domingo, 8 de março de 2015

5 lições duras sobre a moda lolita

Não é segredo que ser uma lolita não é toda gatinhos e arco-íris. Usar roupas lolita não consertará todos os seus problemas, e se misturar a outras lolitas não quer dizer que você será recebida de braços abertos dentro de uma irmandade cheia de aceitação. Assim como quase tudo na vida, lolita tem seus altos e baixos, e hoje vamos dar uma olhadas em alguns dos baixos que tendem a passar despercebidos e pegar de surpresa até as lolitas mais endurecidas algumas vezes. Considere isso algo como lista das 5 coisas que eu gostaria que alguém tivesse me avisado!

Você não pode usar lolita o tempo todo

Eu sei que muitas pessoas que iniciam na moda imaginam uma vida onde não podem usar nada além de lolita e viver o estilo de vida da Momoko com o qual sonharam, mas provavelmente não vai acontecer. Embora hajam muitas oportunidades de usar lolita, e ainda mais para lolificar um pouco da sua vida, apenas não é alguma coisa que você pode enfiar em cada canto e recanto do seu dia na sua vida diária.

Uma pergunta que eu recebo de muitas pessoas buscando levar lolita a o próximo nível é "Como você usar lolita para trabalho/escola/eventos chiques/etc?", esperando que outras lolitas tenham descoberto algum tipo de truque no qual elas ainda não pensaram e que fará com que isso funcione, e a verdade é que simplesmente haverão momentos em que você simplesmente não poderá usar lolita. E com toda a honestidade, isso realmente não é um grande problema.

Você não é menos lolita porque seu emprego ou escola não te deixam se vestir do que jeito que você quer, ou porque algumas vezes você tem que vestir em roupas normais, ou outras vezes está simplesmente calor demais ou frio demais ou você está com muita preguiça para se importar com todas aquelas anáguas.


As pessoas não vão querer ser suas novas melhores amigas só por causa das suas roupas

Não me entenda mal, ir a eventos lolita e ser um membro ativo da comunidade lolita são ótimas maneiras de encontrar pessoas com afinidades, e usar lolita pode ser o quebra-gelo que você precisava em situações sociais, mas as pessoas não irão necessariamente se jogar na chance de ser sua nova melhor amiga só porque acontece de você estar usando lolita, mesmo que elas estejam usando lolita também.

No final das contas, roupas lolita são apenas, bem, roupas. E qualquer um pode usá-las. A moda lolita atrai uma grande variedade de pessoas, algumas vão se identificar com você, e algumas simplesmente não vão. Eu sinto que muitas novatas na moda chegam com a atitude de que todo mundo que usa lolita irá instantaneamente gostar delas e concordar com elas e gostar das mesmas coisas que elas gostam, e quando elas se chocam ao descobrir que outras lolitas são apenas pessoas comuns, elas descartam a possibilidade de serem amigas de outras lolitas como se fosse uma causa perdida. "Quase ninguém falou comigo! Me sinto tão excluída!" é muito comumente o choro de alguém que acabou de voltar de seu primeiro meeting lolita.

A moda lolita é um ótimo interesse em comum para se ter com outras pessoas, mas assim como em qualquer outra situação, algumas vezes você terá que colocar algum esforço em construir uma amizade duradoura com outras pessoas.


Você não conseguirá usar todos os vestidos pelos quais você se apaixona

Eu sinto que essa é uma lição dura que algumas pessoas meio que nunca superam! Há tantos vestidos incríveis lançados pelas brands, tanto as grandes quanto as indies, que é honestamente difícil não amar a todos. Mas algumas vezes simplesmente não é algo que era pra ser.

Talvez o vestido seja incrivelmente raro, está fora do seu orçamento, do seu tamanho, ou simplesmente não fica do jeito que você esperava quando você o veste. Algumas vezes você precisa deixar pra lá e aprender a amar um vestido sem possui-lo. Confie em mim, sua carteira e o espaço no seu closet te agradecerão por aprender essa lição!


Haverão coisas inesperadas que você provavelmente terá que comprar

Essa é uma lição que estou aprendendo o tempo todo! Por mais que eu tente, eu sinto como se eu estivesse frequentemente tendo que comprar algo realmente sem empolgação porque eu realmente preciso para usar algo que eu estou morrendo para ter a chance de coordenar. Eu posso querer gastar todo o meu dinheiro no vestido dos meus sonhos que aparece em um leilão, ou em algum lançamento empolgante, mas o que eu realmente preciso é de uma anágua nova ou um par de sapatos pretos confortáveis. Oh, e limpeza a seco, e meia-calça de cor lisa, e uma camisa lisa em creme de gola alta, e uma underskirt lisa que seja do tom certo de marrom, e eu acho que você entendeu meu ponto!

É divertido se empolgar em querer novas peças principais, mas também há muito básicos que você também precisa. Especialmente se você usa o estilo com uma frequencia regular e você usa algumas peças tanto que elas podem acabar se gastando e você provavelmente terá que jogá-las fora. Eu não quero nem pensar em quantos pares de tea party shoes eu tive que jogar fora simplesmente porque eles estavam gastos demais!


Será necessário algum trabalho duro para conseguir o que você quer

Muitas novas lolitas parecem pensar que pessoas que tem usado o estilo por um tempo sabem algum tipo de truque de mágica para tornar as coisas mais fáceis quando se trata de achar a peça certa, no tamanho certo, pelo preço certo. A dura verdade sobre esse assunto é que não há nenhum truque de mágica, a maioria de nós que usa lolita e que tem praticamente qualquer tipo de orçamento ou que sai um pouco do tamanho padrão tem que colocar muito tempo e esforço em construir nossos guarda-roupas. Nós caçamos e procuramos e planejamos e economizamos!

O melhor "truque de mágica" que eu posso ensinar seria procurar mais! Procure em todo lugar e tente aprender sobre tudo! Se você está interessada em um estilo em particular, descubra quem o faz, que tipos de peças eles escolhem, e que tipo de coisas você deveria estar fazendo para comprá-los. Se você quer aprender a fazer algo como profissional, que fazem com que tudo pareça tão natural e fácil (seja posar como uma princesa ou costurar lindos vestidos) você precisará praticar e provavelmente cometerá um monte de erros pelo caminho.

Como muitas lolitas te dirão, esses pequenos incômodos definitivamente valem a pena pelo o que a moda lolita lhes dá em troca! Por todas as horas de pesquisa e aprendizado, a recompensa é agarrar aquele vestido há muito sonhado, depois de todos esses anos, por um bom preço. Para cada punhado de lolitas aleatórias que você deve ter conhecido, mas nenhuma de vocês se lembrará do nome uma da outra, haverá uma amiga genuina.


Que tipo de lições duras você aprendeu na moda e gostaria que alguém tivesse te preparado para elas antes?


Créditos
Original
5 Hard Lessons About Lolita Fashion - F Yeah Lolita
Tradução: Ichigo

Agradeço a Hannah por ter compartilhado o link no facebook :3

11 comentários:

  1. Esse tipo de post é q me dah um certo alívio sabe.

    Eu me cobro demais por não usar com frequência e não ter muitas peças.
    obrigada pelas dicas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem vontade de usar mais pode se cobrar, mas use como motivação e não obrigação :3

      Excluir
  2. Existem muitas duras lições. Eu não sou uma lolita, mas gosto muito da moda, leio muito sobre e penso em aplicá-la na minha vida em algum momento.

    Para mim a lição mais dura é investir nas coisas básicas. Eu tenho anotada as coisas básicas (ánaguas, acessórios etc.) e sempre que eu penso "Ah, eu tenho que comprar isso? Mas e os vestidos super legais e os sapatos perfeitos?" É meio frustrante, embora ainda sejam apenas planos.

    E se adequar ao próprio orçamento também é difícil. Às vezes queremos coisas que estão fora do nosso alcance e não temos paciência de ir juntando as moedinhas... hahaha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que comprar, sim, porque infelizmente o outfit não é feito só de vestido xD É mais fácil se você começar pelos básicos, na verdade.

      Excluir
  3. Eu havia lido esse artigo no idioma original e achei muito bom. Realmente e infelizmente o mundo lolita não é tão doce e cor-de-rosa como parece a princípio, mas ainda é amável, encantador e vale todo o esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia tempo que não lia o blog da Caro-chan e sinto que perdi muita coisa! Já separei mais coisas pra traduzir.

      Excluir
  4. Eu tinha arranhando um pouco esse post e você me fez ganhar a semana por ter feito a tradução dele <3
    Essas lições são as típicas das "tampando o sol com uma peneira", nao tem como fugir, estou passando por quero um JSK novo mas preciso de um sapato confortável branco ahaiahauahauaha
    Obrigada pela tradução *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que acertei na escolha xD

      Prioridades e disciplina! Muitas vezes é difícil x_x

      Excluir
  5. "Será necessário algum trabalho duro para conseguir o que você quer" É uma lição de vida que quero aplicar não só quando eu começar usar a moda lolita quanto em várias outras coisas kkkk E parece que esse é a lição mais dura de todas :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vem fácil vai fácil também. Temos que aprender que a única coisa que cai do céu é chuva, e às vezes avião.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...