segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sweet lolita à moda antiga

Recentemente recebi várias perguntas no meu formspring sobre sweet lolita. Separei alguns artigos para traduzir (e os publicarei em breve), mas achei esse traduzido pela Valentine no nosso querido multiply e resolvi postar aqui. Espero que gostem e que seja útil para quem tem curiosidade sobre esse tipo de sweet ♥


O excesso de doces tem te dado dor de dente? Você acha que se vir mais uma criação-de-coelho-doce-com-laço-açucarado você vai se mudar para o bosque? Talvez você esteja sofrendo dos efeitos da overdose de sweet lolita - um fenômeno recente. Sweet lolita é um estilo que mudou através dos anos, e na verdade veio de um estilo mais refinado, embora ainda muito romântico e em tons pastel. Conforme mostrado pela recente série F*** Yeah Lolita's Old School (Nota: recente na época...), sweet lolita era alogo inteiramente diferente, quase o que hoje em dia chamaríamos de classical. Conforme sweet começou a misturar com estilos mais modernos como decora e fairy-kei, começou a haver uma espécie de nostalgia pelo estilo de tempos idos. Quando eu comecei a me vestir de lolita, estampas não eram um fenômeno tão grande. BABY, THE STARS SHINE BRIGHT dominava a cena com pied-de-poule rosa e cores sólidas em tons de sorvete, parecendo um elegante sorvete napolitano ao invés de um saquinho de jujubas.

Várias das fontes de informação disponíveis naquela época eram scans de revistas lolita mais antigas, como as disponíveis no Avant Gauche. Mas hoje em dia, Angelic Pretty (e seu festival subsequente de Sugary Carnival-Sweet Jam-Cherry-Berry Bunny) alcança um mercado cada vez maior, e a tendência do deco-loli diz que mais é mais. Mas o estilo mais antigo e mais calmo ainda chama a atenção daqueles que não cosneguem mais aguentar o excesso de açúcar. Se você quer tentar esse estilo de doce-retrô, é assim que se faz.

A principal diferença nos estilos são os esquemas de cores e os enfeites, tanto em relação a acessórios quanto às roupas em si. As linhas das roupas antigas eram mais simples, geralmente com menos babados e laços espalhados por todo lugar - e certamente não tinham nada a ver com os laços sobre laços que vemos nas últimas coleções da Angelic Pretty. Os tones eram tons pastel, mas menos saturados. Rosas eram mais apessegados, e o azul era mais acinzentado do que vibrante. Sweet também favorecia mais à tons como bordô e vermelho cereja; verde claro costumava aparecer nas coleções de primavera.

Algumas brands continuam produzindo sweet à moda antiga para os fans; a BABY, THE STARS SHINE BRIGHT frequentemente carrega itens que se encaixam neste rótulo. Mas se você não consegue mesmo achar o que você está procurando lá, tente dar uma olhada em site de leilões japoneses para linhas antigas da Angelic Pretty, BABY e Metamorphose (que costumava ser considerada uma das brands mais típicas de sweet lolita e agora tem pendido para punk e avant-garde). Use os scans do Avant Gauche para referências, se você não tiver certeza. Alguns dos traços que definem o sweet antigo são:
- sólidos e florais, ou padrões "sólidos" como xadrez e pois;
- renda de algodão;
- maior uso de creme ou off-white que de branco;
- menos enfeites (sem excesso de pérolas, strass, etc)
- as cores de um item são tipicamente duas ou três no máximo - algumas lolitas mais antigas foram ensinadas que um bom coordinate combina a cor de sua blusa/meias/sapatos com a cor da renda do vestido.

♥ Em termos de acessórios, concentre-se no tradicional headpiece retangular e laços menores - o head-eating bows não era tão prevalecentes nesta época. Bonnets também eram populares. Quando usando um acessório de cabelo que se amarrava, geralmente a amarra ficava sob o queixo.

♥ Meias normalmente eram lisas ou com um padrão simples, e sapatos populares incluíam plataformas e rocking horse shoes (um dia pareceu que toda lolita tinha ao menos um par; acho que hoje em dia é seguro dizer que toda sweet lolita tem pelo menos um par de teaparty shoes!) Uma sola grossa com a parte de baixo larga balanceia bem a saia cheia e faz a própria lolita parecer mais delicada, aumentando sua semelhança com uma boneca.

♥ Wristcuffs também um dia populares e agora são obscuros - wristcuffs são feitos de renda franzida e usados como pulseiras. Existe certo debate a respeito de como usá-los, mas eu pessoalmente prefiro usá-los com a renda voltada para os dedos, como mostrado em manequins. Use-os, no entanto, da forma que melhor lhe convir.

♥ Existem alguns itens que se repetem muito, quando se trata de acessórios - não faço idéia de quanto tempo faz que a BABY lança e relança sua bolsa em formato de coração, por exemplo, então ela poderia ser uma ótima adição a seu coordinate sweet à moda antiga.

♥ Também havia certos penteados que estavma em alta naquela época - especificamente, maria-chiquinhas com cachos perfeitos e o hime-cut com sua parte lateral lisa. O cabelo geralmente era de cor natural e sem "adicionais" para volume ou volume obtido com pente fino, embora apliques longos às vezes fizessem aparições.

♥ A maquiagem era mais natural e sem tanto uso de cor (e às vezes usava-se até mesmo uma base um tom mais clara que a pele!) e lábios deveriam parecer plastificados e não cintilantes.

Embora nos frequentemente admitamos que lolita é um look infantil, mesmo o estilo sweet já teve mais refinamento que uma criança - tratava-se claramente de uma uma jovem mulher se vestindo como alguém de um lugar diferente. O estilo de hoje é adorável, e tem seu lugar na moda - eu encorajo o estilo pessoal de todos a evoluir - mas o sweet mais antigo também era incrivelmente belo. Perdê-lo entre tendências mais novas seria uma vergonha! Mostre seu apoio (e seu conhecimento da história lolita!) adicionando mais contos-de-fadas e menos adoçante à sua vida!

Créditos:
Original:
Lolita Charm
Tradução e revisão: Valentine

5 comentários:

  1. "[...] o estilo sweet já teve mais refinamento que uma criança - tratava-se claramente de uma uma jovem mulher se vestindo como alguém de um lugar diferente. [...] Perdê-lo entre tendências mais novas seria uma vergonha! Mostre seu apoio (e seu conhecimento da história lolita!) adicionando mais contos-de-fadas e menos adoçante à sua vida!"

    Chorei lendo isso!!! Enfim, não sou a única a pensar assim! Que emoção!! Detesto ter a sensação de ter adquirido uma cárie só de olhar certos outfits!! ^^ Viva os contos de fadas!! o/

    ResponderExcluir
  2. aahh *-*
    Apesar que eu ainda não me sintiria bem usando rosa X_X
    odeio rosa X_X
    Mas acho muito mais elegante sweer lolita "das antigas" ^^
    Não gosto mto do sweet lolita usando hoje O.õ Principalmente OTT O_O''' me assustam X_X
    BOm, acho ki é só x_X
    Bjuus
    MAis um post da Ichigo salvando nossas vidas "loliticas" x_X
    uahuahuahua
    fui lol

    ResponderExcluir
  3. Asho esse tipo de sweet o mais bonito, pois ganha muito mais elegância, o que eu adoro.

    (:

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro beem mais esse sweet old school :D

    ResponderExcluir
  5. Ta aí uma coisa que eu não sabia *3*

    A questão é que sempre que eu leio Sweet Lolita, me lembro daquele vestido com print alegre a "la-Angelic Pretty" >__<

    Mas é uma graça esse sweet também *-*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...