terça-feira, 30 de abril de 2013

Feliz Samhain! ♥

Hoje é dia de Samhain (ou Beltane, para quem celebra de acordo com a roda do Norte). Bem, alguns lugares falam que é dia 1º de maio, alguns lugares falam que é dia 30 de abril, mas como já me desejaram Feliz Samhain hoje... xD

No Hemisfério Norte o sabbat é comemorado no dia 31 de outubro, também conhecido como Halloween, Dia das Bruxas, Festival dos Mortos ou véspera do Dia de Todos os Santos. Samhain significa "sem luz" e é o sabbat que comemora o Ano Novo Celta. Nessa noite o Deus morreu e o mundo mergulha em escuridão. A Deusa vai até o mundo dos mortos buscar seu amado, que está esperando para renascer. Acredita-se que nessa noite o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos está mais tênue e que é um momento propício para lembrar dos entes queridos que já se foram e até mesmo tentar estabelecer algum tipo de contato. Eu acho o sabbat de Samhain muito bonito porque acredito que a morte é algo necessário e natural, e não deve ser encarado com tanto medo.

Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas de todas as pessoas destinadas a morrer naquele ano podem ser vistos andando entre as sepulturas à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.


Diz-se que acender uma vela de cor laranja à meia-noite no Samhain e deixá-la queimar até o nascer do sol traz boa sorte; entretanto, de acordo com uma lenda antiga, a má sorte cairá sobre todo aquele que fizer pão nesse dia ou viajar após o pôr-do-sol.

As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, na noite mágica de Samhain, são tradições wiccanas, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.

Os alimentos pagãos tradicionais de são maçãs, tortas de abóbora, avelãs, Bolos para os Mortos*, milho, sonhos e bolos de amoras silvestres, cerveja, sidra e chás de ervas.

Créditos:
Celtica Witch
Círculo Sagrado
Gato Místico


Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pequenos). Comia-se um bolo para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.

8 comentários:

  1. Obrigada! super interessante compartilhar isso eu nunca ouvi falar sobre isso ante=^-^= Acabei de aprender uma coisa nova xD

    ResponderExcluir
  2. Feliz Samhain para você também! *-* Adoro wiccanismo e paganismo, estou lendo um bocado sobre isso ultimamente para entender melhor. Acho as celebrações deles algo sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho voltado um pouco pra esse lado, era bem dedicada lá pelos meus 15 anos e acabei deixando um pouco de lado >:

      Excluir
  3. Feliz Samhain! *-* Sei pouquinho sobre Wicca, mas acho muito bonitas algumas ideologias, pensamentos e a visão de mundo :3

    ResponderExcluir
  4. *--* Que lindooo, fala sobre essa data nas Brumas de Avalon, foi onde li sobre o assunto pela primeira vez =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminei de ler esses dias e nem lembro direito de citarem Samhain DD: De Beltane eles falam direto.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...