segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Os 10 mais famosos/infames mitos sobre Lolita (e a verdade sobre eles)

Postei ontem e já estou postando de novo, isso é raro :X Mas senti uma vontade incontrolável de copiar isso aqui '-'

Esse artigo não foi escrito por mim, foi retirado do Queen Victoria's Dolls.

Os 10 mais famosos/infames mitos sobre Lolita (e a verdade sobre eles)


1 – Lolitas são sensuais, e gostam de apelar ao imaginário masculino/feminino.

A verdade: Há uma espécie de esforço coletivo entre as lolitas ocidentais para livrar o estilo lolita do estigma de sensualidade que o persegue graças à relação do nome da moda e do livro de Nabokov. As lolitas japonesas não passam exatamente por esse tipo de situação – lá a sexualização da imagem da lolita é em boa parte culpa de animes e mangás – mas é parte do estilo de vida que algumas adotam não querer crescer, e consequentemente manter o ar inocente de uma criança, e, portanto, tabu conectar lolita e sexo. (Vale lembrar que a grafia japonesa para lolita como estilo de moda é roriita, e para o livro, rorita) Mesmo erololitas não usam de apelo sexual, sendo apenas um pouco menos modestas que as lolitas de outros subgêneros.


2 – Mana criou o estilo lolita.

A verdade: A importância de Mana para a moda lolita como um todo é freqüentemente exagerada. Lolita como conhecemos começou a tomar forma nos anos 70, graças talvez à marca PINK HOUSE - e grifes muito importantes para definir o estilo como a MILK são dessa época (A MILK foi fundada em 1970, e fez várias coleções ‘lolita’ na década de 70, com inspiração na cute culture/’movimento kawaii’.) A revista Rococó fez uma lista das datas em que várias marcas lolita foram inauguradas, e mesmo levando em conta que o estilo mudou muito desde o início, essas datas provam que Mana dificilmente pode ter tido qualquer coisa a ver com a ‘invenção’ da moda Lolita.

Datas de fundação de várias grifes:

MILK: 1970
Angelic Pretty: 1979
Heart E: 1987
Algonquins: 1987
BABY, THE STARS SHINE BRIGHT: 1988
Putumayo: 1990
Metamorphose Temps de Fille: 1993
Miho Matsuda: 1996
MARBLE: 1996
VISIBLE: 1997
Peace Now: 1997
Moi-même-Moite: 1999
Victorian Maiden: 1999
h.NAOTO: 2000
Baby Doll: 2001
MAXICIMAM: 2001
Fairy Wish: 2003


3 – Mana criou o estilo gothic lolita.

A verdade: Algumas fontes citam que Mana disse em uma entrevista que descobriu o termo gothic lolita quando um repórter o usou para definir sua roupa de Bara no Seidou (do ano 2000). O fato é que o subestilo gosurori da moda lolita já havia surgido nas ruas japonesas na primeira metade dos anos 90. Existem várias especulações a respeito de como teria se dado a origem do gothic lolita - talvez o estilo houvesse sido influenciado por outras bandas de visual kei com membros com roupas inspiradas em lolita, como Missalina Rei (a banda começou em 1998) e seu Arisu Gawa Arisu, ou Lareine e seu baixista Emiru; ou talvez inspirado em designs de mangás como KISS XXXX, que virou anime em 1991; ou quem sabe até inspirado pela dupla Switchblade Symphony, extremamente popular no Japão na década de 90 e que influenciou artistas como Dada, do Pride of Mind e Velvet Eden. Creio qeu nunca saberemos ao certo.

A influência de Mana no gothic lolita foi bastante sentida, no entanto, com a criação de sua grife Moi-même-Moitié e suas linhas EGL/EGA, e ocasionou o gosurori boom de 1999 - 2001.


4 – EGL/EGA significa o mesmo que gothic lolita.

A verdade: EGL e EGA são apenas os nome das linhas de roupa da brand criada por Mana, e não estilos ou subestilos lolita – e muito menos sinônimos para gothic lolita como muitas vezes se usa.


5 – Gothic lolita é sinônimo de moda lolita.

A verdade: Gothic lolita é um subgênero da moda lolita original, que abrange todos os outros subtipos como sweet, classical e punk lolita.


6 – Aristocrat/Dandy/Ouji é parte do estilo lolita.

A verdade: Os três são independentes de lolita, embora muitas vezes se faça a conexão entre esses estilos e lolita. Eles não se originaram a partir da moda lolita, nem tiveram necessariamente muitas influências em comum (nota: os visuais ouji mais femininos, no entanto, são por vezes conhecidos como "ouji lolita") Na Moi-même, no entanto, a visão pessoal do Mana sobre aristocrat muitas vezes se confunde com sua visão de gothic lolita.


7 – Lolita/EGL/EGA é estilo de música.

A verdade: Lolita é um estilo de roupa e, para alguns, um estilo de vida, e nada mais.


8 – Lolita é parte do movimento* visual kei.

A verdade: Não é porque alguns músicos de visual kei se vestem de lolita no palco, fazem photoshoots para a Gothic & Lolita Bible e propaganda para algumas brands que lolita passa a ser parte do movimento.


9 – Toda lolita gosta de visual kei.

A verdade: Nem toda lolita gosta de visual kei, nem toda banda de visual kei vê com bons olhos suas fãs lolitas (vejam o exemplo dado por Dir en grey!) e há particular atrito entre lolitas fãs de visual kei – bandgirls - e outros fãs de visual kei... e outras lolitas. Dizem que lolitas que não são ligadas ao movimento visual kei geralmente não gostam de bandgirls e acham que elas se vestem de lolita somente para se encaixar com outras fãs e não porque elas simplesmente gostam.


10 – Gothic lolita = lolitas góticas.

A verdade: O termo foi criado no Japão para definir algo específico, e não simplesmente como a junção de uma ninfeta com a moda gótica. Você pode ter vários elementos de ninfeta e da moda gótica em seu visual e não ter nada em comum com uma gothic lolita.

Além do mais, o termo é usado em inglês, sempre. Se ele é um nome próprio que surgiu em inglês num país em que inglês não é a primeira língua, o termo não deve ser traduzido.


* Para fins deste artigo, em que visual kei aparece somente para desmistificar certas inverdades e explicar certos conceitos fundamentalmente lolita, usaremos o termo ‘movimento visual kei’. Não cabe discutir aqui se visual kei é um movimento, um estilo musical ou qualquer outra possibilidade.


Postado às 10:35

Um comentário:

  1. então, só pra entender, traduzindo-se os termos roriita e rorita qual a modificação de significado? Vi em algum lugar que rorita está relacionado com a personagem e tbm a sensualidade dela, [posso estar errada, me corrija pelamordedeus =3 ] já o termo roriita tem um significado ou é apenas o nome que deram ao estilo e ponto? Desculpa perguntar tanto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...