segunda-feira, 1 de novembro de 2010

[Pergunte a Ichigo] "Eu quero me tornar uma lolita"


Ichigo, eu quero muito, mais que tudo na vida, ser lolita. Só que eu acho que eu não levo jeito, eu não sei nem como começar. Não sou boa em nada, só em bordados, não sei fazer roupa, não sei de nada. Preciso muito da sua ajuda!

Olá, querida aspirante a lolita! ^__^

Assim como você sei que muitas meninas sonham em ser lolita, mas não fazem idéia de por onde começar! Acho que não tem uma "receita" para ser uma boa lolita, cada uma vai descobrindo com qual estilo fica melhor, as peças que combinam com ela, se querem ser adeptas do lifestyle ou não, algumas adotam uma cor e uma temática que são sua marca registrada (no meu caso, vermelho e morangos ♥). Todavia, posso passar algumas dicas para você não se sentir tão perdida.

Pesquisa
Para mim o mais importante quando se vai iniciar em lolita (ou em qualquer outro estilo sobre o qual você não tem muito conhecimento) é se informar a respeito. Você pode recorrer à tópicos de ajuda (no fórum ou nas comunidades do orkut) ou procurar uma madrinha (uma lolita mais experiente que aceite ser sua "mentora" no estilo), mas eu recomendo mesmo é que você pesquise sozinha pelo menos o básico (por mais que as meninas tenham boa vontade em ajudar vocês devem concordar que é meio chato responder as mesmas pergunta dezenas de vezes, perguntas que por sinal poderiam ser facilmente respondidas em 5 minutos de pesquisa).
Para quem está começando é muito útil ler FAQs e artigos com dicas de como montar outfits, o que se evitar, etc.
A seguir uma pequena lista de artigos muito úteis para quem está começando:

Orientações sobre o estilo:
Regras Lolita: Sim, elas existem!
FAQ Lolita
Os 10 mais famosos/infames mitos sobre Lolita (e a verdade sobre eles)
30 coisas a se evitar num outfit lolita
Como não ser uma ita
Dicas de convivência online para lolitas
10 dicas para o primeiro outfit
Coordinates para gothic lolitas iniciantes(específico para gothic lolita)
Se vestindo para o dia-a-dia (casual lolita)

Dicas de materiais
Tecidos
Rendas

Sobre peças lolita específicas:
Construindo um guarda-roupa lolita
"Blusas" lolita
Lolita Outerwear

Ok, se você já fez isso e seu problema não é a teoria, mas a prática, vamos lá ♥


Compras
Há uma série de fatores que influenciam na compra dos itens lolita. Primeiro: o que, segundo: onde, terceiro: como.

O que? O que você quer e o que você pode comprar muitas vezes não são a mesma coisa. Isso depende, evidentemente, do quanto pode gastar. Se você é RYCAAA e pode se esbaldar em burando, ÓTIMO, não precisa procurar muito. Agora, se seu orçamento é limitado e você precisa economizar muito para cada outfit eu recomendo comprar primeiro SAPATOS. É muito mais fácil você fazer roupas que combinem com o sapato do que depois encontrar um sapato que combine com roupas que você já tem. E, olha, acho que sapatos são os itens mais difíceis de se conseguir, mas começando pelo mais difícil todo o resto parece muito simples ♥ Recomendo, para seu primeiro sapato lolita, comprar preto ou branco, dependendo do subestilo e das cores que você pretende usar mais.

Onde? Para comprar roupas felizmente já há uma quantidade razoável de lojas brasileiras que fazem roupas por encomenda e sob medida no orkut. Recomendo a minha (óbvio, tenho que me ajudar, né?), ichigo hime store e o Le Carroussel.
Acessórios você pode garimpar em lojas comuns no centro da sua cidade (aproveite a tendência romântica que está na moda e encontre vários itens com pérolas, laços, etc.) ou lojas virtuais. Eu que sou louca por acessórios de doces recomendo a Pokkuru e a Cerejas Cintilantes.
Sapatos é algo um pouco mais difícil, geralmente temos que recorrer a importação, mas temos a Cute Way Store aqui no Brasil que faz alguns modelos por encomenda e a um preço acessível (não é barato, mas são preços justos. Lolita é um estilo caro, acostume-se com isso ^^")
A linda da Rika fez uma listona de lojas internacionais que você pode conferir clicando aqui. Aliás, falando na Rika, ela tem uma loja chamada Le Café, muito famosa entre as lolitas, que vende roupas e acessórios importados, nacionais, de brand, off brand, novos e usados. Sou cliente assídua e super recomendo ♥

Como? Se você vai comprar de lojas nacionais não deve ser um problema. As lojas do orkut costumam aceitar o pagamento por depósito bancário e lojas virtuais com hospedagem própria possuem opções de pagamento como boleto bancário, débito direto em conta ou pagseguro.
Agora, se você quer comprar internacionalmente você precisa de cartão internacional, cadastro no paypal e, provavelmente, um limite de crédito razoável. Se você não tem nada disso pode recorrer ao shopping service, que é um serviço de compras oferecido por uma pessoa em troca de uma porcentagem do valor da compra (em torno de 20%, geralmente). Aliás, mesmo que você tenha cartão internacional, paypal e muito dinheiro algumas lojas não fazem envios internacionais e você precisará de um shopping service do país de origem da loja (nesse caso você paga a pessoa para comprar e reenviar para você e paga por paypal. Geralmente essas pessoas enviam como "gift", o que ajuda a escapar da alfândega :D)
Aqui no Brasil eu já fiz shopping service com a Rika (azncarol@yahoo.com.br) e com a Cake (cake.rebu@yahoo.com). É só mandar um e-mail pedindo orçamento dos itens que você quer.

Quando? (bônus!) Para aquelas que querem muito burando mas não tem tanto dinheiro assim existem os Lucky Packs que algumas brands lançam geralmente duas vezes por ano (fim do inverno e fim do verão, se não me engano). Elas anunciam no site, mas sempre tem pessoas para repassarem a informação no fórum. Lucky packs são pacotes-surpresa (Às vezes pode ser que só a cor seja surpresa, mas em geral você não sabe bem o que está comprando!) bem mais baratos do que comprar as peças separadamente e a procura é grande. Muitas meninas varam noites para enviar o pedido para as lojas quando liberam as vendas. Eu particularmente não tenho muita vontade de comprar Lucky Pack (com a minha sorte provavelmente eu receberia coisas que são muito grandes pra mim, ou tudo marrom ¬¬'), até porque eu não sou exatamente doida para ter burando... ^^"


Seja uma lolita ativa!
Então, depois de comprar algumas peças (e usá-las, óbvio) teoricamente você já é uma lolita, mas talvez você queira adicionar mais algumas coisas? :)

Ir a meetings, participar do fórum e das comunidades lolita do orkut é o melhor jeito de conhecer e fazer amizade com outras lolitas. Não que você seja obrigada a ser conhecida na cena ou socializar com as lolitas da sua região, mas não é legal conhecer pessoas novas, ainda mais se tiverem coisas em comum?

Também recomendo postar seus outfits na Daily Lolita pedindo sugestões e críticas construtivas, aprender com os comentários recebidos e ir pondo em prática algumas sugestões ♥


Comportamento
Essa é uma questão meio polêmica... tem quem ache que lolitas devem ser fofas e meigas, e até quem ache que quem não segue determinado comportamento não é digna do estilo. Um monte de besteiras, na minha opinião. Pra mim uma das melhores coisas em lolita é justamente NÃO TER UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO. Você é livre para ser você mesma e agir como melhor lhe convier. Também acho bobagem encarnar uma personagem totalmente diferente da sua personalidade para ser lolita, mas não sou ninguém pra dizer como você deve agir, certo? ^^"


Espero que esse post tenha ajudado você, leitora anônima, e outras aspirantes a lolitas que ainda não se jogaram no estilo ~/o/


"Costure babados nas bordas do seu coração!
Coloque uma tiara no topo da sua alma!
Tenha orgulho."

17 comentários:

  1. Esse post é de uma utilidade tamanha!
    Também recomendo comprar logo sapatos, falo isso por experiência própria! Comprei primeiro as roupas e me vi perdida quando o quesito eram os pés :P

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Madrinha Ichigo *-*

    Super super!
    Começar a ser Lolita é tão complicado -pelomenosparamim- mais tenho esperanças de que conseguirei ser uma Lolita!

    So de ter você como exemplo ja me ajuda!
    Beijos beijos!
    E uma otima semana.

    P.S.: Você viu a pergunta que eu te fiz em outro post?

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos em quase todos os Pergunte a Ichigo que eu li fico emocionada >3
    Você sempre consegue passar um ar de Madrinha mesmo, Madrinha. <3

    Eu gostei bastante dessas dicas, é realmente útil para quem ainda está meio perdida! :B

    Ah! E eu também quero dizer que amei de paishao os vídeos do desfile que você postou aqui ^-^ Você estava lindíssima com aquele look 8D

    Beijos x**

    ResponderExcluir
  4. Ahn Ichigo! Achei tão fofo o jeito como você explicou tudo!♥ Parabéns pelo seu posto tão gracinha! ~*
    Até fiquei com vontade de arranjar uma afilhada lolita! ^^

    Kisus~♥

    ResponderExcluir
  5. Ichigo, devpo dizer que eu gosto muito quando você escreve seus textos. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou no mesmo barco que muitas aspirantes hahaha!
    Sempre achei muito lindo e mágico...mas meio que fico com medo de fazer coisa errada, sei lá :x
    Só hoje criei coragem para pedir a opinião das lolitas em um vestido [lá na tutoriais roriita], mas leio bastante o seu blog, as comunidades e outros sites também, para tentar ter certeza do que estou fazendo ^^
    Como sempre, adorei a postagem! *-*
    Kissus! ♥

    ResponderExcluir
  7. Muito boa explicação Ichigo!
    Acho que muitas aspirantes devem querer mais se tornar lolita por causa das fotos que encontram pela a internet (pelo o menos comigo quando decidi me tornar adepta foi assim) e a melhor maneira de aprender é ler e pesquisar mesmo.
    ;-*****

    ResponderExcluir
  8. olá ^^ quanto tempo, amei o post até porque eu ainda ando com a idéia de ser lolita. Eu moro no nordeste (fim de mundo).e não tem nenhuma loja que venda sapatos lolitas ou parecidos (menos os da melissa) e minha mçae não deixa eu comprar pela internet, o que eu faço ? D:. amei o post foi muito útil para todas.
    xau

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente AMEI o post, foi super útil, ainda mais na parte das compras. Obrigada por sempre, Ichigo!

    ResponderExcluir
  10. nossa, fantástico. isso deveria estar, tipo, NA DESCRIÇÃO da comunidade lolita, se coubesse. o link já ajudaria, porque... é mto de utilidade pública. deus te abençoe, ichigo. 8D

    e mto obrigada pelas recomendações, É CLARO. o que me lembra, que eu não sei porque raios não fiz isso antes: tá afins de uma parceria de lojinhas? :9 eu coloco o link da sua no orkut e no site e etc.
    <33333

    e de fato, saber costurar não é pré-requisito pra ser lolita. :P é só entender o que é o estilo, usar um pouco de bom senso, um pouco de criatividade e voliá. vou arriscar dizer que acho que AMBIÇÃO tb conta mto. não adianta ficar se contentando com um visual mais ou menos.
    isso de começar pelos sapatos tb foi bem interessante, visto que tanta gente que tá começando peca justamente nisso, é uma das últimas coisas que as pessoas procuram, daí fica sempre faltando, ou usam um quebra-galho, sapatilhas (que aparentam ser) baratas, etc... :/

    ResponderExcluir
  11. Você vai pro céu por posts como esse, sério <3

    ResponderExcluir
  12. Olá Ichigo, como vai?
    Devo dizer que aprecio a moda lolita a muito tempo, mas nuca tive oportunidade (ou seja dinheiro) para investir no estilo.
    Agora que tenho um trabalho, estou com a ideia de aderir a moda muito renovada! Seu post e seu blog são uma verdadeira salvação.
    Muito obrigada,
    Lilium

    ResponderExcluir
  13. Oiie como vai?
    Espero que bem! Eu super amei o post ele é de muita utilidade!!
    da uma passadinha lá no meu blog:
    www.ohannabarbie.blogspot.com
    Beijinhos e abraços
    .:LAdy O:.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ichigo, eu sempre sonhei em ser Lolita mas tenho muito medo errar na hora. Gostaria muito que você continuasse postando dicas.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito, eu quero muito ser Lolita tbm, mas eu tenho 13 anos e não sei como começar ja que sou de menor. Como eu faço isso?

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito, eu quero muito ser Lolita tbm, mas eu tenho 13 anos e não sei como começar ja que sou de menor. Como eu faço isso?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...