quinta-feira, 1 de julho de 2010

Organizando um encontro lolita


O que fazer

♥ Esteja certa de que o local do encontro é acessível para todos. Planejar o encontro em lugares muito distantes ou de difícil acesso não funciona bem e é até rude. Tente encontrar um lugar que seja central para todos.

♥ Tente ter atividades menores dentro do encontro se possível. Isso dá foco ao roteiro do grupo, então vocês não ficarão olhando uma para a cara da outra por quatro horas e as pessoas são forçadas a interagir. Muitas pessoas, especialmente se elas são novas ou mais jovens, podem ser tímidas - então quebrar o gelo ou jogos para se conhecerem melhor com um toque lolita são divertidos. Considere-os como memes da vida real.

♥ Quando for tirar fotos, um elemento básico em qualquer encontro, por favor tente fazer com que todos aparentem o seu melhor. Considere a iluminação e o ângulo, especialmente porque algumas pessoas não conseguem saber realmente como elas parecem na câmera. Sobre o mesmo assunto, não poste fotos ruins ou embaraçosas de outras pressoas. Se você não gostaria que fizessem isso com você, elas provavelmente não gostarão que façam isso com elas. Ainda, não tire apenas fotos engraçadas - algumas boas fotos dos outfits em que todos se esforçaram serão apreciadas.

♥ Vista-se o melhor e mais apropriadamente que puder para a estação e ocasião. Isso não exige toneladas de brand, mas suas roupas devem estar em boas condições (nada de meias com buracos!), bem coordenadas (se você não tem certeza, pergunte a uma amiga) e limpas (e sem vincos). Em público, você está representando lolita para os outros, e representando a si mesma para outras lolitas. Ninguém pode apreciar suas roupas mais do que outra lolita também! Se há um tema ou um código de vestimenta, siga-o com o melhor de sua habilidade.

♥ Se você é a anfitriã/organizadora, então tenha certeza de que todos parecem estar envolvidos e se divertindo, mesmo a ponto de pegar as pessoas tímidas e novatas e enturmá-las. Do contrário, como convidada, tente falar com todos e conhecer outras pessoas. Sobre isso, todas as coisas usuais que uma anfitriã faz - que gira em torno de fazer com que todos se sintam bem no ambiente de grupo - devem continuar.

♥ Quando for postar na comunidade sobre o encontro use um único post bem organizado com todos os detalhes necessários: local, horário, dinheiro necessário. Muitos posts ficam malfeitos e difíceis de entender.

♥ Tente assegurar a segurança das outras lolitas, especialmente membros mais jovens ou qualquer um que pareça precisar de ajuda. Como a anfitriã, é sua responsabilidade fazer com que as pessoas se divirtam - e ser deixada sozinha em uma vizinhança ruim não é se divertir. Tenha certeza de que as pessoas encontrem meio de transporte se for essa a questão e/ou acompanhe-as para ter certeza de que cheguem em casa em segurança. Especialmente com lolitas mais jovens, esteja certa de que os pais estão a par e entendem o que suas filhas estão fazendo e onde estarão.

♥ Esteja certa de que todos possuem números de contato, e dê instruções precisas. Dar carona ou seguir outros carros é uma boa alternativa.


O que não fazer

♥ Se você for marcar um encontro não fique surpresa se gente que você não conhece aparecer. Se quer sair apenas com suas amigas, não é um encontro.

♥ Não se feche na sua panelinha. Tente manter a mente aberta, e guarde as críticas construtivas para mais tarde. Especialmente porque algumas garotas ainda não têm um guarda-roupa lolita muito grande ainda.

♥ Não aja de maneira inapropriada em público, especialmente com estranhos. Você vai atrair atenção em um grupo, e a maioria das pessoas é legal nesses dias, se interessadas. Então tente tratá-las com cortesia - você está representando sua subcultura, goste ou não.

(Nota da tradutora: Eu achei que essa último frase entra em conflito com um texto que eu traduzi do F*** Yeah Lolita e postei aqui no blog, Se importe com as suas próprias malditas maneiras, que defende que você não deve se importar com o que os outros pensam, sobretudo sob a desculpa de estar defendendo a reputação das lolitas. Bom, eu acho que realmente não temos que nos importar com a opinião alheia a ponto de nos comportar para agradá-los, mas não ser rude ou evitar de envergonhar pessoas que estão com você e nem se conhecem direito não deveria ser nenhum sacrifício.)

♥ Não limite as opções de comida. Se as pessoas tem certas dietas restritivas (diabéticos ou vegans, por exemplo), ou simplesmente gostos ou desgostos, é rude ignorá-las. A comida deve ser diversificada para todos - garotas intolerantes a lactose não aproveitarão visitar uma sorveteria, e vegans uma churrascaria.


Idéias extras!

♥ Uma ótima maneira de envolver pessoas e deixá-las interessadas em encontros é uma rifa. Cada um coloca, digamos, R$2 para a rifa e é sorteado um pequeno item, como meias ou laço de cabelo. O dinheiro recebido vai para o prêmio do próximo encontro. Além do mais, isso ajuda as pessoas a se vestirem melhor!

♥ Escolha um lugar ou atividade que tenha uma inclinação lolita. Não há necessidade de sentar-se para tomar chá, mas escolher algo com um toque lolita assegura que todos terão interesse nisso. Afinal de contas é isso que todos tem em comum, então você também pode se utilizar disso. Algumas ótimas idéias são ir a um lugar fotogênico para uma sessão de fotos, visitar um museu de bonecas ou de carrosséis, ou fazer um passeio por casas históricas. Idéias retrô também podem ser adoráveis, como patinação.

Tem alguma sugestão de como tornar seu encontro um sucesso? Por favor sinta-se a vontade para nos contar!


Créditos:
Original:
Meetups: Dos and Don'ts - Lolita Charm
Tradução e adaptação:Ichigo


Imagem do post retirada daqui.

3 comentários:

  1. "Não há necessidade de sentar-se para tomar já,"
    Acho que no lugar de já, é chá, não é? Só avisando, já que quando li não percebi logo de cara o que quis dizer.
    Achei as dicam bem úteis, já pensei em fazer um meeting aqui na minha cidade... se um dia eu resolver fazer, com certeza usarei essas dicas.
    Obrigada pela tradução!

    ResponderExcluir
  2. Legal as dicas, geralmente quando vou aos meetings acabam-se formando panelinhas, até por falta de intimidade com as iniciantes, e muita vezes você fica com aquela sensação desagradável de estar sendo ingnorado :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...