quarta-feira, 31 de julho de 2013

Imbolc Blessings! ♥

Imbolc, Oimelc, Candlemas, Festa do Fogo ou ainda Noite de Brigit é o festival que celebra o início da primavera (muito embora seja comemorado no meio do Inverno e o sabbath de Primavera seja Ostara). Acontece em 2 de fevereiro no Hemisfério Norte e em 1º de agosto no Hemisfério Sul.

A palavra Imbolc significa “no leite”, pois nesse período as ovelhas, vacas e cabras entravam em seu período de lactação e começavam a produzir leite. Isso era um indício claro da chegada da Primavera.
O aspecto invocado da Deusa nesse Sabbat é o de Brigit (conhecida pelos cristãos como Santa Brígida), a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas. Ela também é deidade associada à profecia, à divinação e à cura. Os celtas a agradeciam por ter mantido o fogo das lareiras queimando durante as noites geladas de inverno.

Imbolc é o Sabbat da Purificação e representa também os novos começos e o crescimento individual, sendo o "afastamento do antigo" simbolizado pela varredura do círculo, tradicionalmente realizado pela Alta Sacerdotiza do Coven, que usa uma brilhante coroa de 13 velas no topo de sua cabeça. Na varredura varremos nosso círculo com vassouras mágicas, expulsando energias negativas, como azar, ressentimentos e coisas ultrapassadas de nossa vida. É comum também varrer toda a casa mentalizando o banimento do mal. A ligação de Imbolc com a purificação vem da Antiga Europa, onde, nessa época, toda a decoração de Yule era queimada. Isso representava o desligamento com o passado para que o futuro fosse promissor.

Outro costume muito tradicionais são as camas de Brigit – bonecas são feitas com palha ou ervas e estão colocadas ritualisticamente em uma cama, junto a um pequeno bastão, representando a fertilidade da mente, do espírito e da Terra.

Na Europa, o Sabbat Candlemas era celebrado nos tempos antigos com uma procissão à luz de archotes para purificar e fertilizar os campos antes da estação do plantio das sementes e para glorificar as várias deidades e os espíritos associados a esse aspecto, agradecendo-lhes.


Por ser um período em que os temas de renovação, purificação e abandono do velho para o início do novo estão em destaque, Imbolc é considerado por algumas Tradições como o melhor momento para a realização de ritos de iniciação, dedicações, Wiccanings e outros ritos de passagens.

Imbolc é o momento de limpar e preparar nossas mentes e corpos para o ressurgimento e de banirmos todos os remorsos e culpas e planejarmos o futuro para o próximo ano. Nesse Sabbat são feitas purificações com Fogo e Água, os principais elementos da Deusa Brigit.

Os alimentos tradicionais do sabbath de Imbolc são os bolos de frutas, tortas de maçãs, pães, vinho e todos os tipos de chás.

Fontes:
Caverna da Bruxa
Círculo Sagrado

2 comentários:

  1. Ai, adoro esses seus posts dos Sabbats! É muito curioso saber a origem de cada um e também os costumes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro fazer esses posts também ;-; Queria comemorá-los!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...