quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Sendo uma Lolita em um evento de anime

Esse post é uma tradução com alguns comentários meus, mas não poderia deixar passar a oportunidade de divulgar o Ressaca Friends, que acontece dias 17 e 18 de dezembro em São Paulo. Iremos participar com espaço temático e com uma palestra com desfile ♥
Se estiver por São Paulo na data, venha nos prestigiar!


Eu tenho, cada vez mais frequentemente com o passar dos anos, regularmente ido a eventos de anime desde 2006. Eu comecei tarde se comparada aos meus amigos, que podem se sentar e falar sobre ir aos primeiros de poucos eventos grandes na região. Meu primeiro evento aconteceu muito pouco depois que consegui minhas primeiras peças de roupa lolita e estava muito animada em ter a chance de usar minhas roupas novas em um lugar onde outras pessoas saberiam exatamente o que eu estava usando. Infelizmente para mim eu parecia uma bagunça, felizmente para mim e todos os outros era um evento de anime de 2006 e estava praticamente no nível da época e as únicas outras lolitas no evento foram 2 garotas que eu vi brevemente todas do outro lado do recinto e depois não consegui encontrar novamente.


Fazendo as malas para eventos de anime

Como lolita, fazer as malas para um evento de anime pode ser um pesadelo ou uma brisa suave. Mas antes de decidir pra que lado seu pêndulo balança, você precisa decidir seus outfits!

A maioria das lolitas que vão a eventos com seus trajes lolitas vão aproveitar a chance de ir com tudo em suas roupas. Isso pode significar aquela roupa extremamente OTT que ainda não tiveram a chance de usar, um estilo que acham inapropriado para o dia a dia, ou um coordinate temático ou até mesmo um cosplay lolitificado. Planeje com antecedência o que você quer usar em todos os dias, coloque todas as suas roupas, sapatos e bolsas para decidir o que você acha que fica melhor, se você tiver uma mala gigante que não se importa de carregar, ótimo! Jogue tudo isso lá e você está praticamente pronta! Se você não tiver espaço ilimitado, terá que ser um pouco mais engenhosa com o que decidir levar.

Pessoalmente, como alguém que está frequentemente em eventos para vender minhas mercadorias no Artists' Alley, tenho uma tonelada de malas e quase nenhum espaço para minhas roupas. Na verdade, planejo colocar tudo o que preciso para Lolita em uma única mochila. Isso nem sempre é fácil, mas encontrei alguns atalhos para encaixar 3 vestidos com babados e uma tonelada de acessórios em um pequeno espaço!


♡︎ Planeje seus outfits ao redor de um único par de sapatos combinando - Sapatos são um saco de levar! Então planeje usar um par e usá-los no evento. Seja criativa com seus outfits e veja o que você pode fazer com apenas um par de sapatos.

♡︎ Use o que você puder até o evento - Anáguas são provavelmente ainda piores de empacotar do que sapatos, então se você puder, vá já usando elas até o evento. Eu já fui de duas maneiras: ou usei minhas roupas "base" para a convenção (anágua, saia de baixo lisa, regata com um cardigã jogado por cima), ou usei uma jaqueta longa para esconder minha roupa por baixo. Na verdade, eu usei secretamente Maid Lolita e Guro Lolita em várias horas de passeios de trem sob esta jaqueta!
Nota da tradutora: Essa dica é mais para o caso de você não querer chamar muita atenção na rua/transporte público e prefere aparecer montada só no evento. Geralmente aqui as pessoas não se importam de desfilar de cosplay ou j-fashion no metrô.

♡︎ Evite acessórios frágeis - Se você não pode espremer eles dentro da sua bolsa sem quebrá-los, considere não levar. Há uma tonelada de diferentes opções de acessórios, se você tem espaço muito limitado, tente usar outra coisa. Se você absolutamente precisa, limite a o que você pode transportar com facilidade e segurança em sua bolsa.

♡︎ Pendure tudo quando chegar lá - Suas roupas provavelmente estarão muito amassadas de tanto amontoar, então assim que tiver a chance, tire-as e pendure-as. A maioria dos quartos de hotel vem com um ferro de passar roupa, aproveite a oportunidade para expandir suas peças Lolita recém-enrugadas com um pouco de vapor.
Nota da tradutora: Um truque que pode ajudar também é pendurar suas roupas em um cabide e deixá-las penduradas no banheiro enquanto você toma um banho quente para que o vapor ajude a desamassar (não é a mesma coisa, mas quebra um galho na falta de um ferro de passar).




Checklist para uma lolita em evento

Se você nunca foi a um evento, ou outra excursão de um fim de semana em lolita e não sabe exatamente o que levar além dos seus outfits e itens de viagem de sempre? COm medo que você se esquecerá de algo que você tinha como garantido e vai com certeza sentir falta depois? Isso é o que eu tento lembrar de levar quando me preparo para eventos:

♡︎ Sapatos confortáveis - Você vai andar e ficar em pé muito mais tempo do que você pensou que iria. Tea parties são ótimas por isso. Se você quer usar um par específico para sessões de fotos, considere levar um par confortável de sapatilhas que você possa carregar na sua bolsa.

♡︎ Bloomers ou shorts para usar por baixo das saias - Eu gostaria que todos usassem algo por baixo de suas saias em eventos, lolitas ou não.

♡︎ Bandaids - Não apenas para machucados, mas porque você pode precisar de alguns para colocar na parte de trás dos seus calcanhares para evitar bolhas. Porque mesmo seus sapatos mais confortáveis podem não ser confortáveis o bastante.

♡︎ Um kit de costura, incluindo alfinetes de segurança - Honestamente, os alfinetes vão ser seus salvadores se algo precisar de um conserto rápito. Alfinetes de segurança salvam laços caídos, substituem rapidamente botões faltantes, mantém as alças pra cima, e consertam rapidamente camadas rasgadas de anáguas.

♡︎ Grampos de cabelo, elásticos, e uma escova de cabelos portátil - Para fazer quaisquer arranjos rápidos no cabelo. Mesmo que você esteja planejando usar uma peruca o final de semana todo, se planeje para o evento provável de perceber que está quente e lotado demais e horrível de se usar uma peruca e você não percebeu isso até a metade de sexta.

♡︎ Maquiagem de emergência e espelho - O que quer que você consiga colocar em uma bolsinha ou ziplock na sua bolsa, não uma necessaire de maquiagem inteira. Eu sugeriria gloss, máscara de cílios e uma quantidade portátil de corretivo, e alguma cola de cílios de você estiver usando cílios postiços ou colando qualquer coisa no rosto.

♡︎ Cartões de visita ou um mini caderno e caneta - É muito provável que você conheça alguém interessante e precise anotar algo! Se você for parada para tirar fotos, garanta que você dê seu cartão para a pessoa tirando a foto e peça para te avisarem se uparem as fotos em algum lugar.

♡︎ Comida portátil que você possa carregar na sua bolsa - Barras de cereais são ótimas para evitar que você morra ali mesmo no chão do evento. Pacotes de castanhas ou granola também são ótimos! Mas qualquer que seja seu petisco de escolha, leve pelo menos um por dia que você estiver no evento.
Nota da tradutora: Aqui no Brasil alguns eventos não permitem que entre com alimentos de fora! Se informe antes para evitar que tenha seus lanchos jogados fora logo na entrada!



O que fazer como uma lolita em evento de anime

É muito raro que eventos de anime atualmente sejam apenas sobre anime e geralmente cobrem todo o espectro de cultura pop japonesa, bem como cultura nerd em geral, então você não precisa gostar apenas de anime para encontrar algo pelo qual você irá se interessar em um evento de anime, mesmo que você vá apenas por lolita.

♡︎ Palestras
A maioria dos eventos de anime tem o que é comumemente conhecido como palestras "Lolita para iniciantes", mesmo que raramente sejam chamados assim. É apenas uma introdução básica a Lolita para a audiência de frequentadores de evento. Eu sei, eu posso ouvir você grunhindo agora mesmo "Mas isso soa tão chato! Eu já sei o que Lolita é! Por que eu iria querer ir nisso?!" e o negócio é que muitas palestras lolita, mesmo que sejam focadas em completos novatos, são um código secreto para "Hey Lolitas! Vá para esse local para conhecer outras Lolitas!". Se a área do evento tem uma comunidade lolita local, existe uma boa chance de que sejam elas que estejam encarregadas dessa palestras e estejam também no auditório. Palestras "Lolita para iniciantes" são muito comumente onde os encontros e outros eventos lolita são anunciados.
Além da clássica palestra "Lolita para iniciantes", se a área do evento tem uma comunidade lolita grande e ativa, existe uma boa chance de que hajam outras palestras relacionadas a lolita ou J-Fashion acontecendo também.

♡︎ Desfiles de moda
Lolita, ou J-fashion em geral podem ser frequentemente um evento principal em eventos e anime e podem variar de um estilo de palestra "Lolita para iniciantes" acrescentando exemplos dos diferentes estilos até oportunidades para os estilistas locais exibirem seus looks. Eventos maiores também comumente apresentam desfiles de brands reais!
Se você tem interesse em participar de desfiles em eventos, você pode geralmente encontrar chamados para modelos, ou mesmo estilistas, antes do evento seja na comunidade lolita local ou em fóruns do evento.

♡︎ Tea parties e encontros
Uma festa do chá Lolita ou um encontro menor é comum em eventos que tem muitas lolitas frequentando e elas podem variar de uma festa do chá fora do local ou um encontro em um restaurante, até um rápido e casual "Ei, vamos nos encontrar neste local no evento desta vez!" para ter a chance de conhecer as Lolitas locais. Geralmente são realizadas após um encontro de Lolita ou desfile de moda.
Encontros lolita em eventos não serão algo anunciado na programação (embora seja frequentemente mencionado em qualquer palestra), mas geralmente é mais boca-a-boca. Se a área do evento tiver uma comunidade lolita local, diga a eles se houver uma. Alternativamente, você pode perguntar a algumas Lolitas que você viu na convenção se vai haver um, uma delas certamente saberá!
Nota da tradutora: Em São Paulo temos a Lolita Teaparty como sala temática em grandes eventos como o Anime Friends ♥ Venham nos visitar dias 17 e 18 de dezembro no Ressaca Friends!

♡︎ Encontros de troca
Encontros de troca, ou swap meets, são outra forma informal de se reunir que algumas vezes, mas não sempre, são divulgadas na programação dos eventos, e eles são incrivelmente divertidos se você tiver o espaço na bagagem para levar algumas roupas que você gostaria de trocar! Se você já foi a um, é exatamente o que parece: você se encontra com outras lolitas e vê quem tem roupas que queiram trocar. A maioria dos eventos não permite vendas informais, então encontros de troca são somente para troca, ao invés de vendas.


O que esperar em um evento de anime

Se você nunca esteve em um evento de anime antes você pode se surpreender! Eventos podem variar de serem enormes e avassaladores, a fins de semana descontraídos muito menores, saindo com pessoas legais e participando de algumas palestras legais. Faça uma pequena pesquisa para que tipo de convenção você está indo, verifique as comunidades lolitas da área e talvez conheça algumas das lolitas locais online de antemão.

Como uma lolita, há dois tipos de interações com o frequentador médio de evento que você quase com certeza terá: pessoas pedirão para tirar fotos suas, e pessoas irão perguntar de quem você está fazendo cosplay.

Eventos são frequentemente uma chance para muitas pessoas se exibirem e tirar fotos e posar para fotos, muitas vezes essa é uma grande parte da experiência de ir a um evento, se é algo com o qual você se sente muito desconfortável, você pode recusar que sua foto seja tirada, não não se sinta obrigado a posar para uma foto só porque alguém pede. Se você deseja usar Lolita, mas permanecer um pouco mais despercebida, considere deixar seu outfit menos chamativo. Pessoalmente, eu descobri que se eu usar Gothic Lolita relativamente sem intercorrências, eu recebo muito poucas, ou nenhuma, fotos tiradas de mim. Se eu usar praticamente qualquer outro estilo, vou ter um monte. O preto meio que se mistura em grandes multidões e o frequentador médio pode não ser capaz de identificar a diferença entre seu outfit kuro imaculadamente montado da Baby the Stars Shine Bright e as dúzias de roupas inspiradas em Visual Kei Lolita pretas que eles já encheram seu cartão de memória tirando fotos. Se você é tímido com a câmera, infelizmente as fotos são uma grande parte do evento maior. Mesmo que você não esteja posando para uma foto, muitas pessoas tiram fotos e vídeos candidamente, e é quase impossível ficar de fora dos planos de fundo das fotos.

Se perguntarem de quem você está fazendo cosplay, tente não levar isso como um insulto. Cerca de 90% das pessoas no evento que estão vestidas com algo diferente de jeans e camiseta (e cerca de 25% das pessoas vestindo jeans e camiseta) farão cosplay de um personagem em particular. Apenas responda simplesmente dizendo que você não está realmente fazendo cosplay de ninguém, você geralmente não será pressionado sobre o assunto.


Evitando drama: não cause e você provavelmente não vai receber de volta

Sempre há um pouco de conversa de fundo sobre o drama Lolita em eventoss, e a maioria delas gira em torno de "lolitas rudes" que estavam sentadas em silêncio julgando outra pessoa, geralmente do outro lado de um salão de convenções. Geralmente, eu sinto que muitas dessas histórias são dramatizações exageradas de algumas pessoas que estão superestimando descontroladamente o quão amigáveis os estranhos vão ser com você só porque você está vestindo roupas semelhantes ou que estão interpretando mal uma situação, se não forem tão bizarras e definitavemte mentiras. Afinal, se você disser "Oi" a alguém em uma sala cheia de centenas (se não milhares) de outras pessoas em uma convenção e eles não responderem a você, isso provavelmente não significa absolutamente nada.

A verdade da questão é: nem todo mundo vai ser legal com você, e essa é a vida, independentemente do que todo mundo está vestindo. Mesmo se você conheceu alguém que foi totalmente rude com você, e daí? Convenções normalmente têm entre algumas centenas a vários milhares de participantes, se um deles não disse "Oi" para você, ou foi até mesmo grosseiro com você, basta encontrar uma das outras inúmeras pessoas para conversar. Eu estive em muitas convenções diferentes ao longo dos anos e honestamente nunca encontrei essa lendária "Lolita rude de evento" mesmo nos meus dias em que parecia uma bagunça.

Geralmente, se você não assumir o pior das pessoas, e ignorar aqueles em que o pior aparece, você conseguirá evitar qualquer tipo de drama Lolita de evento.



O que vocês fazem para se preparar para usar Lolita em eventos de anime? Você tem alguma dica especial para fazer as malas que aprendeu? Como você se sente em geral sobre usar Lolita em eventos de anime? Eu sei que algumas pessoas acham isso inapropriado, considerando que a moda Lolita não é exatamente um anime, mas a maioria dos eventos de anime são eventos de cultura pop japonesa mais gerais e tendem a ser preenchidas com um grande número de painéis e eventos diferentes que não são necessariamente relacionado ao anime. Além disso, para muitas pessoas que usam roupas estranhas, os eventos de anime geralmente são um espaço seguro para se vestir sem ser incomodado por pessoas que não concordam com suas escolhas de moda. É praticamente uma garantia de que em um evento de anime, uma Lolita não será a pessoa vestida mais estranha da sala!



Créditos
Original:
Being a Lolita at an Anime Convention - F Yeah Lolita
Tradução: Ichigo

2 comentários:

  1. É incrível como o post original é de anos atrás e as dicas continuam todas atuais! Ainda não vesti lolita em um evento longe de casa, então sempre vou com o outfit completo, mas sempre bom pegar as dicas para quando eu for em eventos mais longe

    ResponderExcluir
  2. Vim concordar com a Thaw, esse post do Fyeah já tem um tempão e aparentemente eventos de anime não mudam, hahahha <3
    Eu pessoalmente acho confortável a sensação de estar usando Lolita com várias pessoas igualmente "montadas" em volta - seja com seus cosplays, visuais de estilos alternativos que eu não conheço, jeans mas com orelhinhas de bicho ou, é claro, outras lolitas. É como se sentir menos estranha, ou pelo menos, num ambiente que não te julga :)

    A checklist de coisas pra levar é muito boa. Eu tinha receio de levar comida no último evento que fui (aqui na Alemanha) porque lembrava que alguns eventos do BR recolhem nossos lanches na entrada... E descobri que aqui isso é absolutamente normal! A vantagem é que o evento estava com várias opções boas de lanchinhos, o problema mesmo eram as filas, hehe.

    Espero que o Ressaca Friends seja divertido pra quem for na Lolita Teaparty! Faz um post com fotos depois, Ichigo *-*

    Obrigada pela tradução~

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...