viva sozinha e será mais feliz", é mais algo do tipo "não há motivos para não ser feliz, mesmo sendo sozinha". Não é um incentivo à solidão, mas um consolo às pessoas solitárias. Acho simplesmente adorável ♥

19 comentários:

  1. Eu até gostei, algumas vezes me sinto solitária e esse texto me fez pensar na solidão de outra forma...

    ResponderExcluir
  2. Mesmo eu sendo garoto, eu gostei bastante do texto e estou mais confiante por intensificar a idéia de não precisar de amigos para ser feliz!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito lindo esse texto...Me identifiquei bastante..

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, ando passando por uma fase bem solitária ._.

    ResponderExcluir
  5. Eu achei o texto lindo e de uma sensibilidade notavel.
    Só quem sente na pele a situação pode entende-lo. Pessoas que tem consigo o dom da solidão, não são todas, pois nem todas são fortes o bastante.
    São ciclos e isso não se escolhe apesar de existirem tantos livros de auto-ajuda que dizem o contrário.

    ResponderExcluir
  6. Um texto muito bonito!! Até me identifiquei, uma vez que na faculdade essa meio que se tornou minha realidade. Mas sinceramente acho que viver sozinho é um disperdício, disperdício de experiências e de muitas alegrias que vc poderia compartilhar com aqueles poucos verdadeiros amigos. Enfim, só minha opinião ^^

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente AMO esse texto!
    Pelo menos para mim ele não é "viva sozinha" mas sim "saiba viver" pois , não sei quem criou que uma vida bem vivida é só aquela em que vc tem milhares de amigos, afins e vive num mundo a la friends. No texto eu entendi que antes de ter amigos uma dama tem que ser sua própria amiga,para ai sim entender de amizade.
    Afinal você não precisa de amigos para lanchar nem para ser alguem, mas sim para ver como outras pessoas enxergam o mundo n,n

    ResponderExcluir
  8. Eu já havia lido esse texto antes, é um dos textos mais bonitos do Novala na minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. É um texto lindo, me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o texto, tem pessoas que se sentem infelizes por serem sozinhas, acho que não deveria se sentir assim, pois tbm há dignidade na falta de amigos ou companias. Pois podemos não estar rodeadas de pessoas, e não nos sentimos solitárias, e ficarmos muito bem assim.

    ResponderExcluir
  11. Esse texto é maravilhoso e Novalão é puro amor.

    Esse texto me diz: Antes só do que mal acompanhada... xD

    ResponderExcluir
  12. Eu me vi no texto, não totalmente, mas ficar sozinha parte das vezes não é algo tão triste assim :,)

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse texto *-*
    Prefiro ficar sozinha do que com varias pessoas que fingem ser amigas

    ResponderExcluir
  14. Eu sou uma pessoa solitária, no almoço la na escola sempre acabo ficando sozinha, até que um dia, três pessoas do 3° ano vinheram se sentar comigo, aquilo foi super legal, nunca tínhamos nos falado antes, e conversamos bastante, o bom de ser sozinha, é quando pessoas se interessam por você e buscam pela sua amizade de livre vontade.

    Não sei se o que eu disse faz sentindo, mais desde esse dia, eu pude perceber, que mesmo que você seja solitária, e não tenha amigos, é sempre bom poder conversar com as pessoas, mesmo que elas sejam simples colegas de escola.

    Mais eu acredito mesmo, que é bom de ser sozinha, é poder contar com você, saber que você ^ so depende de você para ser feliz. Até porque amigos no mundo em que vivemos hoje, é praticamente impossível.

    ResponderExcluir
  15. nha, adorei!
    eu mesma só fiz 2 amigas na escola agora ^^
    amei o texto, só vejo textos do Novala nesse blog (um dos incriveis 2 blogs de lolita que acessso ¬¬)

    eu gosto de ficar sozinha as vezes, parece que o mundo quer que vc fique feliz o tempo todo.

    pss: quando vai postar mais videos?

    ResponderExcluir
  16. Nha, vou chorar... Achei super legal o texto, como a minha maninha disse ai em cima, o mundo quer que você fique feliz o tempo todo, pareça perfeita ou simplesmente se enquadre nos padrões deles. Eu mesmo, só tenho amigos pq eles vieram me conhecer, afinal tento ser legal e educada com todos, mas a maioria deles nunca vieram falar comigo porque quiseram, sei que é legal conversar com eles e tudo, mas muitas vezes eu simplesmente gostaria de estar sozinha, evitaria muitas coisas que eu passei desnecessariamente.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho 19 anos e sou solitária,não tenho namorado e nem amigos,por um lado é ruim não ter amigos porque não tem pessoas pra irem a lugares com a gente mas por outro lado é melhor ser só,não ter amigos do que ter amigos falsos que se dizem amigos e não são,e se namorei foi só 1 e durou muito pouco,e também não adianta ter namorado que nem bola nos dá,não nos procura,não nos liga,é a mesma coisa que estar solteira,eu tinha mas me sentia tão só quanto se estivesse solteira,então é melhor não ter namorado,eu sou só nos dois sentidos:de não ter amigos e de não ter ninguém,mas tudo bem,com o tempo eu vou me acustumando com a solidão.

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia não dá pra acreditar em ninguém,minha única amiga sou eu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...