terça-feira, 26 de março de 2019

Dumplin'

Essa é a primeira vez que eu faço um post exclusivamente para recomendar um filme. Por que isso, em quase 10 anos de blog? Em parte porque eu não assisto tantos filmes assim (e quando assisto é provavelmente pela vigésima vez algum filme que me marcou na adolescência), em parte porque já li tanto a respeito que acho que soaria repetitivo. Eu sou sempre a última pessoa a assistir os filmes do momento, juro. Ainda não assisti Animais Fantásticos. Nenhum deles. Pois então.

Eu vi o trailer de Dumplin' algumas vezes na Netflix quando logava pra ver RuPaul AllStar ou Brooklyn 99, mas embora estivesse curiosa não conseguia pensar em parar por quase 2h para assistir um filme inteiro (em geral eu assisto um episódio de série ou reality enquanto almoço ou me arrumo pra ir trabalhar). Ok, resolvi assistir parcelado mesmo, uma parte de dia e o restante vi a noite depois da Erika dormir.



Ok, um pequeno resumo da história: a mãe da Willowdean, Rosie Dickson (Jennifer Aniston maravilhosa sempre ♥), ganhou um concurso de Miss Teen quando jovem e agora é a encarregada do concurso Miss Teen Bluebonnet de uma cidade do interior do Texas. A Willowdean é uma menina gorda, mas muito confiante graças à influência da sua tia Lucy, que sempre cuidou dela enquanto a mãe estava ocupada com os concursos, mas esse é o primeiro ano dela sem a tia, e ela resolve se inscrever no concurso como forma de protesto. [SPOILER] É visível que ver o carinho da mãe dela com as vencedoras do concurso mexe muito com ela, assim como encontrar a ficha de inscrição incompleta da tia no meio das inúmeras caixas de pertences dela. [/SPOILER]

Além da melhor amiga Ellen juntam-se a ela Hannah (maravilhosa ♥) e Millie (uma garota gorda que sonha com o concurso desde os 8 anos). Elas se preparam para o concurso com a ajuda de um grupo de drag queens (destaque para a Ginger Minj, finalista da 7ª temporada de RuPaul's Drag Race) e o filme é uma sucessão de cenas que se revezam entre engraçadas e extremamente tocantes.


Por onde eu começo? Eu amei tanto, que fiquei pensando nele um bom tempo antes de cair no sono. Tem várias coisas que eu amo: um grupo de amigas improváveis, melhores amigas de infância, uma influência feminina muito positiva (a tia da Willowdean, Lucy), um relacionamento complicado de mãe e filha, uma trilha sonora maravilhosa (se você não gosta de Dolly Parton tudo bem... direito seu estar errado), drag queens! E por último, mas não menos importante: embora o interesse romântico seja um ponto importante a história não gira em torno dele tipo em Sierra Burgess, e a amizade feminina também é bem mais saudável. Eu tinha grandes expectativas com Sierra Burgess, mas me decepcionei muito por conta de como ela lida com a rivalidade feminina, a resolução dos problemas é totalmente insatisfatória e tudo gira ao redor do carinha (além de achar muito problemático as interações entre os dois. Imagina se fosse o contrário, com o cara enganando a menina e tudo o mais).

O filme é perfeito? Não, mas acho muito difícil que exista algum que seja. É uma comédia romântica adolescente, e por eu não ser mais parte desse público é um pouco difícil de me colocar no lugar das personagens, especialmente porque, por mais que a gente exercite a empatia, é bem diferente de ser e viver certas coisas na pele. No meu caso é mais por não conseguir me identificar com questões da adolescência... parece que eu passei por isso há um século atrás, e não pouco mais de uma década.

Eu amo a Millie de todo o meu coração. Ela é um ser precioso que precisa ser protegido ♥ Queria que existissem mais dela no mundo.

O final é previsível, mas muito satisfatório! Sinceramente, queria que fosse uma série e não só um filme de menos de 2 horas de duração.

Vocês já assistiram Dumplin'? O que acharam?

E outras comédias românticas adolescentes que estiveram em alta há um tempo atrás, como Sierra Burgess é uma loser e Para todos os garotos que já amei? Me contem e me recomendem filmes nesse gênero!

4 comentários:

  1. Gostei do seu review, mesmo que não tenha nenhum outro de filme aqui! Acho que é legal porque você seleciona mais, e aparece algo realmente interessante pras leitoras do seu blog de lifestyle fofo e feminino, ao invés de transformar o blog num blog de filmes, sei lá, heheheh;
    Na verdade tua descrição da história me deixou curiosa pra assistir, sendo que eu não costumo assistir filmes românticos num geral. Curti!

    ResponderExcluir
  2. "se você não gosta de Dolly Parton tudo bem... direito seu estar errado" melhor trecho! hahaha

    Eu assisti Dumplin há algum tempo atrás e tive os mesmos sentimentos que você (e coincidentemente também assisti picado) e simplesmente me apaixonei! Gostei como a representação da protagonista não caiu no velho clichê da menina gorda caricata que só serve para ser motivo de riso/comédia. Aliás, ultimamente os filmes têm tentado representar minorias de forma mais respeitosa e estou apenas amando demais!

    Bye!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o filme, achei uma graça!

    ResponderExcluir
  4. Bonjour, miss Ichigo. Ça va?

    Eu gostei muito de Dumplin. Tanto que depois de assistir, corri para o meu Instagram e compartilhei o quanto esse filme é importante para as mulheres consideradas "dumplin" como eu. O clichê se concentra mais na parte de comédia romântica do que na construção das personagens e isso me fez sorrir. Estou tão cansada de ver as mulheres gordas representadas de uma forma tão ruim nas produções culturais que, sempre que alguém acerta tão bem quanto esse filme, quero que o mundo inteiro o assista logo!

    Fico contente que você também tenha gostado do filme. E desejo, do fundo do meu coração, que mais roteiristas e escritores tragam personagens assim da forma natural como deve ser. Sem problematizações, sem lições de moral, sem terrorismo e sem bizarrices estereotipadas do lugar que o gordinho deve ter na sociedade gordofóbica e, mais, gordoretaliadora.

    Beijos açucarados, flor de morango!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...