sexta-feira, 22 de julho de 2011

Princípios do bordado


Bordado é bem conhecido como sendo lolitável do filme Kamikaze Girls (Shimotsuma Monogatari), já que Momoko e seu hobby faziam parte do enredo. De qualquer maneira, independente da falação, poucas lolitas ocidentais realmente o fazem. Eu sinceramente recomendo que vocês experimentem. Há muitas lições para ensinar, uma razão pela qual provavelmente era popular para jovens garotas aprenderem antigamente. Por exemplo:

Concentração. É muito meditativo e calmo. Você poderia pensar que isso faria sua mente divagar, ou se você estiver chateada, dar a você "muito tempo para pensar". Mas quando você está bordado, você está tão focada nos minúsculos detalhes que você não fica pensando nas coisas que te incomodam. Dessa maneira, é tanto uma ferramenta para treinar disciplina quanto escapista.

Algo para fazer com suas mãos. Se você o tipo de pessoa que fica inquieta - ou beliscando petiscos - isso pode ajudar. Eu gosto de ter algo para fazer enquanto ouço a TV. Minhas mãos estão ocupadas, e como disse, se elas estão, você não está beliscando. Eu sou o tipo de pessoas que fica inquieta, mas se você está querendo perder peso, isso pode ajudar.

Atenção aos detalhes! Uma lição lolita muito valiosa que eu ressalto com freqüência. Você definitivamente irá aprender a ter mais atenção aos detalhes com o bordado. Um ponto fora de lugar vai acabar te perturbando; posicionar a agulha no lugar exato é essencial. Mesmo o menor ponto pode quebrar uma peça inteira, assim como o acessório de um outfit.

Treinamento de cor. Você geralmente tem que escolher suas próprias cores, então você aprenderá esquemas de cores e padrões interessantes. Um choque de flores vermelhas, azul bebê e verde brilhante ficaria horrível - mas uma coleção de diferentes tons de rosa, muito melhor.

Um bônus adicional - você pode, se ficar habilidosa o bastante, decorar suas próprias roupas lolita. Uma saia lisa pode ser adornada com bordado, ou talvez o busto de um suéter. Mesmo um lenço pode fazer uma grande diferença.


Então, que tipo de bordado você deveria fazer? Aqui estão meus três favoritos!

Ponto cruz
Um método feito em quadrados de etamine (tecido marcado em quadrados) onde você junta as cruzes em blocos de cor. Considere-os como pixels, e você terá a idéia.

Cross Stitch Supplies
Learn Cross Stitch in Five Minutes
Cross Stitch Instructions

Bordado estilo livre
Feito em etamine ou outro tecido, estilo live é feito com uma variedade de pontos, como ponto corrente, ponto corrido, etc.

Freestyle links: Sublime Stitching
Sharon’s Dictionary of Embroidery Stitches
Stitch Diagrams (com nomes legais, como o Ponto Sombrio, ou o Ponto da Bruxa)

Bordado de fita
O bordado mais elegante e princesa é feito com fitas macias de seda. É similar ao estilo livre, mas obviamente feito com fitas e portanto mais grosso. Modelos de flores são populares.

Beginner’s Silk Ribbon Embroidery
Ribbonwork: The Complete Guide (isso foi mencionado na Gothic & Lolita Bible em inglês!)


Extra!
Algumas outras idéias para usar bordados na sua vida lolita!

♥ Um coração macio ou um camafeu de veludo ou cetim que você faz pode ficar ainda mais doce com suas iniciais ou uma coroa bordada nele.
♥ Uma bolsinha de moedas bordada é um recurso fofo - assim como um lenço, porta-leque ou pacote de lencinhos.
♥ Bordar suas próprias temáticas em saias, suéteres, meias, cutsews, ou mesmo detalhes na camisa é um ótimo toque pessoal tanto para handmade ou itens reconstruídos.
♥ Itens bordados são ótimos presentes para suas amigas lolita!
♥ Sachês para colocar nas suas roupas são ainda mais bonitos com uma imagem bordada e uma rendinha.
♥ Temáticas lolita são especialmente divertidos de bordar - gatos, coelhos, doces, sorvetes, coroas, corações, flores, asas, cruzes, borboletas, âncoras, e caveiras!
♥ Como a Momoko, tente consertar seus itens de brand rasgados com bordado. Como você pode se lembrar, mariposas fizeram buracos em seu bonnet - então ela bordou corações e flores ao redor. Use bordado para camuflar buracos nas meias, manchas em vestidos (depende de onde as manchas estiverem) ou esconder lugares desgastados. Especialmente bom se você compra muita brand de segunda mão.

Em que mais você pode pensar? Um pouco de fios coloridos e alguns pontos depois, e você pode ter uma peça realmente original!


Créditos:
Original:
Embroidery Basics - Lolita Charm
Tradução: Ichigo

8 comentários:

  1. Já conhecia bordado faz tempo, tanto ode ponto cruz (que sei fazer) quanto o de estilo livre, mas sempre achei coisa de velho/pra usar na cozinha, até ver kamikaze girls :3

    Quero aprender a fazer outros tipos de bordado..

    ResponderExcluir
  2. O único bordado que sei fazer é o ponto cruz, mas posso confirmar que é uma terapia mesmo! Tem gente que fala que não tem paciência pra isso, mas eu sou bem impaciente e me acalma bastante, fora que como diz no artigo quando você está bordando é difícil pensar em outras coisas que não sejam ele aí xô preocupações! xD

    ResponderExcluir
  3. Poxa, bordado é uma coisa muito difícil e eu admiro quem tem paciência de fazer. Já tentei, mas só consegui em etamine que acho feio.

    Ah, respondi aquele seu meme de HP. Me levou dias!=D

    ResponderExcluir
  4. Eu amo bordado!! Quando tinha priminhos menores, gostava de bordar em toalhinhas para eles!! *---*

    Os sites indicados são preciosos!! Deu uma vontade louca de pegar uma etamine, agulha e linhas!! <3

    Esses dias estava olhando algumas revistas antigas, e vi um motivo floral, em um barrado, usado para enfeitar chapéus!! Acho que vou escanear a receita e postar no blog ou no fórum!! Pode ficar legal para um country lolita!! ^^

    Er, só uma coisinha: "[...] mariposas fizeram buracos em seu bonnet - então ela bordou corações e flores ao redor."
    Não foram ratos?!! XD (Assisti ao filme legendado em español, mas acho que traduziram como ratos!)

    Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  5. Esses bordados são maravilhosos! Minha mÃe me ensinou quando eu era pequena, mas fiquei boa mesmo é no ponto cruz, que é totalmente NOT lolita XD~

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro bordar , estou sempre procurando novos temas ,quero aprender pintura, parabéns pelas dicas e pelos 2 anos de blog.

    www.dibaunilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. so uma coisa, "consertar" é com S x.x

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente adoro bordar!

    Dá pra fazer tanta coisa lindinha e exclusiva.

    Eu super-aprovo lolitas bordando!!!

    <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...