quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Etiqueta

Antes de mais nada eu gostaria de ressaltar que esse artigo é um ponto de vista (com o qual, por sinal, eu concordo) e não regras. Todavia, embora eu seja a favor de lolitas beberem, fumarem e agir como bem entenderem, afinal vai da personalidade e dos gostos de cada um, também acho que as considerações sobre o respeito são importantíssimas. Você pode agir como quiser, mas por favor tenha um pingo de consideração pelos outros (por consideração não quero dizer que você deve deixar de usar cabelo colorido porque tem gente que acha feio - óbvio -, mas que sua maneira de tratar os outros pode, sim, ser pautada em tolerância e respeito).

O texto a seguir foi traduzido do Lolita Handbook por mim. Fiquem a vontade para copiar aonde quiserem, desde que não se esqueçam dos créditos ^^v Postei esse tópico na comunidade Moda Lolita no orkut e em breve postarei no Brazilian Lolita.



Etiqueta


Por que ser educada?
Eu sei que muitas pessoas vêem a moda lolita como apenas isso - nada mais do que uma moda - e essa é uma maneira válida de vê-la. Mas para muitos há um certo código de etiqueta que vem atrelado a ela. Não é sobre ser educada por se encaixar ou de acordo com um certo conjunto de ideias, é sobre respeitar os outros - especialmente suas companheiras lolitas. Como você age enquanto usa lolita reflete em todas nós. Enquanto o que as pessoas pensam da sua personalidade pode não importar, pense nas pobres lolitinhas por aí sendo atormentadas porque as pessoas tem a idéia errada sobre o estilo. Pessoas que não pertencem a uma subcultura sempre vêem de um certo modo, que ou é certo ou não, mas as pessoas ainda não tem certeza sobre o que pensar sobre lolita. Então se lolitas agora se comportam educadamente, nós seremos vistas como uma subcultura educada. Então ao invés das pessoas pensarem "ugh, ela é uma daquelas lolitas", elas irão pensar "ali está uma daquelas amáveis garotas lolitas". E isso não seria adorável? ^_^;;;


Sobre ser educada
Com isso dito, etiqueta lolita não significa ser toda doce, açucarada e fofa o tempo todo, ou até mesmo seguir os antigos códigos Vitorianos de etiqueta, ela apenas significa que você deve tratar os outros com respeito. Lolitas são criaturas discernentes por natureza, e parece que nós somos tentadas a criticar coisas que sejam menos que perfeitas. Isso está completamente e totalmente bem, contanto que suas intenções sejam a de melhorar a coisa sendo criticada e melhorar o estilo. Essa é a diferença entre chamar o outfit de alguém de monstruosidade horrenda e dizer que poderia ter sido usada uma blusa diferente e talvez uma saia mais longa. Você não tem nem mesmo que lisonjear a pessoa com um elogio primeiro, você apenas precisa deixar que saibam que poderiam melhorar em um tom de ajuda (e não de zombaria). Porque realmente, tudo o que nós queremos é que todas as lolitas sejam o melhor que elas puderem ser então nós teremos algo bonito para olhar <3

Outra situação em que educação importa não é só com suas companheiras lolitas, mas com o mundo exterior. A menos que você viva numa utopia lolita, se você sair vestida assim em público provavelmente te farão esse tipo de perguntas:

"O que você está usando?"
"Por que você está vestida assim?"
"Você está numa peça de teatro ou algo assim?"
"Quantos anos você tem? 12?"
"WTF?"

E muitas variações destas. Agora você poderia responder estapeando-os, verbalmente ou fisicamente, mas isso apenas aumentaria a ignorância deles. Uma resposta melhor seria simplesmente dizer que é uma moda japonesa que você gosta, ou se você tiver tempo pode explicar lolita a eles. Agora você não apenas educou mais uma pessoa sobre lolita (então esperançosamente eles irão parar de fazer perguntas bobas sobre a roupa dos outros) como você também melhorou muito a imagem das lolitas. Se a pessoa está sendo excessivamente rude com você, não se rebaixe ao nível deles, permaneça calma e contida em resposta. Nada desvia um "por que diabos você usaria isso?" tão facilmente como um casual "por que não?" ou "porque eu posso". Se você mantiver suas respostas simples e indebatíveis, lidar com as pessoas se torna muito mais fácil.


Maneiras adicionais
Essa seção é realmente para aqueles que gostam de maneiras antiquadas. Essa não é de maneira alguma uma exigência às garotas modernas, mas se você gosta, aprender os antigos códigos de comportamento pode realmente ser bastante divertido. Você achará que ao invés de parecer um fardo, agir elegantemente fará com que se sinta melhor. Quando você se levanta ereta, você se sente mais vigorosa, e quando você escreve um bilhete gentil de agradecimento a alguém, você realmente se sente como se você estivesse verdadeiramente apta a expressar sua gratidão. A maneira como os outros ao redor a verão irá melhorar, e esperançosamente eles irão se comportar se maneira semelhante com você. Mas infelizmente eu sou pouco qualificada para discurtir maneiras de modo aprofundado, então tentarei fornecer alguns recursos aqui:

- Pierraxryuka's translation of a GLB Manners Guide
- The Super-fun Victorian Etiquette Game
- An Introduction to Victorian Etiquette
- Victorian Etiquette
- Gothic Charm School
(links em inglês)


Créditos:
Texto original: Lolita Handbook
Tradução: ichigo


Postado às 8:26

Um comentário:

  1. a questão da educação para mim é algo que todos deveriam ter desde a criança até o idoso mas nem sempre vemos isso,qnto ao ser educado sobre responder coisas pq vc está vestido assim isso aconteceu mto comigo usando cosplay mas eu sempre quis estar de cosplay com um grupo de pessoas que também estivessem para me sentir mais confortável e acredito que o mesmo deve acontecer com as lolitas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...