sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Elementais do Ar - Fadas


Arte: Rene Cloke

Os elementais do ar são as fadas e silfos e são os principais responsáveis pela "inspiração". Eles gostam de trazer histórias novas à imaginação dos humanos e gostam de imitar as pessoas em roupas e cabelos. Por isso, não é estranho que nos relatos de encontros com fadas, estas se pareçam tanto com humanos.

Fadas são criaturas encantadoras e, por isso mesmo, são também perigosas. Apesar de vários relatos mostrarem encontros amistosos e agradáveis, outros revelam uma faceta sombria destes seres mágicos. Se sentirem que vão lhe fazer mal ou que caçoam delas, tornam-se vingativas e lançam feitiços, que vão desde a perda do sentido de orientação até o sequestro para o seu mundo encantado, de onde a pessoa pode jamais retornar.

Fadas apreciam flores, perfumes e música. São famosos os círculos das fadas, pequenos círculos que surgem em pedras ou vegetação de bosques. São lugares mágicos onde as fadas vêm dançando por toda a noite por várias décadas.

Dentre as flores favoritas das fadas temos a dedaleira, as prímulas, as campainhas de flores azuis, a tasneira, a azevém, o tomilho silvestre, o amor perfeito e a erva de São João. Nenhuma dessas flores deve ser levada para dentro de casa. Para conseguir atrair as musas da inspiração, ter boas ideias ou simplesmente atrair fadas, prefira incensos e cristais.

Fadas podem ser de grande valia, agindo junto aos humanos para ajudá-los a conquistar boa sorte e riquezas. Muitos magos acreditam que há fadas boas e fadas más, que são atraídas conforme a índole do indivíduo. Uma pessoa que vive para os outros, que cultiva bons sentimentos, atrairá uma boa fada que o ajudará a conquistar seus desejos. Já uma pessoa que é egoísta e mesquinha atrairá uma fada má que o cercará de ilusão e fará de tudo para que ele se perca em seu caminho.

Há vários rituais para contatar sua fada e atraí-la e, em alguns casos, ela pode se manifestar para o bruxo. Nesses casos, o bruxo não precisa temer, pois sua imagem jamais será assustadora.

Quando negligenciamos estes elementais, perdemos o bom senso. Nossa capacidade de percepção fica comprometida e nós ficamos burros. Ficamos o tempo inteiro no olho do furacão, envolvidos demais no trabalho ou nas emoções, a ponto de perdermos completamente o foco, a noção do que é importante.

Uma conexão exagerada com os elementais do ar pode deixar uma pessoa zuretinha. Ela fica curiosa demais, ao ponto de se tornar inconveniente e sem noção. A mente entra num furacão de ideias que giram sem controle e acabam não se fixando em coisa alguma. A pessoa também pode se tornar analítica ao extremo, não tomando atitude nenhuma, pois sua análise mental a paralisa completamente. A pessoa pode também exagerar nas esquisitices, tornando-se excêntrica e fanática. Outro sintoma é o desinteresse por coisas materiais. Desprendimento é bom, mas estamos nessa vida para aprender a viver, inclusive as coisas materiais, então não é um grande momento para ignorar emprego, dinheiro, contas e coisas assim.

A ligação saudável com os elementais do ar facilita o aprendizado e o aumento da sabedoria. Eles também nos ajudam a coordenar e verbalizar o que vemos, sentimos e ouvimos. Protegem o lar e propriedades em geral, pois possuem a faculdade de confundir a mente de possíveis invasores, dando-lhes preocupação e receio de invadir seu território. A ligação com os elementais do ar estimula a liberdade, o equilíbrio mental e uma curiosidade saudável.


Fontes: Wicca nº 16 - Um guia místico de criaturas encantadas
             Wicca nº 20 - Por trás do véu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...