segunda-feira, 2 de maio de 2011

A Lesson in Lolita 10 - Idéias de Moda para o outono [2]

Olá a todas! Na última lição, falei um pouco sobre em que cores ficar de olho e recomendei alguns itens que você pode acrescentar ao seu guarda-roupa para o outono que em breve começará. Enquanto o tempo frio ainda não vem, vou continuar discutindo idéias para a moda de outono, agora mais detalhadamente. Talvez as dicas que eu esteja oferecendo sobre coordenação sejam um pouco básicas demais, mas espero que alguns dos meus pontos deem novas perspectivas para seu visual lolita nesta estação.

Tecidos pesados e quentes

Primeiro, vamos dar uma olhada nos tipos de tecido frequentemente vistos na moda lolita de outono. Vou me concentrar nos tecidos que são específicos ao estilo. Espero que conhecer as características destes materiais a ajude a escolher seus itens perfeitos.

Veludo de algodão
Este é um tecido de algodão cuja superfície é coberta de pelos cerrados, e é muito usualmente utilizado na moda lolita. Seu ar pesado e denso sugere um compromisso mais formal, e ele é frequentemente usado em jumpers e casacos. Para evitar achatar a textura do tecido, pendure suas roupas de veludo de algodão e não as passe. Se a roupa amassar, pendure-a em um banheiro com a água quente ligada para que se beneficie do vapor, ou aplique vapor gentilmente com um ferro de passar, evitando contato direto entre aparelho e peça. Também tome cuidado para não usar as peças em dias em que passará muito tempo sentada e evite que sua bolsa esfregue contra o tecido para mantê-lo em ótimas condições por mais tempo. Esses cuidados também valem para outros tecidos aveludados.

Veludo cotelê
O veludo cotelê é um tecido caracterizado pela sua superfície similar a do veludo, mas canelado, e usado em uma grande variedade de peças incluindo jaquetas e saias. Existem vários designs disponíveis, em cores sólidas ou estampas, mas independente do design da peça o veludo cotelê sempre passa uma impressão de calor. É um tecido mais informal que o veludo de algodão e passa um ar de meninice inocente. A largura do canelado pode variar e mudar completamente o visual do tecido - o canelado fino é o mais comum na moda lolita. Assim como no tocante ao veludo de algodão, você pode manter o tecido em melhor estado por mais tempo se evitar que outras peças se esfreguem em seu material delicado e danifiquem seus pelos.

Tweed
Tweed é um material grosso tecido a partir de lã ou fibras sintéticas. Embora seja parte tradicional do armário masculino, desde que Chanel usou este material em sua coleção de 1928 o tweed tem aparecido muito no vestuário feminino. Além de jaquetas, casacos e jumpers, o tweed também é usado em acessórios tais como bolsas. Tweed tecido com linhas finas geralmente tem um visual elegante e chique, enquanto tweed feito com linhas grossas e desiguais apresenta uma textura ousada e chamativa. Cuidado com o último tipo já que ele pode prender facilmente em quaquer coisa.

Gobelina
Eu falei deste material lição passada, dizendo que era um design bastante usado em roupas lolita. Além do design floral clássico, certas brands podem ter designs específicos tecidos neste material pesado. Sua presença luxuosa é mais frequente em casacos, saias e bolsas. Este é um tecido recomendado para lolitas que gostam de estilos clássicos ou formais. Como é pesado, se você quiser dar volume a uma peça feita de gobelina, use uma anágua mais rígida e dura ou mais camadas sob a saia.


Chame atenção para seu "decote" e pés

Na última lição, discuti alguns itens recomendados para uso durante o outono, e vou continuar agora.

Na moda mainstream acrescentar cachecóis e lenços ou usar botas com seus outfits habituais são meios típicos de mudar seu look de verão. Eu acho que estes estilos e idéias podem ser bem incorporados à moda lolita também. Por exemplo, estolas ou xales podem ser usados se você sente que seu visual está muito simples, ou quando não está frio o bastante para se usar um casaco mas você quer se manter quente. Se você quer um look casual, um cachecol longo de tricô listrado ou com alguma cor chamativa que complemente sua roupa é uma ótima opção. Um xale de crochê pode ficar lindo com um vestido estampado com um padrão floral antiquado. Estolas de pelúcia ficam ótimas com um visual de "dama" ou um estilo sofisticado. Para roupas mais arrumadas que são inteiramente lolita, um simples xale pode parecer meio tedioso, então acrescente um broche ou um corsage ao seu "decote" para completar o visual.

E quanto a botas? Ao usar botas ao invés de sapatos você pode mudar drasticamente a aparência de uma roupa. As botas mais comuns vistas em lolita são as que terminam logo abaixo do joelho; mas se você prefere estilos mais clássicos, botas de amarrar na altura do tornozelo podem ser adoráveis. Para sweet lolitas e estilos extravagantes, botas com a frente redonda e saltos grossos e sólidos ou plataformas são a aposta usual. No entanto, para classical lolitas, um design mais delicado talvez funcione melhor. Como botas cobrem mais área que sapatos, tome cuidado para que seus pés não pareçam muito pesados em relação ao resto do seu outfit. Escolher botas finas que sejam mais ajustadas nas panturrilhas fica mais elegante. Por que não usar tornozeleiras de botas quando usando botas com traços simples? Quanto a cores, preto e marrom são básicas, que funcionam com uma grande variedade de roupas, mas branco também pode ser uma linda aquisição para o inverno, embora seja trabalhoso mantê-las limpas - combinar um par de botas muito brancas com um casaco branco ficaria tão bonito quanto o visual de uma fada da neve. Talvez você também queira botas brancas se for usar casacos em tons mais claros. Para aquelas que ainda não estão preparadas para usar botas nesta estação, experimente usar meias-calças ao invés, como as que mencionei na última lição.


Com esta estação chegando você terá muitas oportunidade para aproveitar toda uma sorte de coordinates já que você provavelmente estará usando mais itens de uma só vez do que em meses mais quentes. Você pode dar nova vida ao seu jumper usando uma blusa diferente por baixo dele, ou combinando-o com um cardigan. Acessórios pendurados em sua bolsa ou um par de luvas podem acentuar seu look de maneira sútil mas decidida. Provavelmente muitas de vocês se enchem de uma paixão por moda nesta estação, já que vocês podem experimentar todo tipo de coisa diferente do que usaram no verão. Tente usar seus diferentes outfits na frente de um espelho. Conseguir o estilo certo e misturar suas peças requer experiência! Seja lá o que for que você escolha usar, aproveite o outono para mostrar seu outfit lolita fantasticamente bem coordenado.

Até a próxima!


Créditos:
Original:
Fashion Ideas for Fall, Part 2
Tradução: Valentine.
Artigo postado originalmente na comunidade brasileira do LJ.

6 comentários:

  1. as dicas são ótimas!!! luvas são um charme!!

    ResponderExcluir
  2. Será que todas as postagens do lession in lolita falam sobre a maioria dos tecidos usados em lolita?
    Eu tenho curiosidade de saber, até porque falando especificadamente de cada tecido me dá mais informações de como coordenar e cuidar das minhas peças.
    ;-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! estava querendo muito saber como combinar botas com o meu outfit, e as descrições dos tecidos são sempre muito úteis!
    :*

    ResponderExcluir
  4. Amo a Lesson in lolita não sei como explicar mas é pingos de alegria em cada dia x3
    Ichigo, esse tumblr é teu? http://ichigohime.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro o outono, minha estação preferida, folhas secas, o ínicio do frio, mas não tão frio e nem quente, perfeito <3
    E também amo as padronagens que sugem na moda outono/inverno.
    Creio que não há subestilo melhor que classical para combinar com a estação (não que os outros não combinem).
    Como sempre boas traduções da Valentine ^^
    Beijos Ichigo ;*

    ResponderExcluir
  6. Ichigo-sama, minha formatura está chegando, como devo me vestir para essa ocasião? a festa será em setembro... como uma lolita se veste numa ocasião dessas??? como você se vestiria???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...