quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Influências históricas do estilo

Esse artigo não foi escrito por mim, foi escrito por Manuella (que por sinal desapareceu do mapa e não sei por onde anda O_O) e retirado do Queen Victoria's Dolls.

Pois é, mais um Ctrl C + Ctrl V, mas ao menos creditado. Já vi alguns blogs copiando de lá sem ao menos citar a fonte, como se o texto tivesse sido escrito pelo dono do blog. Repulsivo.

Esse artigo é bastante interessante, afinal lolita não brotou do nada, e muito menos se originou de anime e mangá.


Influências históricas do estilo

"O estilo baseia-se em um visual semelhante ao de uma boneca de porcelana, mantendo um aspecto infantil lembrando assim uma criança vitoriana". Essas são as referências mais conhecidas do estilo, que se referem de uma maneira ou de outra à moda vitoriana infantil e juvenil. Porém o corte das roupas, os acessórios e detalhes são itens que muitas vezes remetem outras épocas que não a Era Vitoriana (que prevaleceu durante grande parte do século XIX).

O final do século XVIII, o Rococó, é comumente mencionado no estilo lolita, mas raramente vemos seus cortes em roupas do estilo: decotes quadrados, tecidos brilhosos, anquinhas laterais e mangas na altura do cotovelo são características básicas da moda feminina Rococó que não fazem parte do padrão lolita. O motivo pelo qual o estilo é relacionado ao Rococó deve-se à algumas marcas lolitas terem o mesmo exagero de rebuscada delicadeza e detalhes femininos que enfeitam os vestidos, tais como grandes laços, grande quantidade de renda e babados, colares e pulseiras de pérolas, e brocados (espécie de bordado feito no tecido que apresenta certo relevo). Há vestidos inspirados nesse período, embora não sejam vestidos típicos lolita - são mais como adaptações, utilizando as ‘regras básicas’ do estilo e mesclando com algumas características da época.

Há também uma suposta relação entre o modo ‘Rococó de viver’ e o modo ‘lolita de viver’, que seria devido ao modo luxuoso, despreocupado e “bucólico” em que as pessoas ricas da época viviam. Mas acreditamos que levar esse estilo de vida nos dias atuais é praticamente impossível, e não tem relação alguma com o estilo lolita, já que este é direcionado exclusivamente à moda, sem influenciar na maneira de agir daqueles que o adotam.

O início do século XIX teve pouquíssimas influências no estilo, mas os cortes da moda feminina são de grande valor para o Lolita; nesse período a moda visava um visual mais simples e elegante, e a saia não possuía qualquer tipo de armação. Outra característica da saia do vestido é o fato de começar logo abaixo do seio, detalhe que podemos notar em alguns vestidos lolita, provavelmente devido ao fato de a cintura alta ser uma característica da moda infantil. Esse corte na moda adulta, como acontece no lolita, só foi visto durante esse século. Foi nessa época, aliás, que a moda infantil começou a diferenciar-se da moda adulta.

Como muitos sabem, há muito da moda vitoriana permeando todo o Lolita: golas altas e rendadas, saias armadas, mangas bufantes, bonnets (espécie de chapéu que escondia o rosto de lado, geralmente de palha ou tecido) ricamente decorados, luvas e até mesmo tipo de tecido usado durante esse período. Ao contrário do que se pensa, no entanto, a moda infantil feminina vitoriana não é o conhecido lolita, mas provavelmente é a principal influência no estilo. Um bom exemplo é a saia infantil, que durante grande parte do período vitoriano permaneceu armada e no final desse período se assemelhou muito a saia característica lolita, pois sua altura não passava do joelho e era bastante cheia. Outra influência bastante popular na moda lolita é a gola-de-marinheiro, muito usada em roupas infantis vitorianas tanto masculinas quanto femininas. Mas há consideráveis distinções entre a moda infantil vitoriana e lolita - a moda infantil vitoriana seguia sempre o padrão da moda adulta; há muito da moda vitoriana menos popularizada que possa distingir o conceito da moda lolita em relação ao vitoriano, como por exemplo vestidos de cinturas baixa, vistos por volta de 1880.

Mas as influências não se limitam apenas na moda de séculos passados onde a moda era muito distinta da atual, podemos observar que muito do século XX está presente no lolita. Principalmente a década de 50, na qual a principal característica da moda feminina foram as saias armadas seguindo um formato bastante inovador para a época e muito usado no lolita, em formato de sino ou seja, crescente. Durante essa década a moda era muito feminina, especialmente para as adolescentes, que usavam saias de cintura alta na altura dos joelhos acompanhadas de sapatos de cela usados com meias soquetes, inovando assim a moda.

Não há como definir uma época padrão para o estilo lolita, a influência histórica é formada por um todo, contendo detalhes de diversos séculos anteriores mesclados com a moda atual formando assim um estilo completamente independente de qualquer tipo de regra "clássica" e ilimitado no quesito de criação.


Postado às 10:24

Um comentário:

  1. até agora esse foi o melhor artigo que encontrei nas minhas pesquisas, mas a origem do nome ainda faz falta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...