quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Feliz Beltane!

Enquanto praticamente todo mundo que eu conheço está "comemorando" o Halloween eu, que sei das coisas (vish), sei que no Hemisfério Sul o "Halloween" (Samhain) é só em 1º de maio e é o antigo Ano Novo celta. Hoje aqui é celebrado um outro sabbats, o Beltane (também conhecido como Rudemas ou Walpurgisnacht) celebra a união do Deus e da Deusa.

Beltane é um Festival do Fogo. A palavra "Beltane" origina-se do deus celta Bel, que significa "o brilhante" e a palavra gaélica "teine", que significa fogo. Juntas elas formam o "Fogo Brilhante" ou "Fogo Divino" e tradicionalmente são acesas fogueiras ao ar livre em honra ao Sol e para encorajar o apoio de Bel e a luz do sol para nutrir a futura colheita e proteger a comunidade.

Outra das tradições de Beltana é o Maypole. O mastro é a imagem fálica que representa o Deus, e a coroa de flores no topo representa a Deusa fértil. Suas muitas fitas coloridas e a dança circular simbolizam a espiral da vida e a união do Deus e da Deusa, a união entre Terra e Céu.

A alegria e o divertimento costumam estender-se até as primeiras horas da manhã, e, ao amanhecer do dia 1º, o orvalho da manhã é coletado das flores e da grama para ser usado em poções místicas de boa sorte.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Beltane são frutas vermelhas (como cerejas e morangos), saladas de ervas, ponche de vinho rosado ou tinto e bolos redondos de aveia ou cevada, conhecidos como bolos de Beltane. Na época dos antigos druidas, os bolos de Beltane eram divididos em porções iguais, retirados em lotes e consumidos como parte do rito do Sabbat. Antes da cerimômia, uma porção do bolo era escurecida com carvão, e o infeliz que a retirava era chamado de "bruxo de Beltane", e tornava-se a vítima sacrificial a ser atirada na fogueira ardente.

Nas Terras Altas da Escócia, os bolos de Beltane são usados para adivinhação, sendo atirados pedaços deles na fogueira como oferenda aos espíritos e deidades protetores.

Os três parágrafos acima foram retirados do Círculo Sagrado.

Fontes:
Celtica Witch
Círculo Sagrado
Gato Místico

Alguém fez alguma coisa para comemorar a data de hoje? Eu imaginei que não teria tempo de preparar nada no dia, então fiz bolo de aveia no final de semana ^^" Espero que a intenção seja válida...

Feliz Beltane a todos e um Feliz Samhain aos que estiverem no Hemisfério Norte :)

16 comentários:

  1. não queria comemorar sozinha! :/
    e Feliz Beltane pra vc tbm! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero conseguir reunir amigos para comemorar os sabbats comigo no ano que vem!

      Excluir
  2. Muito legal poder conhecer um pouquinho mais sobre esse festival. Li pela primeira vez, assim como muita gente, em "As brumas de Avalon"! Não me recordo sobre os mastros com fitas, mas faz completo sentido!

    Acho superinteressantes culturas que trazem o feminino valorizado. Cresci como teísta cristã ~ acredito em uma única força criadora de energia, mas a ideia de união feminino-masculino chama minha atenção, assim como outros assuntos, como o Sagrado Feminino, por exemplo. Fascinante!!!

    Manifestações religiosas diferentes são ricas e devem ser divulgadas! Adorei a postagem, Ichigo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mastros com fitas eu sempre via em festas juninas e achava muito bonito, olha só de onde saíram né (as fogueiras tb)!

      Também cresci sendo cristã, mas quando mais eu conhecia de uma coisa e de outra, mais fui me afastando do cristianismo. Acho que faz mais sentido pra mim.

      Fico feliz que tenha gostado ^^

      Excluir
  3. Também conheci o beltane lendo As brumas de avalon ^^.
    Acho essas religiões antigas muito interessantes e suas "novas versões", como a wicca, também.
    Foi pesquisando sobre isso que descobri sobre a roda do ano e que nós do hemisfério sul podemos comemorar o Samhein em outubro também, seguindo a roda do norte. Tá aqui o link se quiser ver: http://damadolago.podomatic.com/entry/2012-06-24T11_06_46-07_00

    Não sabia que existia um bolo de beltane, vou procurar a receita rsrsrs.

    Post muito legal, beijos. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo link, acabei de ouvir e ver esse post (da dona do podcast tb: http://www.wicca-ipatinga.blogspot.com.br/2012/10/samhain-ou-beltane.html) e foi bastante esclarecedor :) Concordo que não dá pra considerar os sabbats apenas como comemorações sazonais, afinal eles possuem toda uma simbologia, mas ainda assim acho que elas se encaixam melhor em determinadas épocas do ano. De qualquer maneira, o importante é celebrar ^^

      Excluir
  4. Feliz Beltane, Ichigo. Pude comemorar aqui, mesmo que sozinha. Eu tenho uma crença bem dual, por isso gosto muito de observar a interação da deusa e do deus durante os festivais ao longo do ano. Muito bom o seu post e as imagens são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você comemorou :3 Eu acho lindo como um não se sobrepõe ao outro e sim se complementam <3

      Excluir
  5. Eu já tinha ouvido falar, ou talvez, devo ter lido em algum lugar sobre Beltane. Mas pra variar era algo bem vago. Queria ter comemorado de alguma forma também T^T
    De qualquer forma, Feliz Beltane \o/

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga me falou sobre os festivais de Beltane,até lí um pouco,mas não sabia que era dia 31 o_o . Acho que sempre vou aprender algo no seu blog,independente do assunto,Ichigo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser tanto dia 31 de outubro quanto 1º de maio, dependendo da Roda que se segue.
      Yay, esse é um elogio e tanto *-*

      Excluir
  7. Quando eu era Wicca meu sonho era ter amigos pata comemorar o Beltane. Adoraria fazer uma festa de comemoração nessa data. Na verdade eu tinha vontade de fazer festas de comemoração em todos os sabbaths.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho era ter um coven. Mas acho que consigo algo próximo disso pelo menos :~

      Excluir
  8. Nossa Ichigo que legal esse post.<3
    Eu estou lendo As Brumas de Avalon e fala muito sobre esse Beltane, sobre fertilidade e sobre a união do Deus e da Deusa.

    Como você é sabida das coisas xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aina não li As Brumas de Avalon, shame on me D:
      Obrigada >: Nem sou, na verdade, mas vou aprendendo fazendo os posts e pesquisando ^^

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...