sábado, 9 de abril de 2016

AF&LN: Livros de infância que me marcaram [World Book Day - Tema de Abril]

O World Book Day é comemorado dia 23 de abril (mas encontrei algumas fontes falando que é dia 3 de março e 5 de abril também) e é um evento anual organizado pela Unesco para promover a leitura. No Brasil, o Dia Nacional do Livro é comemorado dia 29 de Outubro, o Dia Nacional do Livro Infantil é dia 18 de abril e o Dia Internacional do Livro Infantil, dia 2 de abril. Se querem saber, pra mim todo dia é Dia do Livro, assim como todo dia é Dia do Gato, mas enfim.

Eu comecei a ler cedo, com livrinhos curtos que minha mãe trazia da biblioteca da escola em que ela trabalhava (minha mãe era professora de Artes). Também sempre ganhei livros, inclusive aqueles sem nenhum texto, para aprender a "ler" as imagens. Meus livros favoritos desse tipo eram Os Pingos ♥


Outros livros que marcaram a minha infância:

"Fiz o que pude" fala sobre um incêndio no bosque. Enquanto todos os animais fogem, um único passarinho leva água no bico para tentar apagar o incêndio, pois acha que é sua obrigação tentar salvar o bosque por ter fornecido casa e comida a todos eles. No final das contas, é claro que ele não consegue, mas quando o incêndio termina de queimar tudo os outros animais voltam e perguntam de que adiantou fazer tudo aquilo, e o passarinho respondia que pelo menos tinha a consciência tranquila por ter feito o que podia. (VRAAA!)


Ana era uma menina "moleca" que, depois de ser comparada com a prima comportada, resolve mudar. Só que apesar dos elogios que ela recebe, se sente muito infeliz. Isso me passou uma mensagem importante de que não adianta mudar pra agradar os outros, e também de que não é porque eu sou menina que tenho que seguir esses estereótipos de gênero (mas é claro que na época eu nem sabia o que era isso).


Andira é uma andorinha que saiu do ovo tarde, e por isso perdeu a migração. Quando ela nasceu, não tinha mais nenhum pássaro no telhado da igreja, e ela foi criada com os morcegos.


Quais livros marcaram a infância de vocês?



"Um livro é um sonho que você segura nas mãos."

- Neil Gaiman



Blog
Página do facebook

3 comentários:

  1. Que livros interessantes :D eu lembro que uma professora chegou a ler "Fiz o que pude" para a classe, lembrei da história na hora!
    Infelizmente eu não tinha o costume de ler quando era criança... Meu tio trouxe para a minha mãe uma coleção de livrinhos da Disney, eles viviam no meu quarto, mas eu só gostava de ver as figuras (eu aprendi a ler meio tarde e também tinha preguiça de ler as coisas).
    Quando eu comecei com o habito de leitura (mas já era mais grandinha) eu lia um livro chamado "Cidade das Estrelas", que contava a história de um garoto que, observando o céu, descobriu que cada pessoa da sua cidade possuía uma estrela no céu (todas eram diferentes uma das outras e se moviam pelos mesmos caminhos que os humanos)
    Mas de marcar mesmo, houveram 3 (se pré-adolescência contar XD ):
    - Mais respeito, sou criança! (o livro era inteiro de rimas!)
    - Felicidade não tem cor (Aborda sobre o racismo, conta a história de um garoto negro que queria se tornar branco para que os colegas da escola parassem de xinga-lo e deixa-lo de lado. O interessante da história é que é narrada por uma boneca com quem o protagonista se simpatizou)
    - O segredo da Amizade (conta a história de uma rosa que nasceu no meio das pedras e longe de qualquer outra flor com quem pudesse fazer amizade. Ela se sentia solitária e triste, até que o vento resolveu dar uma ajudinha)

    ResponderExcluir
  2. Eu também li fiz o que pude! A gente fez até teatro na escola. A gente não era muito de ler em casa, então, tirando os gibis da Mônica, eu li muito por causa de livro da escola.
    Depois foi só Harry Potter, mas aí já estava grandinha.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua seleção de livros!
    Nossa, quando vi Os Pingos ali... Bateu uma saudade! Eu cheguei a conhecer os autores quando era pequena, em uma palestra lá na escola! Gostava MUITO dos livrinhos! <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...