sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

10 passos da skincare coreana


Meus produtos de skincare diurna

Já faz alguns anos que eu ouço falar do "10 step skincare", mas assim como o BB cream, as tendências asiáticas só chegam por aqui bem depois.

Eu sei que a princípio pode parecer coisa demais, e se você está acostumado a uma rotina de cuidados com a pele (ou se você ainda nem tem uma, ou só faz quando lembra) realmente pode parecer coisa de outro mundo. Mas antes de começar a explicar o que cada um dos 10 passos faz eu gostaria de oferecer alguns esclarecimentos ♥

A primeira coisa que eu quero que você saiba é: não, não são 10 passos de uma vez. Alguns produtos (como o protetor solar) só são usados de dia (evidentemente), outros só durante a noite (sleeping pack) e alguns não são diários (como esfoliação).

A segunda coisa que eu quero que você saiba: não, não é porque é uma rotina coreana que toda coreana segue esses passos religiosamente. De fato, eu sigo algumas youtubers coreanas e a minha favorita (que é mais focada em skincare, tendo até lançado a própria marca) fez um vídeo falando que na verdade a 10 step skincare não é assim tão popular na Coréia. Que coisa, não?

Importante notar que a rotina de skincare é coreana, mas os produtos não precisam necessariamente ser. Eles podem ser também japoneses, ocidentais, até nacionais.

É claro que você não precisa seguir todos esses passos. Eu gosto de pensar que menos é mais, e se pra você um único creme e protetor solar funcionam, não vejo porque teria necessidade de comprar serum, essence, ampoule, sheet mask, wash-off mask e o que quer que seja. Contudo, se você é como eu e acha que sempre tem espaço para melhora, tem paixão por experimentar e acha que uma rotina de skincare é um momento de relaxar e curtir a própria companhia, vem comigo ♥




Meus produtos de skincare noturna

1. Cleansing oil (remoção de maquiagem)
A rotina de 10 passos inclui double cleasing, ou seja: limpeza em dois passos. A primeiro é a base de óleo e a segunda a base de água. Passar óleo no rosto pode parecer incomum para muita gente, especialmente para quem já tem pele oleosa, mas acreditem em mim e vão na fé. O óleo é a melhor forma de remover a maquiagem sem danificar a pele, e não precisa ser necessariamente óleo, mas ter uma base oleosa. Cremes e balms são comuns também, mas eu particularmente prefiro as versões tradicionais e usar outro demaquilante específico para a área dos olhos, que é mais sensível e geralmente concentra a maquiagem mais difícil de remover.

Algumas reviews de cleansing oils e removedores de maquiagem:
Innisfree Apple Juicy lip & eye remover
Innisfree Green Tea Pure Cleansing Oil
O'slee Rosehip Deep Cleansing Oil
ETUDE HOUSE Lip & Eye Remover


2. Cleanser
A segunda parte do double cleansing é de fato usar um sabonete para o rosto.
Quero chamar novamente a atenção das amigas de pele oleosa para que não cometam os mesmos erros que já cometi: evite sabonetes muito abrasivos ou que prometam remover toda a oleosidade. É uma cilada, Bino! Embora a sensação de pele "squeaky clean" seja muito gostosa na hora, o efeito rebote não compensa. Mesmo que sua pele seja muito oleosa, considere usar um sabonete mais suave: quando tiramos toda a oleosidade natural da pele, o corpo entende que o óleo que está sendo produzido não está sendo suficiente, é como se a pele estivesse sendo agredida e adivinhe o que ela faz? Produz mais óleo!
Os cleansers podem ser em creme, gel ou (os mais populares) em espuma. É possível transformar qualquer cleanser em espuma facilmente com uma redinha que se encontra em várias lojas de importados orientais, inclusive na Daiso.

Algumas reviews de cleansers:
Happy Bath Facial Yogurt
Shiseido Senka Perfect Whip


3. Esfoliação
Um dos meus passos favoritos! A esfoliação remove as camadas de pele morta e promove a renovação celular, deixando a pele visivelmente mais viçosa.
A esfoliação não deve ser feita diariamente. Sua necessidade deve ser avaliada de acordo com seu tipo de pele. Eu gosto de fazer duas vezes por semana, mas pessoas com a pele muito sensível devem fazer no máximo uma vez por semana. Também é importante prestar atenção a produtos muito abrasivos.
A esfoliação que é mais conhecida é a esfoliação física, mas muitos produtos no mercado utilizam micropérolas de plástico que poluem as águas e causam a morte de diversos animais aquáticos, então é sempre bom levar isso em consideração.
"Ichigo, mas e os esfoliantes caseiros, podem ser usados?" Podem sim. Esses ao menso não geram resíduos perigosos, mas mas cuidado com o tipo de esfoliação. Uma das mais populares é a de açúcar (culpada: já fiz também), mas aprendi com uma amiga que os pequenos cristais do açúcar comum fazem micro arranhões na pele, o que a longo prazo pode ser na verdade ruim. Uma boa opção pode ser o fubá ou o açúcar mascavo.
Também há a esfoliação química, que é a mais popular na skincare coreana. Sei que muita gente até treme diante da menção da palavra "químico" porque acho que imediatamente associamos a coisas tipo ácido... o que é exatamente o que esfoliantes químicos contem! :D Mas calma, são ácidos do bem. AHA (alpha hydroxy acid - ácidos láticos) e BHA (beta hydroxy acid - ácidos salicílicos) mereceriam um post a parte (se vocês quiserem, me avisem), então para não ficar muito longo, vamos só dizer que eles deixam a pele mais suave e firme, diminuem a aparência de linhas e rugas finas, hidratam e igualam textura e tom da pele. Parece ótimo, não? E é. Mas claro que a eficácia também depende de como são usados, da concentração do composto na fórmula, etc.

Review de esfoliante no blog:
Rosette Hello Kitty Apple Gommage peeling gel


4. Toner (tônico)
O que o tônico faz? Tonifica, ué! Ok ok, mas exatamente o que é tonificar? Às vezes eu paro pra pensar sobre algumas palavras que eu uso no sentido correto, mas não sei exatamente o significado, e essa era uma delas. Segundo o dicionário: "dar ou adquirir tom ou vigor; fortificar(-se), fortalecer(-se), robustecer(-se)."
A maioria dos tônicos que eu conhecia antes de começar a pesquisar sobre cosméticos coreanos eram adstringentes, cheios de álcool, usados em um disco de algodão pra terminar de limpar a pele (quem não lembra das propagandas em que as mocinhas acabavam de lavar o rosto, passavam o algodãozinho e mostravam que o disco estava cinza escuro? Ew!). Então, esses tônicos não são legais. Você, amiga da pele oleosa que acha que isso ajuda: isso atrapalha, pelos mesmos motivos que já disse: agride a pele, ela produz mais óleo pra se defender (se me atacá eu vô atacá!) e BAM! mais oleosidade. Enfim.
Existem diferentes maneiras de se aplicar o toner, inclusive com o tradicional disquinho de algodão, mas eu prefiro colocar um pouco na palma da mão, espalhar entre ambas as mãos e dar batidinhas no rosto para absorver melhor. Eu tenho a impressão de que usando algodão quase todo o produto vai pro lixo depois, o que é um desperdício.
Os tônicos coreanos são beeem diferentes. Eles servem como um intermediários entre a limpeza da pele e o real tratamento, preparando a pele e melhorando a absorção dos produtos que serão aplicados a seguir. Se você tem a pele seca uma ótima dica é escolher um tônico hidratante e aplicar mais de uma vez nas áreas mais secas. Algumas usam até SETE camadas, o que acho que já é um pouco demais, mas duas ou três podem ser uma boa ideia, sobretudo no clima mais frio e seco.

Review de toner no blog:
Ainda não temos :(


5. Essence
Esse foi o último produto que eu incorporei a minha skincare e a maioria das pessoas parece concordar que é opcional, embora é claro que também apresenta suas vantagens. Tanto o tônico quanto a essence melhoram a textura da pele, sendo que a essence ajuda a torná-la mais macia e suave.
No Japão essence é comumente chamada de lotion, mas na Coréia lotion costuma se referir a uma emulsion (hidratante) mais líquida. Em geral, lotions e emulsions tem uma aparência leitosa ou perolada, mas a finalidade é a mesma: deixar a pele mais macia e suave.

Review de essence no blog:
Ainda não temos :(


6. Serum/Ampoule
O serum é o produto mais concentrado da skincare e costuma ser usado para atingir um resultado específico. Há serums para diminuir poros, combater acne, anti-rugas, diminuir hiperpigmentação, aumentar a firmeza da pele. Eu costumo pensar que se a skincare é a comida da pele, o serum é o complemento de vitaminas que dá aquele "boost" (embora ele não deva servir pra substituir todo o resto, sem dúvidas é uma ajuda bem vinda).
Se sua pele é seca, um serum hidratante ou óleo facial com certeza será um bom investimento. Se você tem manchas ou cicatrizes, um serum de clareamento ("brightening") é a melhor opção.

Review de serum no blog:
Ainda não temos :(


7. Eye cream (creme para os olhos)
Muita gente subestima a importância do creme para os olhos. "Não pode ser o mesmo creme que uso no resto do rosto?" Poder pode, mas lembre-se que essa é a área mais sensível, e alguns hidratantes podem ser ótimos para o rosto mas irritar os olhos. A área ao redor dos olhos é uma das primeiras a apresentar as linhas e rugas mais leves, então os cremes para os olhos costumam ser anti-idade. Além do mais, eu não uso o mesmo creme que uso pro corpo no rosto, então acho que o mesmo se aplica aqui.

Alguns eyecreams que testei:
ETUDE HOUSE Eye's Cream



8. Moisturizer (hidratante)
Um dos mais básicos, e ainda assim muito negligenciado! Sim, você tem que usar mesmo se tem a pele super oleosa. Novamente entra a questão de que a pele produz mais óleo porque no fundo falta hidratação. Para a pele oleosa o melhor é escolher um hidratante com textura gel, especialmente no verão ou em climas mais quentes em geral. Se sua pele é mista, concentre um pouco mais nas áreas secas. Se é seca, pode investir em um que seja um pouco mais potente, mas nada tão exagerado que fique pesado. Aplicar duas camadas nas áreas mais secas é um truque que pode ser usado para hidratantes, assim como toners.

Reviews de hidratantes aqui no blog:
Ainda não temos :(



9. Máscaras
Sleeping packs, sheet masks, wash-off masks... todas entram nessa categoria.
Sleeping packs são usadas antes de dormir, sheet masks são aquelas divertidíssimas que vem com uma variedade de propriedades, cheiros, extratos e hoje em dia até de desenhos! As wash-off, como o nome sugere, são máscaras com enxágue.
As sleeping packs acho um pouco pesadas para usar todo dia, então costumo usar 2 ou 3 vezes por semana, em geral dia sim, dia não. Eu realmente sinto que elas agem profundamente e a pele fica bem mais macia pela manhã depois de lavar para tirar o excesso.
Embora a maioria das sheet masks sejam "para uso diário" eu costumo usar no máximo uma vez por semana e o motivo principal é achar que fica muito caro! Com o dólar como está uma das mais baratas é quase R$10, vocês acham que tenho R$10 pra botar na cara todo dia? Hell no. Comprar em quantidade grande compensa bem mais, mas ainda assim não é tão acessível, então deixo elas como um special treat para meu "spa caseiro" uma vez por semana, quando me sinto riquíssima hidratando o cabelo, fazendo as unhas, esfoliando o corpo... a coisa toda.
As wash-off masks que eu tenho são de argila, para tratamentos como limpeza profunda e controle de oleosidade.

Sheet masks:
O'slee Rosehip Whitening Mask
ETUDE HOUSE Pearl Sheet Mask
Baviphat FT Island Collagen Sheet Mask

Sleeping packs:
O'slee Clear Spa Sleeping Mask
Baviphat Lemon Whitening Sleeping Pack

Wash-off masks: Elizavecca Milky Piggy Carbonated Bubble Clay Mask
Baviphat Strawberry Toxifying Mask

Outras:
Daiso Natural Nose Pack
Daiso Charchoal Peel-off Mask


10. Protetor solar
Nããão importa se é inverno, se você não sai de casa ou acha que só porque está nublado não precisa: os raios UVA e UVB estão aí, só esperando você dar mole! Se envelhecimento precoce e hiperpigmentação não são uma preocupação sua, talvez saber que câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e no mundo, sendo que seria facilmente prevenível, mas só 32% dos brasileiros usam protetor solar regularmente? Qualquer pesquisa rápida no Google sobre a doença já são motivação mais do que suficiente para se convencer.
"Ah, mas protetor solar deixa a cara branca, é oleoso, tem cheiro ruim..." ACORDA, AMIGA, É 2019! Tem inúmeras opções no mercado, texturas, protetores solares físicos, químicos, com cor, efeito matte... é só achar um pra você.
E cuidado: se você acha que sua base ou pó com FPS substitui o protetor solar, pense de novo. A quantidade de protetor solar nesses produtos é bem reduzida, então você teria que aplicar muito para ter a proteção desejada, por isso é melhor usar um protetor solar antes da maquiagem mesmo.
Protetor solar... acredite! :D

Reviews:
Bioré Aqua Rich
Missha Safe Block Waterproof SUN


Alguns produtos de uso ocasional

Então é isso, meu povo e minha pova. Espero que esse post tenha sido útil e que se sintam seguros para experimentar (ou não) essa rotina de skincare, se desejarem.

Claro que pode ser um investimento meio pesado no começo, por isso eu sugiro que você comece com os básicos e vá incrementando aos poucos. Os três itens que considero realmente indispensáveis são: cleanser, hidratante e protetor solar. Quatro itens se você usa maquiagem regularmente, pois vai precisar de um removedor.

Se tiver ficado alguma dúvida, fiquem a vontade para deixarem nos comentários, assim como sugestão para próximos posts (Querem saber mais sobre AHA/BHA? Qual minha rotina para pele mista/oleosa? Review de algum produto específico?).

Fiquem de olho também no meu instagram porque eu sempre posto fotos e stories das minhas últimas compras, assim vocês podem pedir review de algo se interessar.

Obrigada por embarcarem nessa viagem comigo ♥

Vou postar um vídeo com demonstrações de alguns produtos também, então se você ainda não é inscrito, se inscreve lá no meu canal e ativa o sininho das notificações ♥

Por enquanto tenho dois vídeos de skincare lá:
Morning Skincare Routine
Night Skincare Routine

Vou acrescentar links para reviews de mais produtos conforme for postando ♥

2 comentários:

  1. Falou em post de skincare já vim correndo :) Aguardando o post sobre BHA AHA, já vi varias coisas a respeito porém acho q ainda não peguei o jeito da coisa. Aguardando meu tratamento para espinhas acabar para eu finalmente começar uma rotina mais completa. Muita coisa eu ainda não posso usar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post, estava precisando do tapa inicial, pq minha skincare se resume a esfoliação e gel de limpeza, nem dá pra chamar de skincare.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...