sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Punk Lolita

Punk é considerado um dos subestilos mais difíceis de se fazer (imagino que só perca pra ero nesse quesito). É bastante difícil encontrar um bom ponto de equilíbrio entre os dois estilos para que não fique punk demais e lolita de menos e vice-versa.

Um erro muito comum é esquecerem do básico: o formato e comprimento da saia. Muitas vezes vejo "punk lolitas" com saias curtas demais, sem volume ou até mesmo saias (ou minis) de prega xadrezes comuns! Gente, o formato e comprimento da saia é o básico, se aplica a todos os subestilos (inclusive o ero, que usa saias mais curtas, mas não tão mais curto assim), esqueça isso e seu outfit tem grandes chances de dar errado. Uma fórmula simples e praticamente à prova de erros para uma saia punk lolita é fazer uma saia simples com padronagem punk (listras ou xadrez tartan) e talvez complementar com fivelas, correntes e/ou alfinetes.





A saia acima, embora apresente pontas assimétricas, ainda apresenta uma padronagem clássica do punk lolita (tartan) e o formato de sino característicos. Os ganchinhos também dão um caimento diferenciado e interessante, sem fugir da silhueta básica da saia lolita :) No entanto, uma saia como essa puxa bastante para o punk e demandaria uma atenção extra ao resto do outfit para manter o equilíbrio.

Cores mais usadas
Dificilmente se vê um outfit punk que não tenha preto, e este é geralmente combinado com uma das seguintes cores: vermelho, roxo, rosa bebê, pink, branco, cinza, azul bebê ou azul royal. Uma das dicas freqüentes para iniciantes é evitar combos como vermelho e preto e roxo e preto, mas em punk essa combinação é bem aceita, especialmente quando aparecem em padronagens xadrezes ou listradas.

Temáticas e estampas comuns
Xadrezes (especialmente tartan), listras desde as mais grossas até risca-de-giz, coroas, caveiras, Alice in Wonderland (especialmente os naipes das cartas e relógios), chaves, cadeados, crucifixos e brasões.
Punk também me lembra muito uniformes escolares (mas de maneira diferente do sailor). Por exemplo: os coletes, as gravatas de laço, as saias pregueadas (que podem ser usadas, desde que comportem uma anágua e tenha comprimento adequado) e os cardigans e knits que lembram os uniformes de inverno.







Acessórios
Os acessórios são uma parte muito importante para caracterizar o outfit como punk, valendo-se de acessórios tipicamente punks como braceletes de couro (imitação ou não) com rebites ou tachas, caveiras, correntes, pingentes de coroas e naipes.









Headwear
Os tradicionais headbows são muito utilizados em punk, geralmente em tartan ou listrados, ou enfeitados com correntinhas e alfinetes.
Mini-cartolas são também muito populares, mas cuidado: uma cartolinha mal feita arruina qualquer outfit. Atenção para os materiais e formato: evite cartolinhas com cetim e renda de nylon, assim como aquelas que parecem ter sido feitas com um rolo de papel higiênico colado em um CD. Ew! D:
Outra opção que acho particularmente interessante para punk são os elásticos com lacinhos, prendendo o cabelo em duas maria-chiquinhas altas e bem cheias.





Sapatos
Sapatos punk! ♥ Coturnos, creepers, rocking horse shoes ♥ Sabendo balancear bem, qualquer um deve ficar ótimo em um outfit punk. Eu particularmente gosto de RHS com tudo, mas sou suspeita pra falar.
Eu adoro engineer boots e acho que com um pouco de ousadia podem ser usadas em punk também. Creepers podem ser um pouco mais difíceis de coordenar por serem um pouco mais masculinos, mas nada impossível de se fazer. Prefira os com mais plataforma do que os baixinhos.
Na dúvida, um sapato boneca preto com plataforma (mais pesado, sem detalhes mais sweet como lacinhos) deve funcionar muito bem.
Correndo o risco de soar repetitiva: é tudo uma questão de equilíbrio. Se o outfit estiver ficando lolita demais e punk de menos é uma boa ousar mais nos sapatos e acessórios.







Bolsas
Acho interessante exagerar nas bolsas, especialmente se você achar que seu outfit está mais pro lado fofo do que pro punk.






Coisas a serem evitadas
Legwarmers e armwarmers são muito utilizados no estilo punk de Harajuku e em bandas de visual kei (especialmente oshare), mas recomendo manter longe de outfits lolita. Misturar lolita com VK dificilmente vai dar certo (não que seja impossível, mas né... na dúvida evite ^^").





Imagens de referência



Brands punk & lolita (a maioria é só punk mesmo, mas vale a pena dar uma olhada para ter idéias :D)
PUTUMAYO
MAXICIMAM
PEACE NOW
h.NAOTO
MAD
SEX POT ReVeNGe
HELLCATPUNKS
ALGONQUINS


Mais sobre Punk Lolita
Lolita Handbook (em inglês)
Hello Lace (em inglês)
Lolita Fashion (em inglês)
Queen Victoria's Dolls


Ufa! Esse artigo deu tanto ou mais trabalho que o sobre gothic lolita, mas gostei de fazê-lo :) Enquanto escrevia acabei eu mesma aprendendo um pouco mais sobre o estilo (inclusive fiquei sabendo que a Sexy Dynamite London fechou ;^;) e espero que seja útil para vocês também.

No próximo post de subestilos: Guro Lolita. E abrirei nova enquete para decidir os posts seguintes ♥

13 comentários:

  1. Belíssima, adorei o post sobre punk lolita. Muito coeso, bem escrito, com referências visuais boas, enfim, muita pesquisa e dedicação gerou um resultado ótimo! <3

    Sucesso nega, continua assim! :D

    ResponderExcluir
  2. A Nana Kitade se veste neste estilo, e tão bem. Acho lindo haihaus mas tão difícil! E é difícl até de ver em revistas para aprender mais ^^

    ResponderExcluir
  3. Também me lembrei da Nana Kitade XD Adorei o post, estava esperando por ele já *-* A cada post seu eu percebo o quanto é difícil fazer as combinações certas, é preciso um bocado de pesquisa hein? Mesmo não seguindo o estilo estou cada vez mais interessada ^^ Parabéns pelo post.
    Ah Eu que agradeço a visita!

    =**

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive muita dúvida em punk lolita ;-; Adoreii o artigo !

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post! Tirei uma porçã de dúvidas! Nunca me arrisquei em punk lolita, mas talvez seja uma boa idéia =)

    ResponderExcluir
  6. Eu acho Punk lolita MUITO difícil.
    É um dos que eu mais gosto mas o ultimo que eu tentaria x3
    Otimo post, Ichigo!

    ResponderExcluir
  7. Nossa!
    Amei..
    tenho mta vontade de fazer um outfit punk..mais eu tenho medo de errar e acabar "fazendo feio"
    Acho o punk bem parecido comigo e seria um subestilo que eu com certeza na rua sem problema!
    bju a amei o post!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho pink lolita bonitinho... apesar de não fazer meu estilo. E eu concordo com você, adoro RHS *_* Fica parecendo uma bailarina de madeira.

    Eu fico tão feliz por você pedir que as pessoas não usem esses arm e legwarmer punks horrorosos=)

    ResponderExcluir
  9. Ahh eu amo punk *-*
    Adoros seus posts Ichigo, sempre bem explicados ^^
    Ahh punk e gothic lolita são meus favoritos com certeza *-*
    Mas eu realmente não encaro os RHS >.<
    ^^
    Bjoos

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Ichigo, esse post me ajudou a ter noção de como montar meus outfits Punkuloli. ♥ É complicado, de fato, mas acho que depois que a gente pega a manha tudo fica fácil. X3

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Ichigo, esse post me ajudou a ter noção de como montar meus outfits Punkuloli. ♥ É complicado, de fato, mas acho que depois que a gente pega a manha tudo fica fácil. X3

    ResponderExcluir
  12. No Brasil este estilo é comum?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...