sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

[Pergunte à Ichigo] Usando lolita no verão

olá ichigo! ^^

Ando pesquisando sobre lolitas a um tempo, mas uma dúvida nunca me saiu da cabeça. Moro no rio de janeiro e aqui faz um calor desgraçante. Como faz para usar lolita no verão?
Obrigada <3>
Raquel


Oi, Raquel!

Com certeza você não é a única que passa por isso! E não são só as lolitas do Rio, não! Aqui no interior de São Paulo está um inferno e não quero nem imaginar o Norte, Nordeste e Centro-Oeste...

Bem, aqui vão algumas dicas para usar lolita no Verão ♥

Atenção aos materiais
Pra mim é a parte mais importante, pois nada adianta escolher modelos super fresquinhos e ser tudo de poliéster e oxford D: Fibras naturais (linho e algodão, por exemplo) permitem que a pele respire melhor, absorvem melhor a umidade e permitem a troca de calor. Já as sintéticas esquentam mais, não absorvem o suor e com a transpiração acabam gerando odores indesejáveis. Fique longe delas!
Cores também podem influenciar, já que cores escuras (preto, azul marinho, bordô, verde musgo) absorvem calor e as cores claras (tons bebê, branco, bege) refletem. Também é uma questão de costume, eu já tive a fase de usar só preto então praticamente não sentia mais calor.

Jumper sem camisa FTW!
Acho que a maioria das lolitas (eu inclusa) acha mais bonito um jumper com camisa por baixo, ou com um bolerinho ou cardigan por cima, no entanto não quer dizer, de maneira alguma, que cobrir os ombros seja algo obrigatório. Se você quiser pode usar um bolero por cima do jumper ou uma camisa por baixo, mas se preferir usar só o jumper acho importante ficar atenta a algumas coisas:
- Decote: Dificilmente você escontrará vestidos lolita decotados, mas acho recomendável ficar atenta a esse detalhe. O vão entre os seios não deve aparecer.
- Alças: Se você vai usar sem camisa, bolero ou cardigan recomendo usar alças grossas, principalmente se você tiver seios grandes, assim poderá usar um bom sutiã reforçado com alças apropriadas. Sutiã com a alça aparecendo é not roriita, e também é feio e vulgar (sutiã com alcinhas decoradas nem falo nada... ¬¬') e ninguém merece alça de silicone! Elas são transparentes, não invisíveis, todo mundo tá vendo (e achando medonho). Então use alças grossas e um sutiã normal. Jumperskirts com alças finas use com camisa.





OPs também!
Onepieces tem mangas, ok, mas não precisam ser mangas compridas. Acho que um onepiece pode esquentar até menos do que jumper com camisa, afinal é apenas uma peça, e não duas sobrepostas.




Fique fresquinha com as camisoles
Outra opção é combinar a saia com um top. Camisoles são blusas sem mangas, podem aparecer em diversos modelos e materiais. São uma ótima opção para usar lolita no verão, mas existem vários outros tipos de tops (que você pode conferir neste post).




Encurte as meias
3/4 são as tradicionais, meias-calças e 5/8 são bastante usadas, mas quando está tão calor como agora (e a tendência é piorar) cobrir as pernas não é a coisa mais confortável do mundo. Meias soquetes com rendinhas estão se tornando cada vez mais populares em lolita e são ótimas opções para quando se está calor. Até porque usar sapatos sem meia nem sempre é uma boa idéia...





Sapatos
Para usar com meias curtas prefiro sapatos baixos. Sapatos, não sapatilhas. É raro, mas a BABY tem sandálias lolita. Já vi sandálias sendo usadas com meias em lolita na KERA!, mas não vejo nada de errado em usar sem meias em casual (acho pés em geral medonhos e por mim devem ficar o mais escondidos possível, mas fora isso...)





Anáguas são dispensáveis
Mas apenas se for casual e apenas se a saia naturalmente já tiver um pouco de volume. Você pode até mesmo arranjar uma anágua menos volumosa para deixar o coordinate um pouco mais interessante. Lolita com saia reta não é lolita.

O bloomer como seu aliado
Eu sei que a idéia de usar camadas a mais de roupa no verão pode não parecer muito atrativa, mas pense dessa forma: os bloomers serão a camada mais interna do seu outfit, então protegerão suas saias e anáguas do suor. E, cá entre nós, é bem mais fácil lavar bloomers do que um jsk ou uma saia lolita, ainda mais se tiver muitas rendas. Veja o bloomer como um aliado ♥ Claro que para funcionar direito ele deve ser feito de algodão (ou no mínimo um tecido misto com 50% de algodão), senão será só mais uma camada para te cozinhar mesmo.




Penteados fresquinhos
Não sei vocês, mas eu não gosto de usar chapinha nem baby-liss porque o calor me incomoda. Suponho que meu cérebro derreteria debaixo de perucas também. Para mim, no verão, é um grande alívio afastar meus cabelos do pescoço, mesmo que com simples maria-chiquinhas. Você pode experimentar também tranças e coques e usar algum acessório bonito para decorar. Para quem tem cabelo curto um bow deve bastar.

Acessórios
Acessórios são uma parte importante de um outfit lolita, não apenas no verão, mas o ano todo. Se o outfit for simples tente compensar caprichando nos acessórios, farão bastante diferença.

Chapéus
Chapéus e bolsas de palha estavam em alta no verão do Japão (tanto para lolita quanto para gyaru) e se popularizaram entre lolitas americanas e européias. Tudo indica que vai pegar aqui também ♥


Esse boater hat com faixa preta e laço é do Le Café e eu já garanti o meu huhuhuhu *-* Fica especialmente adorável com sweet, classical, sailor e country.

Proteção extra
O parasol é uma ajudinha a mais para te livrar do sol. Se não conseguir um parasol, use uma sombrinha discreta, neutra, mas por favor não invente de costurar renda em qualquer guarda-chuva, não vai funcionar. Também não recomendo sombrinhas inteiras de renda de eventos de anime. Além de feias deixam todo o sol passar e não protegem de nada. Também recomendo usar protetor solar todos os dias, mesmo que não esteja fazendo aqueeele sol.



Espero que tenham gostado e que essas dicas ajudem vocês a ficarem fresquinhas e elegantes no Verão que vem chegando!

23 comentários:

  1. Oláaa, Ichigo! Leio seu blog há meses mas nunca ousei um comentário, pura timidez mesmo...
    Mas esse post me ajudou bastante! Moro no interior do Rio e aqui também tá um calor inuportável! O post me sanou várias dúvidas...^^

    ResponderExcluir
  2. Esse post é realmente útil.
    Acho que o Brasil em geral é um país quente, então é preciso adaptar algumas coisas..


    Comentário random : sempre que penso em lolita no verão lembro de Tropical lolita 8D

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembrou um post que eu vi, acho no F Yeah Lolita sobre isso, mas achei bem melhor e mais explicado o seu.
    Gostei bastante e explicou muito!!
    ;-*

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, realmente muito útil e esclarecedor ^^

    Vou comprar alguns desses itens para usar!

    =***

    ResponderExcluir
  5. Hj fui ao centro comprar leques que combinassem com minhas saias, e os que achei são lindos, apesar de ter brilhos, e são otimos aliados no calor! Pensei em comprar meias pequenas, mas desisti.
    Achei bem legal as dicas!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas. Adoro a idéia da camisole e das meias curtas. Sempre quis um par de sandálias no estilo lolita! Qualquer hora eu compro.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post! Me ajudou bastante e veio na hora certa, já que está esse calor insuportável ¬¬'

    Eu realmente amei as camisoles e as meias pequenas <3 Algum dia ainda compro *-*

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post ^^

    Vai ajudar bastante

    ResponderExcluir
  9. a ichigo ñ deve nem ter gostado do parasol e das meias de morango! ^^ amei o post!

    ResponderExcluir
  10. isso foi espetacular, realmente muito útil pra qualquer lolita brasileira ou que more em países tropicais. :) discutimos até com frequência esse assunto nos fóruns e etc, porque é algo que a gente tem que sempre se preocupar. :/ mas vc fez um belo apanhado de td que seria importante nesse quesito. <3 AMEI vc ter falado das alças, pouca gente fala sobre, e eu acho TÃO verdade.
    e eu continuo achando a anágua indispensável, msm adicionando uns graus. 8D
    e ainda incluiria algo sobre maquiagem e chapéus. :~ leques como a márcia comentou são legais tb. :~

    p.s.: minha nossa, não sabia que tinha tantos "sabores" daquele shampoo. tij5t495t eu só testei o de morango msm (que parece mais um iogurte 8D), eu não via vendendo por aqui, então uma amiga me presenteou ele. <33

    ResponderExcluir
  11. Ei!
    Adorei as dicas, para o verão..
    vão ser beeemm uteis!
    Provavelmente, uma amiga minha vai trazer um parassol da BTSSB pra mim agora em fevereiro...mais um aliado contra o sol!
    bjus

    ResponderExcluir
  12. ótimo post, ichigo... eu nem sofro de calor nos ombros e braços, mas não suporto meias no calor, porque me esquentam e incomodam demais. Eu estou atrás dessas meias soquete com renda, mas nunca achei e não gostaria de comprar de burando. Você saberia onde eu posso achar???

    ResponderExcluir
  13. aliás, tava pensando aqui commeus botões, e acho que a cor seria uma coisa pra se levar em conta tb, né? preto e cores escuras absorvem e mantém MTO calor. D: mas as claras refletem a luz e etc, então dá uma certa diferença. <3

    ResponderExcluir
  14. nossa, eu tô vendo esse post em 2021 e só vejo comentários muito MUITO antigos, de 2010. realmente é difícil ser uma lolita no Brasil!! tenho franja mas no verão é horrível,

    ResponderExcluir
  15. ainda mais no sul que faz esse calorão de 39 graus 😭 mas obrigada pelas dicas, vou tentar segui-las!! <3

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. olá, sou uma lolita que veio do futuro! vim pra dizer que continua sendo muito quente no verão, mas vou continuar usando meus vestidos lolitas. queria tanto saber como vocês todas estão em 2021 (quase 2022, né!) mas acho que nunca mais visitarão esse blog, afinal, já faz praticamente 12 anos desde o último comentário de uma de vocês! mas espero que estejam bem. amo tanto essa moda do Japão e sempre vou continuar usando ฅ^•ﻌ•^ฅ

    ResponderExcluir
  19. nossa, que saudade de tudo isso! ah, como eu queria voltar no tempo. se eu pudesse escolher fazer isso ou ir pro futuro, com certeza escolheria a primeira opção. estou triste porque na época que vivo não é mais tão legal. talvez seja assim pq o tempo estraga as coisas, e como o tempo passa rápido! nossa, acabei de ter uma viagem no tempo. espero não ser a última a visitar esse blog, e provavelmente não vou ser. (✿◠‿◠)

    ResponderExcluir
  20. já é dezembro... ah, se vocês pudessem adivinhar o que aconteceria no mundo no final de 2019... apesar de só vir pro Brasil em março de 2020, foi algo devastador. o vírus causou mais de 600 mil mortes até agora, e a pandemia agravou os problemas psicológicos de muita gente (incluindo eu). mas, devemos continuar lutando, não importa o quão difícil seja. imagina nunca mais poder vestir um vestido lolita na vida? imagina nunca mais ser elogiada pelo seu estilo? imagina nunca mais poder ensinar para os outros sobre os estilos que você gosta? não, não dá nem pra imaginar, de tão ruim que é. mas, pelo menos continuamos vivendo e poderemos fazer essas coisas novamente. como será que estão as minhas irmãs lolitas em 2021? como estarão em 2022?? e nós anos seguintes??? não tenho como saber, mas apenas posso ter um pensamento positivo e desejar que tudo esteja bem com elas. eu volto pra desejar feliz Natal, eu prometo. <3

    ResponderExcluir
  21. MEU DEUS!
    MEU DEUS!
    hoje eu estava atravessando a rua para entrar no shopping e vi duas lolitas andando na direção oposta.
    MEU DEUS!
    MEU DEUS!
    eu queria ter tirado uma foto com elas ou pelo menos falar algo, elas pareciam tão legais, queria ser amiga delas aaa
    mas enfim, foi tão rápido que não consegui nem reagir, quando eu fui fazer alguma coisa elas já tinham atravessado
    isso me fez pensar: PRECISO DE MAIS VESTIDOS LOLITA!!! vou pedir de Natal. :>
    será que era uma de vocês?...
    de qualquer forma, estou indo dormir e amanhã é o último dia de aula (UHUUUUUU) estou feliz.
    boa noite, durmam bem :)

    ResponderExcluir
  22. OLÁAAAAAAAAA PESSOAL!! FELIZ NATAL MINHAS AMIGAS LOLITAS!!! oficialmente é Natal de 2021. felizmente ganharei de presente de Natal dos meus pais um vestido lolita, agora ficarei com dois. isso é bom! assim, posso ser reconhecida por outras lolitas, e espero espalhar essa moda pelo Brasil para que todo mundo a conheça. tô passando o Natal na casa da minha avó, e vocês? estou atualmente vendo Dangaronpa 2: Goodbye Despair. o jogo foi lançado depois desse blog, em 2012, por mais que pareça inacreditável, mas esse blog existe há mais de 10 anos! sinceramente, sinto falta desse tempo, embora eu sendo bem pequena, eu ainda tenho vagas lembranças. fiquem bem, queridas!! ❤

    ResponderExcluir
  23. FELIZ ANO NOVOOOOOOOO PESSOALL!!!!!!! 1 DE JANEIRO DE 2022!!! EU NEM ACREDITO!!!! Aaaa, esse ano foi bem longo, não que seja algo ruim, mas demorou bastante pra acabar e agora finalmente é 2022!! (férias estão acabando............) mas enfim, finalmente terminei Danganronpa Goodbye Despair e agora tô vendo Ultra Despair Girls!! depois que eu terminar falta só Killing Harmony e os mangás. É uma série bem interessante, devo dizer que o jogo é melhor que o anime, mas eles se completam, então é importante ver todos. Dangaronpa é atualmente um dos meus animes favoritos e acho que maybe o meu jogo favorito! tem tantos legais, é difícil de enumerar :((
    mas enfim, espero que nesse ano tudo seja melhor e que vocês todas fiquem bem! que a gente possa ter momentos bons e felizes e guardar eles numa caixinha da felicidade na nossa memória para sempre!! feliz ano novo pra todas vocês!!! (ainda tô no aguardo do meu vestido lolita kkkkkk) ❤❤

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...