sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Que idade é certa para lolita?


Kaya, uma lolita muito, muito jovem, cuja mãe modifica roupas da Angelic Pretty e outros itens para servirem nela. (Há um rumor de que a mãe dela é uma designer da Angelic Pretty.)

Eu vejo esse assunto surgir de novo e de novo - não apenas nos nossos fóruns online, mas também em muitos e-mails que eu recebo. Se eu ganhasse uma moeda por cada garota que gostaria de saber se a idade dela serve para lolita, eu teria um guarda-roupa muito bonito cheio de brand (infelizmente eu não estou sendo paga dessa forma... *suspiro*). Toda essa confusão, especialmente vinda de novos leitores, é esse artigo antigo aqui.

Esse foi um dos primeiros artigos que eu escrevi no meu blog lolita, então chamado Lolita Charm, e ele sempre tem atraído comentários tanto positivos quanto negativos. para aqueles de vocês que não querem relê-lo, eis a sinopse básica: os padrões da moda lolita e, mais importante, a cultura de drama de internet das lolitas não é algo que eu gostaria de impor a minha filha, ou filhos tão jovens quanto, vamos dizer, 13 anos. Para colocar isso num contexto, isso foi escrito quando eu era muito mais enfática em "fazer isso direito" e batia o martelo de maneira bastante severa naqueles que colocavam um dedo do pé fora da linha. Foi um comentário sobre nossa cultura em geral e se isso era ou não uma boa influência para garotas mais novas, e não uma lista VIP de quem está dentro e quem está fora.

Desde então eu tenho visto garotas que se preocupam se elas são "muito novas" aos 11 anos, e outras se elas são "velhas demais" aos 17. E desde então, eu tenho falado com lolitas muito doces muito mais novas do que eu, e apreciei o trabalho de blogueiras adolescentes que estão rapidamente chegando ao ranking de blogueiras de estilo profissionais em todo lugar. Por outro lado, eu tenho conhecido muitas garotas na minha comunidade local puxando para o outro extremo do espectro - não pergunte a uma dama a sua idade, então nós não definiremos nenhum número específico - mas é suficiente dizer que estão na idade adulta. E adivinhe? Elas são todas lolitas bastante dedicadas e fabulosas.

Para ficar registrado, de uma vez por todas, sendo brusca, anotem em seus caderninhos: você pode ter qualquer idade e usar lolita.

Qualquer um pode apreciar a estética lolita e querer incorporá-la na sua vida ou estilo. Isso é tudo o que você precisa saber. Moda lolita é moda lolita. Lolita é roupa. A coisa mais importante a aprender, em algum ponto da sua experiência lolita, é que lolita não é a internet. Lolita não é nem mesmo outras pessoas, lolitas ou não, online ou na vida real. Se a internet desaparecesse amanhã, lolita ainda existiria? Claro que sim. Eu mantenho minha crença de que a cultura lolita na internet não perfeita, mas não é lolita. Lolita é uma ideia, um conceito, expressado atrave´s da moda, que você molda a si mesma em algum lugar entre sua imaginação e o seu coração. Moda e estilo não tem restrições de idade.


Falar de idade agora nesse artigo é engraçado para mim, porque eu escrevi o artigo anterior quanto eu tinha talvez 19 e agora eu tenho 22 (e meio!) (N.T: Isso quando o original desse artigo foi escrito, em novembro de 2011.) Eu já posso ver uma diferença em meus pensamentos. Em 2008, a "pseudo-ciência" de lolita era popular, tentar analisar nós mesmas sobre o por que de gostarmos do que fazemos, em cada aspectos, desde os nossos desejos pela infância e ideais infantis até se nós romantizávamos ou não outras lolitas com uma noção de bissexualidade. Hoje eu acho que a atitude é mais sobre gostarmos de como se parece, é fofo, o que mais há para saber? Eu acho que a emergência dessa atitude no Ocidente é devido a muitos estilos fofos sendo filtrados do Japão que não são tão carregados quanto o conceito de "lolita". Há pouca análise acontecendo, no, digamos, mundo do fairy kei ou mori girl. É fofo. O que mais há?

Conforme eu li recentemente online e para a minha humilhação isso acaba de fazer sentido, idade está entre as orelhas (eu costumava pensar que isso significava cabelos finos? Eu não sei.) É verdade. Idade está apenas entre as suas orelhas, dentro da sua cabeça. Se você sente-se jovem dentro do seu coração, então é assim que você será. Se você pensar: "Eu já tenho 40, é hora de jogar a toalha e me acostumar a ser uma pessoa de meia idade", então você se tornará a sua ideia de uma senhora típica de meia idade, com minivan e tudo. Quem você é tem a ver com a percepção de você mesma, quem você mais quer ser.

Um grande exemplo é minha professora de dança do ventre. Ela tem mais de 60 anos e é absolutamente cheia de energia e cheia de vitalidade. Eu vi ela em uma mercearia uma vez, vestida para matar em uma jaqueta caramelo com recortes de flores e salto alto, pingando pó brilhante e acessórios brilhantes de dança do ventre. Ela não tem medo de se destacar, e eu tenho certeza de que ela não deixa a idade a desanimar. Se você der uma procurada pela internet, há muitas senhoras mais velhas fabulosas para te dar inspiração. Eu vi até mesmo uma senhora de 70 anos na cidade de Nova York uma vez, parecendo um fashion plate, com um toque de cabelo pintado de rosa de Tarina Tarantino. É isso que eu quero ser quando eu crescer. (Você consegue imaginar, nada de descoloração! Cabelo em cor pastel tão longe quanto os olhos possam ver...)

Então, não importa quando você descobriu lolita, ou em que idade você quer se expressar, eu encorajo você a dar um salto e seguir a sua felicidade. Se isso faz você feliz, se isso faz você saltar de alegria dentro do seu coração, de uma pilha de renda cor-de-rosa envia arrepios pela sua espinha -
Go for it.

Aqui há alguns artigos direcionados especificamente para ajudar lolitas mais jovens (que ainsa estão no ensino fundamental ou médio):

Blossoming: 8 Checkpoints for Younger Lolitas: Conselhos para lolitas mais novas com menos dinheiro interessadas no estilo lolita.

Convencendo seus pais a te deixar usar lolita: Como ajudar seus pais a entender a moda lolitaHow to help your parents understand lolita fashion.


Créditos:
Original:
What age is right for lolita? - Parfait Doll
Tradução e adaptação: Ichigo

Fique a vontade para copiar ou respostar essa tradução, contanto que me dê os devidos créditos. Obrigada.

23 comentários:

  1. Ai Ichigozin te adoro, e teu post é maravilhoso! Acho que tanto lolita ou outro estilo se faz parte da tua personalidade tem que usar, pq a pessoa que se veste mais diferente sabe o limite que tem que manter entre o cool e o ridiculo, e é isso estilo não tem idade, tem que ser feliz e usar o que te faz feliz!
    Eu não sou nenhuma guriazinha heheh mas nunca vou deixar de usar as coisas que gosto porque a sociedade diz que sou velha d+ pra X estilo.

    xoxo
    Luly~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Luly, essa gente que tenta prender a gente em determinado padrão por causa de idade cansa a minha beleza x_x'
      Você usa o que quer e fica ótima com tudo hehe ♥ Admiro muito vc e o seu estilo :3

      Excluir
  2. Thi, já pensei muito nisso. Tenho sua idade, mas só comecei a usar lolita (acho que por medo mesmo) muito recentemente, e vendo tantas garotas mais novas do que eu fico pensando se comecei tarde demais...e olha que já fui screamo, punk, gótica e emo #shameonme
    Fiquei feliz, de verdade, lendo seu post. Ontem herdei uma boneca da minha bisavó e saí toda feliz com ela pela rua, e as pessoas me olharam com cara de WTF?. Não liguei. E agora,vou ligar menos ainda quando me verem com uma anágua que dobra o tamanho da minha bunda. hahaha

    Obrigada por essa pérola linda de texto ♥

    ;*

    yaz ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, tá novinha ainda 8D Depois dos 50 começo a me preocupar (ou não).
      Gótica eu tb já fui, toca ae o/

      Excluir
    2. Alguém pode me ajudar pq tipo eu tenho 11 e quero mt ser uma Lolita o único problema é que eu não sei como,eu quero muito ser uma sweet Lolita

      Excluir
  3. Sabe sete post - maravilhoso diga-se de passagem - me faz lembra a Gio - do Blog This is My World.
    Ela e Aninha de curitiba pra são simbolos disso tudo que voce falou!
    Talentosa, criativa , MAMAE! (e de crianças bem crescidinhas até) e lolita - pense!

    cada nova postagem dela eu fico mais admirada - e me torno mais fã
    Assim como como sou fã das Suas ♥

    tu falou tudo! =D
    e sempre é hora de abrimos brecha pra o novo!
    é tão bom!novos projetos e novas descobertas!

    eu não me recrimino de ter descoberto lolita a partir dos 24 (é ...eu tenho 25 recem-feitos em Outubro -q) meu estado de espirito que me deu essa abertura pra este novo estilo - independente da idade... eu demorei mais, estudei mais - e dai?- descobrir antes ou depois talves não teria me animado tanto como me animei a fazer meu primeiro outfit...e ..daqui pra frente - o céu é o limite o.<

    bjo!♥ Parabens pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super admiro pessoas que conseguem conciliar uma vida atarefada e uma família e estilo ♥ Provam que a moda não tem data de validade, né? E tb não tem hora pra começar ^^v

      Muito obrigada por suas palavras ♥

      Excluir
  4. Adorei seu texto. Moda lolita não tem idade.
    A unica coisa que reflito sobre idade seria o caso de ser uma total influência dos pais, mesmo pretendendo levar lolita para minha vida, não gostaria de "obrigar" minha filha(caso eu tenha) a vestir o estilo, mesmo que eu dê um empurrãozinho de vez em quando (não somos de ferro rsrs). Acredito que sendo jovem a criança tem que ir conhecendo a moda com uma certa liberdade de no futuro escolher por si qual seguir.
    Enfim... continuo a concordar(claro) com seu texto, e acho totalmente que idade é um estado de espirito hehe ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se vestiria minha filha de lolita por causa da questão do conforto, mas gostaria muito que ela se interessasse pelo estilo. Obviamente não vou obrigar, mas também daria um empurrãozinho hehe :33

      Excluir
  5. Oh,muito bom,e eu super me encaixo nessa história kkkk
    Eu tenho 41 anos :O ,tenho 3 filhos,24,15 e 14,comecei usar lolita aos 40,e sou muito feliz com minha decisão,e ainda usarei por muito tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando nela .. oia ela aaew !! ♥

      Excluir
    2. Oh,Kelly agora vi oq vc escreveu e me citou,obrigada amadinha :) pelo carinho ♥

      Excluir
    3. Gente, chocada aqui, nunca imaginaria :O Parabéns ♥

      Excluir
  6. wont *--* esse texto esta lindo Ichigo! Adorei ele, principalmente pelo fato deu ter começado a montar meu guarda-roupas loli com 13 anos. Realmente não foi nada fácil convencer minha mae deque eu estava falando sério quando disse que iria usar moda Lolita.Mas aqui estou eu agora com 14 anos um vestido e três outfits *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto super fofo ;3
      Eu comecei a usar lolita com 12 hoje tenho 13 (quase 14), na sociedade em geral, muitos acham velha demais pra vestir assim e para algumas lolitas muito nova...Mas eu nem ligo. Ser lolita não tem idade hehe

      Excluir
  7. "Lolita é uma ideia, um conceito, expressado através da moda, que você molda a si mesma em algum lugar entre sua imaginação e o seu coração."

    Isso me emocionou de verdade :') Obrigada pela tradução, Ichigo!

    ResponderExcluir
  8. Oii^^
    Eu tenho 12 anos e adoro lolita (em especial o subgênero hime lolita) mas tenho um certo receio com a minha idade ,tipo eu tenho 1,57 de altura ,e eu tenho medo de explicar isso pros meus pais tipo "papai mamãe eu vou ser uma hime lolita !" ,continuando eu adoro Harajuku kei e gosto fazer tricô (apesar da falta de experiência) .Agora depois de muita enrolação cadê o tutorial lolita para as pirralhas ? Rs

    De:Ninita Para:Ichigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (PS:eu tentei parecer o menos sem noção possivel )

      Excluir
  9. Oii Ichigo eu tenho 11anos(e meio e pretendo montar meu primeiro ouffit esse mes so falta eu comprar tudo e quer ser minha madrinha.

    Raissa_nandinha.jb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ichigo vou ser direta,eu gostaria que fosse minha madrinha e iria ser um imenso prazer te-lá como madrinha,sou de São Paulo e tenho 13 anos
    meu email: Nanalanay14@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...