terça-feira, 22 de setembro de 2009

30 coisas a se evitar num outfit lolita

Esse artigo não foi escrito por mim, foi retirado do Queen Victoria's Dolls.

Aqui copiei apenas as coisas a serem evitadas em si, mas recomendo dar uma olhada nas considerações iniciais e finais do artigo original.

30 coisas a se evitar num outfit lolita

1 - Se prender ao que você vê nas revistas japonesas. Não somos japonesas, não temos acesso às mesmas coisas, a mesma cultura e o mesmo clima. Além do mais, nenhuma revista que mostre moda lolita se mantém somente nela – é a Gothic AND Lolita Bible, afinal, e o Punk AND Lolita Handbook, por exemplo – e consequentemente nem tudo que se vê lá é lolita. Tente usar o que é no estilo e fica bem em você.

2 - Se prender excessivamente ao que artistas que se vestem de lolita fazem. Eles são pessoas da mídia e não usam as roupas como uma moda de fato, e embora possam servir de inspiração, nem tudo o que eles fazem é funcional com a moda. Copiar as produções completas (ou quase) desses artistas não é lolita, é cosplay.

3 - Fazer roupas sensuais e chamá-las de lolita. Nem mesmo erololita apela na sensualidade. A moda lolita NÃO tem a ver com sedução, fetiche ou sexo (embora, claro, as pessoas que usam lolita possam ter tudo a ver com isso).

4 - Exagerar na maquiagem, e em especial, usar batons escuros demais que borrem e manchem e não passem em nada nenhum dos conceitos lolita – o de parecer uma criança ou donzela, de nostalgia pela era Vitoriana ou Rococó, de recato – ou pintar o rosto de branco.

5 - Usar perucas altamente fake e artificiais.

6 - Não usar nada no cabelo. O estilo lolita é bem caracterizado por acessórios de cabelo, de laços, arcos, headdresses, mini-chapéus e mini-cartolas até simples fivelas enfeitadas. Não é nenhum crime não usar nada, claro, mas procure algo que funcione com sua roupa se possível.

7 - Usar headdresses enormes ou pequenos demais. Os primeiros podem te fazer parecer uma maid, e os segundos ficam apenas estranhos. Usar o headdress no começo da testa também não fica bem.

8 - Usar orelhas de bichos. Embora muito comum entre as decora japonesas e os otakus em geral, evite orelhas de bichinho para não lembrar cosplay.

9 - Esquecer de usar anáguas. Elas dão o formato mais comum em lolita (de sino) às saias e vestidos, e mantém o ar de boneca. Anáguas muito armadas, no entanto, não costumam funcionar se elas não tiverem o formato certo – e podem te dar um indesejado ar de festa junina.

10 - Usar APENAS anáguas. Embora ‘saias’ de tule já tenham sido vistas em erololi e punklolita, em geral é melhor manter as anáguas em seu devido lugar – sob a saia verdadeira.

11 - Deixar as pontas das anáguas aparecendo, especialmente se elas não tiverem renda no acabamento. Corte suas anáguas, ou as prenda se necessário

12 - Tecidos semi-transparentes. Desnecessário dizer que vestidos e camisas de tecidos muito finos mostram demais o corpo, o que não faz parte da moda lolita. (Certas camisas, no entanto, podem ter seu efeito atenuado pelo uso de uma blusa mais grossa por baixo, desde que a blusa não seja visível.) Mangas longas e semi-transparentes por vezes funcionam em gothic lolita e classical lolita.

13 - Tecidos brilhantes demais, especialmente cetim barato e veludo amassado ou molhado. O primeiro passa a impressão de fantasia de Carnaval ou Halloween (ou sex shop! =X) e os outros dois são muito usados em roupas góticas baratas, mas não ficam nada bem.

14 - Lycra, vinil e pvc. Corsets de vinil podem funcionar com erololi e raramente com punkloli, mas cuidado com a coordenação.

15 - Usar renda barata e larga nas roupas e acessórios. Renda de nylon, quando fina, pode ser bem satisfatória, mas para as mais largas e aparentes, prefira a qualidade do algodão. Usar renda em excesso também deve ser evitado.

16 - Usar um vestido de formatura, de festa ou vintage com lolita se ele não tiver a saia rodada do comprimento correto que comporte anáguas, se tiver decote, se for tomara-que-caia, tiver alças muito finas ou for feito de material inadequado.

17 - Usar minisaias ou vestidos muito curtos. O comprimento ideal pode ser de alguns dedos acima do joelho até vários dedos abaixo. Saias erololita podem ser mais curtas que as saias lolita normais, mas ainda asism não são curtas demais, não chegando nem perto do meio da coxa.

18 - Costurar renda, ainda que de boa qualidade, em saias retas, minisaias ou saias lápis e dizer que a saia é lolita. Costurar renda em camisas sociais ou tops pretos de alcinhas também não funciona.

19 – Usar decotes grandes. Aparecendo o “vão” entre os seios, o decote já está muito mais baixo do que deveria ser, mesmo em erololita, que geralmente mantém os decotes altos e acrescenta alças finas sem camisas. Um decote muito aberto mostrando grande parte do colo e dos ombros também não é adequado.

20 - Deixar a barriga aparecer entre a blusa e a saia, a qualquer custo.

21 - Não usar meias nem meia-calça. Meias são necessárias para o recato idealizado em lolita. Mesmo erololis costumam usar meia-calça, embora muitas vezes arrastão ou de renda. Meias que ficam bem com o estilo incluem meias até logo acima dos calcanhares, de aparência infantil, meias 3/4, meias 5/8 (logo acima do joelho) e meias-calças. Muitas vezes elas possuem acabamento em renda, mas ele não é indispensável.

22 - Usar meias listradas com toda roupa, mesmo que as cores e os estilos não combinem. Evite também meia-arrastão exceto com punk lolita e erololita, sobrepor meias-calças e meias curtas e usar meia-calça transparente (abaixo de fio 40).

23 - Usar botas punk, industriais ou góticas cheias de fivelas, zíperes e com plataformas altas com sua roupa bonitinha e cheia de babados. Mantenha-os em punklolita, no máximo.

24 - Calçar tênis, allstar, coturnos militares, sapatos de bico fino e salto agulha. Embora talvez alguns tênis possam ser adequados – e raros - em punk lolita, estes sapatos quase nunca ficam bem coordenados com vestidos e saias infantis/que lembrem uma boneca/vitorianos/de época.

25 - Calçar sapatos completamente destruídos e acabados.

26 - Sapatos pretos com roupas que não tenham preto, a não ser que elas sejam de tons escuros como verde esmeralda, vinho ou azul escuro. Sapatos pretos podem, no entanto, funcionar para um look azul claro que puxe para Alice, desde que a roupa não pareça um cosplay.

27 - Corsets com estilos infantis como sweet lolita.

28 - Bijouterias góticas como crucifixos imensos, anéis pontudos e afins. Bijouteria “gótica” pode funcionar muito bem com gothic lolita, no entanto, se mantiver-se em mente a parte lolita do estilo. Da mesma maneira, spikes, braceneltes com correntes e afins não ficam bem com lolita, exceto, em alguns, casos punk lolita.

29 - Luvas de ir à ópera ou de festa – aquelas luvas longas de cetim ou outro material, incluindo renda, até o cotovelo ou acima. Elas não combinam com a idéia de infantilidade do estilo lolita em geral, e raramente funcionam.

30 - Luvas de renda barata e dura, ou barata, mole e folgada. Elas podem arruinar uma roupa bem produzida, especialmente se o estilo geralmente não comportar luvas de renda, que são mais adequadas para gothic lolita e hime lolita.


Postado às 10:13

2 comentários:

  1. Caramba, ainda bem que eu li essa lista! Já estava planejando várias coisas daí! Hehehe... É a cosplayer e a metaleira falando mais alto! Valeu pelas dicas! ^_^

    Bjos
    Flavia Akane

    ResponderExcluir
  2. ~Olá Ichigo !
    Eu estou olhando um vestido com o comprimento de 92 cm e a anágua que gostaria tem 67 centímetros, "o vestido fica um pouco acima do joelho e a anágua fica exposta", gostaria de saber se isso é um problema, se puder me dar um conselho eu ficaria muito grata ~<3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...